Na 12ª reunião da 14ª Legislatura da Assembleia Popular Suprema da República Popular Democrática da Coreia, o deputado Pak Thae Song, primeiro-ministro da RPDC, apresentou o relatório sobre o trabalho do Conselho de Ministros de 2024 e suas tarefas para 2025.
"No ano passado, o CM organizou as atividades para materializar as políticas econômicas do Partido, destinando esforços para conquistar as 12 metas importantes para o desenvolvimento da economia nacional e preparar a garantia definitiva para o cumprimento do Plano Quinquenal, instando todos os ramos e unidades a impulsionar o aumento da produção e o reajuste e reforço", iniciou o orador.
"No ano que passou, o povo coreano, guiado pelo Secretário-Geral do Partido do Trabalho da Coreia, Kim Jong Un, alcançou sucessos consideráveis na campanha pelo desenvolvimento econômico e a melhoria da vida da população, superando desafios e ameaças de toda índole sem precedentes na história", disse e continuou:
"Na luta para atingir as 12 metas importantes, a produção de materiais de aço laminado, carvão, metais não ferrosos, fertilizante nítrico, cimento e tecido cresceu, respectivamente, 143%, 115%, 107%, 104%, 102% e 108%.
Embora enfrentássemos muitas dificuldades, desenvolvemos com ousadia e sem cessar a batalha de construção em favor do povo, de acordo com o grande projeto do Partido, levantando em todo o país muitas criações monumentais que contribuem para a vida da população e demonstrando plenamente a potencialidade de desenvolvimento e o ímpeto de avanço do nosso Estado.
No ano que passou, carecemos de quase tudo, mas estabelecemos em âmbito nacional um sistema ordenado de controle de qualidade dos artigos a serem fornecidos para as crianças escolares, e fornecemos a elas uniformes, mochilas e calçados escolares de boa qualidade.
O setor de ciências e tecnologias cumpriu as tarefas importantes do Estado para o desenvolvimento da área, apoiando as resoluções da Reunião Plenária do Comitê Central do Partido, contribuindo assim para o aumento da produção e a melhoria da vida do povo.
O setor de saúde pública estabeleceu farmácias padronizadas em todas as cidades e condados, com o objetivo de reforçar ainda mais a base para a promoção da saúde dos habitantes locais, enquanto o setor de esportes conquistou mais de 360 medalhas, incluindo mais de 210 de ouro, em mais de 50 competições internacionais.
Os sucessos alcançados no ano passado na construção econômica socialista são o resultado da orientação destacada do Secretário-Geral e da luta vigorosa do nosso povo, unido em torno do Partido."
O orador mencionou os graves defeitos observados na luta do ano passado e as lições aprendidas, e prosseguiu:
"Hoje, nos é apresentada uma missão importantíssima de glorificar 2025, ano do 80º aniversário da fundação do Partido e último período para o Plano Quinquenal, como um tempo de grande mudança para abrir a fase de ascensão a outra etapa de desenvolvimento com coragem e empenho redobrados, e com fervor e abnegação incansáveis.
Neste ano, o Conselho de Ministros consolidará com constância a base capaz de transitar para uma nova etapa de desenvolvimento, dando mais impulso ao aumento da economia nacional como um todo e atingindo sem falta as metas de ajuste e reforço indicadas pelo Partido, esforçando-se na operação e comando sobre as atividades econômicas, com foco na obtenção de avanços consideráveis na melhoria da vida da população.
Exigirá de todos os setores da economia nacional que preparem um firme trampolim visando o progresso sustentável da economia nacional, acelerando o cumprimento das 12 metas importantes e do Plano Quinquenal.
Impulsionará a construção de objetos importantes refletidos na política, como as moradias para 50 mil núcleos familiares na cidade de Pyongyang, a Zona Turística Costeira de Kalma e as moradias rurais, e as atividades planejadas para substituir os materiais de construção de acabamento por nacionais.
Cabe ao setor agrícola alcançar incondicionalmente as metas de produção de cereais, fortalecer a base material e técnica da economia rural, dando continuidade ao reajuste e reforço do sistema de irrigação, à produção de máquinas agrícolas e à construção de marismas, e colocar a produção agrícola em uma órbita de desenvolvimento estável e sustentável.
Compete ao setor pesqueiro capturar muitos peixes e dinamizar a aquicultura e a maricultura.
Fará com que os setores de indústria leve e local aumentem a produção de artigos de consumo indispensáveis, condimentos e uniformes, mochilas e sapatos escolares, concedendo atenção primordial à melhoria de sua qualidade e impulsionando com dinamismo o reajuste e reforço.
Exigirá do setor comercial que eleve o papel protagônico e a capacidade de controle do Estado e normalize o fornecimento de alimentos nutritivos de boa qualidade e segurança higiênica para as crianças, em apoio à política partidista sobre a criação de crianças.
Cabe aos setores de administração territorial e urbanismo levar adiante o acondicionamento territorial e a proteção do ecossistema, transformar a fisionomia dos centros das províncias, cidades e condados, e oferecer à população condições e ambiente de vida confortáveis e culturais.
O círculo científico deve se concentrar em resolver os problemas científicos e técnicos urgentes no desenvolvimento econômico e na melhoria da vida da população, e o setor de saúde pública deve oferecer as melhores assistências médicas aos habitantes, ativando a produção de medicamentos e estabelecendo os serviços médicos com base científica e moderna, e reforçar a base profilática para que possamos enfrentar qualquer crise sanitária em escala mundial.
O Gabinete melhorará ainda mais a qualidade da educação, otimizando as estruturas, conteúdos e métodos de ensino e, ao mesmo tempo, dará prioridade à educação, canalizando forças para a consolidação de sua base e dinamizando a campanha de ajuda social à educação.
O Conselho de Ministros concentrará esforços na solução dos problemas metodológicos iminentes que fazem das massas trabalhadoras as donas da administração econômica e que são convenientes à estrutura e à situação detalhada da economia do país, desenvolvendo de maneira estável e sustentável a economia e a vida da população, dando aceleração constante e gradual à melhoria da administração econômica.
Fará esforços para evitar ao máximo as perdas humanas e econômicas, garantindo o comando unificado sobre a reação estatal a desastres emergentes e crises, organizando e reforçando o sistema de aviso urgente sobre desastres naturais e outro de informação de controle sobre inundações, tufões, secas e calamidades na costa, e consolidando ainda mais a capacidade de reação estatal à crise.
Para levar as tarefas atribuídas a bom termo, realizará a direção e administração unificada e prospectiva sobre a economia do país como um todo, esforçando-se nas atividades destinadas a estabelecer a disciplina e a ordem para que todos os domínios e unidades obedeçam e executem incondicionalmente as decisões e instruções do Conselho de Ministros, sob o princípio do sistema de centralização no gabinete e sua responsabilidade.
Criará o estilo de trabalho em que, em consonância com a exigência da era de desenvolvimento integral da construção socialista, os funcionários do setor econômico devem pôr fim à negligência e ao egocentrismo, tratar todos os problemas a partir das posições estatal e patriótica, resolvendo-os por meio da cooperação entre setores e unidades e enfrentando ativamente as condições e circunstâncias."
Concluiu expressando a decisão de fazer do presente, em que se comemora o 80º aniversário da fundação do PTC, um ano repleto de vitórias, e acolher dignamente o 9º Congresso do Partido, cumprindo plenamente as tarefas programáticas apresentadas na 11ª Reunião Plenária do 8º Período do CC do Partido, com fervor incansável e capacidade prática, em resposta à esperança do Partido e do povo que lhe confiaram os assuntos econômicos do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário