Em relação ao resultado da visita da Ministra das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia à Federação Russa, o escritório de assistência à chanceler publicou em 20 de janeiro o seguinte comunicado:
Quando as relações de amizade e cooperação entre RPDC e Rússia entram seguramente na nova via de desenvolvimento integral, a delegação governamental da RPDC, liderada pela ministra das Relações Exteriores, Choe Son Hui, realizou de 15 a 17 de janeiro de 2024 uma visita oficial à Federação Russa cumprimentando o convite do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov.
Durante a visita, Choe fez uma visita de cortesia ao Presidente Vladimir Putin, conversou com seu homólogo Serguei Lavrov e se reuniu com o vice-Primeiro-Ministro, Alexandr Nobak.
Ela transladou cordialmente a saudação cordial enviada pelo Presidente de Assuntos Estatais da RPDC, Kim Jong Un, ao Presidente da FR, Vladimir Putin, que, por sua vez, a encomendou que transmitisse a saudação de Ano Novo ao líder coreano.
O Presidente da Rússia voltou a expressar profundo agradecimento pelo convite do Presidente de Assuntos Estatais, Kim Jong Un, para visitar Pyongyang no tempo que o convenha, e afirmou sua vontade de visitar a RPDC em um futuro próximo.
Ambas partes discutiram o tema de seguir tomando as medidas de ação para executar total e perfeitamente os acordos da histórica Cúpula bilateral efetuada em setembro de 2023 e o de ativar o intercâmbio e cooperação bilaterais em todas as esferas neste ano que marca o 75º aniversário da assinatura do convênio sobre cooperação econômica e cultural RPDC-Rússia com o fim de preparar novo período de florescimento da amizade bilateral.
Chegaram a um consenso após trocar profundas opiniões estratégicas sobre os problemas de várias regiões, inclusive a Península Coreana e o Nordeste Asiático, e os internacionais e expressaram forte vontade de potenciar a cooperação estratégica e tática para defender os interesses medulares de ambos países e estabelecer uma nova ordem internacional multipolar que se baseia na independência e na justiça.
Reconheceram que os laços de amizade e cooperação entre RPDC e FR, Estados soberanos e independentes, servem de baluarte estratégico e locomotiva em defender a paz e segurança internacionais e impulsionar a construção de um mundo multipolar. Ademais, lograram o consentimento e acordo na discussão de assuntos práticos para pôr as relações bilaterais em nova base legal segundo o rumo de desenvolvimento estratégico e ampliá-las em todos os aspectos.
A parte da RPDC apreciou altamente a missão e papel importantíssimos que assume a poderosa FR na manutenção da estabilidade e do equilíbrio estratégicos do mundo, e expressou a esperança de que no futuro também a FR faça grande aporte à preservação da paz e segurança internacionais e ao estabelecimento de uma nova ordem internacional igualitária e imparcial, ao seguir mantendo sua política e linha independentes em todas as esferas.
A parte da FR expôs profundo agradecimento pelo apoio total e solidariedade da RPDC à posição do governo e povo russos sobre a operação militar especial na Ucrânia.
Ambas partes expressaram séria preocupação pela influência negativa que causam à paz e estabilidade da região e do resto do mundo as provocações irresponsáveis e injustas dos EUA e seus aliados que ameaçam gravemente o ambiente de segurança da região da Península Coreana, em particular, os direitos soberanos e interesses de segurança da RPDC. Ademais, concordaram em controlar a situação regional em estrito apego ao espírito da Carta da ONU e outras leis internacionais e mediante a cooperação estreita e ação conjunta dos órgãos de política externa dos dois países.
A visita exitosa da chanceler coreana à FR, realizada como parte da implementação prática dos acordos da histórica Cúpula bilateral de setembro de 2023, constitui um passo importante para impulsionar o desenvolvimento confiável das relações RPDC-Rússia de caráter estratégico e aspirante ao futuro.
O Governo da RPDC dá cordiais boas-vindas à visita do Presidente Putin e está pronto para receber com toda sinceridade o amigo mais íntimo do povo coreano.
As tradicionais relações bilaterais, consolidadas em meio às dificuldades e provas da história, serão desenvolvidas incessantemente como as inquebrantáveis entre camaradas de armas e as estratégicas de eterna duração graças à amizade profunda e atenção especial do Presidente de Assuntos Estatais da RPDC, Kim Jong Un, e o Presidente da FR, Vladimir Putin.
Nenhum comentário:
Postar um comentário