Enquanto ao resultado das eleições na região de Taiwan, o porta-voz do Escritório de Trabalhos com Taiwan do Conselho de Estado da China, Chen Binhua, disse o seguinte na noite de 13 de janeiro:
O resultado das duas eleições efetuadas na região de Taiwan evidencia que o Partido Democrático Progressista jamais pode representar as principais opiniões públicas da ilha de Taiwan.
Taiwan é da China.
As presentes eleições não podem mudar a estrutura principal e o rumo de desenvolvimento das relações bilaterais nem o desejo comum de ambos compatriotas de aproximar-se mais e tornarem-se amigos. Tampouco poderá impedir a corrente da época de que a pátria será reunificada.
São invariáveis nossa posição e vontade de resolver o problema de Taiwan e lograr a reunificação nacional.
Manteremos o "consenso de 1992" consistente no princípio de uma só China e rechaçaremos resolutamente as atividades separatistas pela "independência de Taiwan" e as interferências externas.
E promoveremos o intercâmbio e cooperação bilaterais junto com os partidos políticos concernentes, entidades e personalidades de distintos círculos de Taiwan, aprofundaremos o desenvolvimento integral de ambas partes, desenvolveremos juntos a cultura da China e, por outra parte, impulsionaremos o desenvolvimento pacífico das relações bilaterais e a grande causa da reunificação da pátria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário