Foi realizada em 15 de janeiro no Palácio dos Congressos Mansudae a 10ª reunião da XIV legislatura da Assembleia Popular Suprema da República Popular Democrática da Coreia.
A reunião foi convocada no tempo importante em que todo o país empreende com ousadia a ofensiva para dar continuidade às vitórias e glórias do ano passado, coroado com luta grandiosa e êxitos orgulhosos, neste ano que deve determinar a possibilidade de alcance das metas indicadas pelo VIII Congresso do Partido.
Participaram na ocasião os deputados à Assembleia Popular Suprema e, na qualidade de observador, os funcionários interessados do centro e das localidades como os do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia, do Presidium da APS, do Conselho de Ministros, ministérios, órgãos centrais e instituições das forças armadas.
Tomaram assentos da tribuna Kim Tok Hun, Choe Ryong Hae e Ri Pyong Chol, membros do Presidium do Bureau Político do CC do PTC, e outros quadros do partido, do governo e do círculo militar, o presidente e os vice-presidentes da APS e os membros da Comissão de Assuntos Estatais, o vice-presidente, o secretário e os membros do Presidium da APS.
O discurso de abertura esteve a cargo do presidente da APS, Pak In Chol.
Uma vez declarada a abertura, foi interpretado o Hino Nacional da RPDC.
Foi apresentada na reunião a seguinte agenda:
1. Sobre o balanço de execução dos orçamentos estatais em Juche 112 (2023) e os mesmos para Juche 113 (2024)
2. Sobre a dissolução do Comitê pela Reunificação Pacífica da Pátria, da Direção de Cooperação Econômica Nacional e da Direção de Turismo Internacional ao Monte Kumgang, da RPDC.
O estimado camarada Kim Jong Un, Secretário-Geral do PTC e Presidente de Assuntos Estatais da RPDC, foi à tribuna para expor a orientação política do governo da RPDC.
Todos os participantes aclamaram o Secretário-Geral do PTC, máximo representante da dignidade do partido, Estado e povo coreanos, que escreve nova história de prosperidade integral do Estado poderoso com a independência, autarquia e autodefesa, conduzindo ao caminho sempre vitorioso a luta histórica pelo país próspero e pelo exército poderoso, que é o nobre ideal e a causa sagrada do povo coreano.
O Secretário-Geral proferiu o programático discurso de orientação política "Acerca das tarefas imediatas para a prosperidade e o desenvolvimento da República e o fomento do bem-estar do povo".
Primeiramente, expressou profundo agradecimento aos deputados por seus ingentes esforços para cumprir com suas responsabilidades com fidelidade à sagrada causa do partido e do Estado e o espírito de serviço abnegado ao povo.
Apresentou o tema central da presente reunião, que discute os assuntos estatais do novo ano, as tarefas importantes que competem ao governo da RPDC para alcançar no futuro de maneira múltipla, tridimensional e ofensiva as mudanças pelo desenvolvimento integral da construção socialista, e os problemas de princípios que devem ser mantidos em seu cumprimento.
"A tarefa premente, a que devem conceder maior importância e trabalhar muito para seu cumprimento o partido e o governo da RPDC, cujo máximo princípio de atividade é o fomento do bem-estar do povo, reside em melhorar o quanto antes a qualidade de vida da população", apontou.
Declarou aos participantes a nova política de desenvolvimento da indústria local, que é uma grande revolução para eliminar os atrasos seculares nas localidades e tornar realidade o desejo de seus moradores, e as medidas importantes a respeito.
Analisou e avaliou com serenidade o ambiente de segurança do Estado, convertido na zona mais vulnerável à guerra no mundo, e o perigo da loucura conflitiva do imperialismo estadunidense e seus seguidores. E aclarou o rumo de luta contra os inimigos e as tarefas combativas que devem ser executadas de maneira mais consequente e intransigente.
No discurso, foram expostos os assuntos políticos que devem ser mantidos pelo setor de relações exteriores no princípio de defender os direitos e interesses estatais em conformidade com a dignidade e o prestígio do Estado que estabeleceu a independência anti-imperialista como sua primeira política nacional que nunca mudará.
Todos os reunidos escutaram com profunda emoção o discurso do estimado camarada Kim Jong Un que aclarou as principais orientações sobre a construção de uma potência prevendo amplamente as perspectivas de cumprimento da causa socialista.
Seu discurso histórico, caracterizado pela fidelidade à sua grande missão e confiança na vitória, serve de bandeira combativa e programa revolucionário que permite acelerar ainda mais a marcha vitoriosa à potência baseando-se na dignidade heroica e no temperamento inflexível do Partido, Estado e povo coreanos.
Como primeiro ponto da agenda, foram discutidos o estado de execução dos orçamentos estatais no ano passado e o projeto dos mesmos para o novo ano.
O ministro das Finanças, Ko Jong Bom, apresentou o informe.
Em seguida, interviram os deputados Pak Jong Gun, Jon Hak Chol, Ri Yong Chol, Han Nam Chol e Kim Myong Chol.
Eles expuseram apoio total dizendo que, no informe submetido à deliberação, foi balanceada corretamente a execução dos orçamentos estatais do ano passado e foram compostos os mesmos para o novo ano no princípio de assegurar no financeiro a luta encaminhada a preparar uma garantia evidente e prática para o cumprimento do Plano Quinquenal, em apego ao espírito da 9ª Reunião Plenária do VIII Período do Comitê Central do Partido.
Analisaram e balancearam com rigor os êxitos, experiências e erros observados no ano passado nos respectivos setores e entidades e apresentaram as medidas orientadas a corrigir os problemas pendentes na realidade e fomentar o impulso do desenvolvimento perspectivo, de acordo com o ambiente e situação modificados.
Os oradores expressaram a decisão de garantir com trabalho audaz e substancial a ascensão contínua da construção socialista, ao pôr em pleno jogo o senso de responsabilidade e ativismo na luta deste ano que possui grande importância para a execução exitosa do programa do PTC.
Foram adotadas por unanimidade a resolução da APS da RPDC "Sobre a aprovação do balanço de execução dos orçamentos estatais da RPDC para Juche 112 (2023)" e a lei da APS da RPDC "Sobre os orçamentos estatais da RPDC para Juche 113 (2024)".
Como segundo ponto da agenda, foi colocada em debate a dissolução dos aparatos para o trabalho com a Coreia do Sul.
O deputado Maeng Kyong Il, vice-presidente da APS, apresentou o projeto de resolução da APS que estipula a justeza e legalidade da dissolução imediata das instituições existentes para o diálogo, as negociações e a cooperação entre o Norte e o Sul da Coreia.
A reunião aprovou por unanimidade a resolução da APS da RPDC "Sobre a dissolução do Comitê pela Reunificação Pacífica da Pátria, da Direção de Cooperação Econômica Nacional e da Direção de Turismo Internacional ao Monte Kumgang, da RPDC".
O presidente da APS, Pak In Chol, proferiu o discurso de encerramento.
A 10ª reunião da XIV legislatura da APS concluiu com êxito seu trabalho graças ao extraordinário entusiasmo político dos participantes para cumprir seu cargo importante como representante do povo e autor da gestão estatal à frente da luta decisiva para garantir a dignidade, a soberania e o desenvolvimento independente do Estado e do povo e promover e ampliar a conjuntura de mudança pela prosperidade nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário