quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Esforços de Cuba para impulsionar o desenvolvimento econômico com trabalho ideológico


Cuba está fazendo esforços ativos para superar a crise econômica e alcançar o desenvolvimento através do estímulo da ideologia de massas.

A VII Reunião Plenária do VIII Comitê Central do Partido Comunista de Cuba foi realizada em meados de dezembro do ano passado. Foi dirigida por Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez, Primeiro-Secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e Presidente da República de Cuba. Na ocasião, foram realizados debates sobre questões que precisam ser resolvidas prioritariamente nas esferas social, política e econômica do país.

Na reunião foi adotado um programa de ação para melhorar o trabalho ideológico e político. Foram tomadas medidas para executar ativamente as "ideias, conceitos e diretrizes" apresentados pelo 8º Congresso do Partido Comunista de Cuba. No 8º Congresso do Partido Comunista de Cuba, realizado em abril de 2021, foi enfatizada a questão sobre elevar o papel das organizações sociais e de massas e empreender ativamente o trabalho ideológico em conformidade com a situação atual ao mobilizar todos os potenciais técnicos e humanos possíveis.

Profundamente consciente que realizar o trabalho ideológico e político é um método fundamental que possibilita manter o caráter socialista em todas as esferas da vida social e aplicar um duro golpe aos atos de distúrbio político e ideológico de todo tipo das forças hostis, como os Estados Unidos, que lutam para derrubar o socialismo corrompendo o interior, o Partido Comunista de Cuba atribuiu importância a armar as massas de todas as esferas com a ideologia socialista.

Em particular, concentra os esforços do trabalho politico e ideológico nas novas gerações. Encoraja ativamente o estudo do marxismo-leninismo, da ideia de José Martí, das instruções de Fidel, da ideia de Raúl e outras ideias revolucionárias progressistas de Cuba.

Intensifica os esforços para fortalecer o papel do partido e enraizá-lo profundamente entre as massas.

Nas reuniões de consulta realizadas antes da VII Reunião Plenária do VIII Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, participaram e mantiveram debates sérios os membros da União de Jovens Comunistas de Cuba, do Comitê de Defesa da Revolução, maior organização de massas do país, e o público em geral. As medidas para melhorar o estilo e método do trabalho com as massas e fortalecer o trabalho do Partido Comunista de Cuba receberam o apoio de todos os militantes partidistas e dos membros das organizações sociopolíticas.

Atualmente, Cuba enfrenta dificuldades econômicas devido ao brutal bloqueio econômico, financeiro e comercial dos EUA. Embora exista uma forte demanda no mundo pelo levantamento do bloqueio e das sanções contra Cuba, os EUA estão constantemente tentando criar um colapso ideológico e o caos econômico para forçar o único país socialista do Hemisfério Ocidental a abaixar a bandeira da revolução.

O Partido Comunista de Cuba faz esforços para lograr uma transformação na melhoria da vida do povo e no trabalho para recuperar a economia com base na luta dos funcionários e militantes do partido, sua firme ideologia e na unidade nacional.

Na II Reunião do X Período da Assembleia Nacional do Poder Popular, realizada logo após a VII Reunião Plenária do VIII Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, foram discutidas e debatidas diversas questões para promover o desenvolvimento econômico do país.

Na reunião, onde foram discutidos a Lei Orçamental do Estado e os objetivos econômicos para 2024 como pontos fundamentais da agenda, foram anunciadas novas medidas para 2024. Foi dito que estas medidas contribuirão a lograr um crescimento decisivo em 2024, utilizando de forma mais eficaz os recursos financeiros do país.

No discurso de conclusão, o Presidente de Cuba, Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez, abordou questões sobre melhorar o controle sobre o mercado cambial, revitalizar a indústria açucareira e recuperar a indústria do turismo, além da questão de concentrar esforços fundamentais na produção de alimentos. Além disso, enfatizou a necessidade de formar relações de desenvolvimento contínuo com as unidades não governamentais e, ao mesmo tempo, elevar sua eficácia, e preparar e melhorar o sistema de provisão de recursos às empresas estatais com capacidade de operar de forma independente.

O povo cubano iniciou a luta para implementar as resoluções da VII Reunião Plenária do VIII Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e da II Reunião do X Período da Assembleia Nacional do Poder Popular.

Pak Jin Hyang

Nenhum comentário:

Postar um comentário