quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Conferência que despertou os estudantes

Em 25 de janeiro de 1946, uma semana após a fundação da União da Juventude Democrática da Coreia, o camarada Kim Il Sung, líder da nova Coreia, organizou uma conferência para estudantes em Pyongyang.

Naquele momento, alguns estudantes da cidade, influenciados por reacionários, estavam céticos em relação à linha de construção de uma nova Coreia democrática.

Nesse dia, Kim Il Sung foi ao local da palestra para despertar politicamente os estudantes e, ideologicamente, incitá-los a participar da construção de um novo país.

O auditório estava lotado de estudantes de diferentes escolas da cidade. Após algum tempo, Kim Il Sung subiu à tribuna, recebendo calorosamente os entusiásticos aplausos dos estudantes. Então, ele, com voz firme, disse o seguinte:

"Eu sou como qualquer um de vocês; fui à escola quando era jovem; estudei tanto na Coreia quanto na China; quando lutava contra os japoneses, sempre carregava livros e estudava; por isso, posso dizer que fui um estudante no passado e ainda sou um estudante como vocês, pois continuo aprendendo; hoje, gostaria de falar a vocês a partir dessa perspectiva."

Sua palestra capturou completamente a atenção dos estudantes desde o início.

Quando a Coreia foi libertada em 15 de agosto de 1945 da ocupação militar japonesa, pessoas de todas as esferas tentavam se apresentar como patriotas ou revolucionários. Como Kim Il Sung, o herói lendário que mantinha um exército antijaponês de um milhão de soldados sob seu controle, falou de forma tão modesta, os estudantes ficaram profundamente tocados. Explicando a situação do país recém-libertado e suas tarefas imediatas, ele enfatizou: "Embora a libertação tenha sido conquistada, ainda temos que construir um Estado totalmente independente e soberano; essa pesada responsabilidade recai sobre nossos ombros; portanto, todos os estudantes devem aprender muito sobre ideias avançadas, teorias políticas e ciências sociais, e ter um profundo interesse por política, uma compreensão correta da realidade e uma visão correta da situação política."

Suas palavras amigáveis e claras, esclarecendo a missão e o dever dos estudantes, apelaram aos jovens empreendedores. Ele concluiu sua palestra expressando sua firme convicção de que todos os estudantes se tornariam verdadeiros construtores de uma nova Coreia.

Até hoje, transmite-se esta anedota sobre a notável habilidade política do grande Líder, que comoveu o coração dos estudantes em uma conferência não muito longa e os exortou a redobrar seus esforços no trabalho da União da Juventude Democrática com uma elevada consciência política.

Naenara

Nenhum comentário:

Postar um comentário