segunda-feira, 7 de julho de 2025

Han Ik Su

Nascido em uma família de camponeses coreanos pobres em Yanji, província de Jilin, China, em 15 de outubro de 1912, ele teve uma infância difícil como apátrida em terras estrangeiras, compartilhando o mesmo destino de muitos compatriotas que buscavam meios de subsistência no exterior.

Com ódio ardente contra os imperialistas japoneses e elevada consciência de classe, ingressou no Exército Revolucionário Popular da Coreia em 1931, iniciando como corneteiro do quartel-general e participando de combates severos, como as batalhas de Dadeshui, no condado de Changbai, de Xiaodeshui (1936) e do monte Hongtou (1937), além de sua participação na histórica Batalha de Pochonbo (1937).

Durante todo o percurso da luta armada antijaponesa, foi um fiel defensor do General Kim Il Sung, protegendo sua vida com risco da própria em diversas ocasiões e seguindo suas orientações com total dedicação.

Após a libertação da pátria, tornou-se um importante quadro político e militar da nova Coreia democrática.

Atuou como instrutor de companhia, comandante de regimento da Guarda Central, diretor da Academia Militar Kang Kon, vice-chefe do Estado-Maior do Exército Popular e vice-ministro da Defesa Nacional durante os anos anteriores e durante a guerra.

Durante a Guerra de Libertação da Pátria, acumulou méritos imortais em várias operações contra as forças agressoras.

Na década de 1960, tornou-se mais presente na política, sendo eleito membro do Comitê Central do Partido (1961), membro suplente do Comitê Político do Comitê Central do PTC (1969) e deputado à Terceira Legislatura da Assembleia Popular Suprema (1962). Também foi eleito diretor de departamento do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia (1973) e presidente da Comissão de Auditoria do Comitê Central do PTC (1977).

Também trabalhou como embaixador da RPDC na China de 1962 a 1964.

Por seus méritos político-militares, foi condecorado com a Ordem Kim Il Sung e a Ordem da Bandeira Nacional de Primeira Classe em 1972.

Faleceu em 5 de setembro de 1978, e seus restos mortais estão enterrados no Cemitério dos Mártires Revolucionários do monte Taesong.

Nenhum comentário:

Postar um comentário