Conhecimentos gerais internacionais.
1. Guerra entre Peru, Chile, Equador, Bolívia e Espanha (1864-1866)
Ocorreu no Oceano Pacífico, na América do Sul. A causa da guerra foi o plano de invasão da Espanha para subjugar o Peru.
A Espanha ocupou as ilhas Chincha do Peru em 1864 com o objetivo de saquear o guano (uma espécie de fertilizante) armazenado em abundância nas ilhas para abastecer o tesouro nacional. Em seguida, a frota espanhola bombardeou ferozmente o porto de Callao do Peru.
Em outubro de 1865, Peru, Chile, Bolívia e Equador formaram uma aliança de defesa contra as atividades invasivas da Espanha, que buscava estabelecer a supremacia na costa do Pacífico da América do Sul. Em diversas batalhas navais, a frota espanhola sofreu graves derrotas.
A guerra terminou na primavera de 1866, mas o tratado de paz só foi assinado em agosto de 1879.
2. Guerra entre Chile, Bolívia e Peru por disputas fronteiriças (1879-1883)
Esta guerra foi causada por um esquema dos colonialistas britânicos e da classe dominante chilena para monopolizar as ricas áreas produtoras de salitre do Peru e da Bolívia.
Sob a instigação dos capitalistas britânicos, o Chile explorou secretamente o salitre da Bolívia. Quando a Bolívia tomou medidas para impor impostos, o Chile mobilizou o seu exército em fevereiro de 1879 e ocupou Antofagasta, uma grande área produtora de salitre.
No dia 1º de março, a Bolívia oficialmente declarou guerra ao Chile, mobilizando também o exército do Peru, que havia firmado um tratado secreto com a Bolívia.
Em janeiro de 1881, quando o exército chileno ocupou Lima, capital de Peru, e Callao, um importante porto, o Peru suspendeu a guerra. A guerra terminou com a assinatura de um tratado de paz entre o Chile e o Peru em outubro de 1883. Como resultado, as áreas produtoras de salitre do Peru e da Bolívia caíram nas mãos dos capitalistas chilenos e britânicos.
3. Uma guerra de agressão imperialista para redistribuir as colônias na região do Pacífico, com os imperialistas estadunidenses e britânicos e outras potências aliadas de um lado e o imperialismo japonês do outro (dezembro de 1941-agosto de 1945)
Surgiu com base nas contradições entre o imperialismo japonês, que procurava dominar as regiões da Ásia e do Pacífico e colonizar e escravizar os povos destas regiões, e potências imperialistas como os Estados Unidos e o Reino Unido, e entre elas, as contradições entre o Estados Unidos e Japão. Tudo começou com o ataque inesperado do Japão à Frota do Pacífico dos EUA em Pearl Harbor, no Havaí, em 8 de dezembro de 1941.
O Japão, que não conseguia mais resistir aos ataques ferozes do Exército Revolucionário Popular da Coreia e do Exército Soviético, declarou a rendição incondicional em 15 de agosto de 1945 e assinou a rendição em 2 de setembro daquele ano. Como resultado, a Guerra do Pacífico, que durou quase quatro anos, terminou com a derrota do Japão e, ao mesmo tempo, a Segunda Guerra Mundial chegou ao fim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário