A vice-diretora de departamento do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia, Kim Yo Jong, divulgou no dia 20, por meio da Agência Central de Notícias da Coreia, a posição sobre a questão das relações de alto nível entre a República Popular Democrática da Coreia e Bielorrússia, conforme segue:
Segundo divulgado no dia 17 pela TASS, o presidente bielorrusso afirmou que a RPDC e outros países asiáticos propuseram a Minsk organizar um encontro de cúpula para discutir o problema da cooperação.
Sei bem que a parte bielorrussa vem aspirando ansiosamente, há pelo menos dois anos, a um contato de cúpula com a RPDC.
Se eu interpretar literalmente o conteúdo do relatório datado de 17 da TASS, penso que a aspiração da parte bielorrussa não foi refletida de forma apropriada.
E, ao comentar a notícia da TASS sobre as palavras do presidente bielorrusso de que nós propusemos a Minsk o encontro de cúpula para discutir o assunto de cooperação, a meu entender, tal fato, no mínimo, não ocorreu.
É importante expor claramente sua posição se deseja desenvolver relações cooperativas conosco.
Acredito que a verdade dos fatos e a franqueza devem ser o ponto de partida nas relações bilaterais interestatais.
Não temos motivo para rejeitar, mas aceitaremos com alegria se a parte bielorrussa aspira desenvolver vínculos amistosos e cooperativos conosco partindo de tal posição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário