quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

A visão retrospectiva da história da amizade entre RPDC e Guiné Equatorial que continua por mais de meio século


30 de janeiro de 2024 é o dia significativo que marca o 55º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a República Popular Democrática da Coreia e a República da Guiné Equatorial.

Os laços de amizade estabelecidos em 30 de janeiro de 1969 continuaram firme e invariavelmente mesmo com o transcurso do tempo.

O grande camarada Kim Il Sung prestou profunda atenção à luta do povo deste país que aspirava ao desenvolvimento independente após livrar-se da subjugação colonial que durou centenas de anos, e fez com que fosse tomada, antes de tudo, a medida de reconhecer a soberania de Guiné Equatorial, Estado recém-independente naquela época.

O grande camarada Kim Il Sung recebeu pessoalmente o Presidente Obiang Nguema Mbasogo que visitou nosso país em três ocasiões, inclusive em agosto de 1984, e o deu respostas claras para todos os problemas que se apresentavam na construção da nova sociedade, assim como sinceras assistências materiais e espirituais à luta do povo de Guiné Equatorial pela construção da economia independente.

Por isso, o Presidente Obiang recordavam com frequência seus encontros com o grande Líder, e dizia que Sua Excelência Presidente Kim Il Sung os ajudou com sinceridade nos tempos mais difíceis para Guiné Equatorial e que as relações entre ambos países são as fraternas estabelecidas com afeto em meio às duras provas e dificuldades.

O Palácio de Convenções Ngolo levantado em Guiné Equatorial graças ao amor do camarada Kim Il Sung serve hoje também como sede de convenções importantes onde são abordados os assuntos estatais e o povo da Guiné Equatorial o considera como símbolo das relações de amizade de ambos países.

As relações de amizade e cooperação entre os dois países, com tão profunda história, seguem sendo consolidadas e desenvolvidas em vários domínios, como política, economia e cultura, sob a profunda atenção do estimado camarada Kim Jong Un e do Presidente Obiang e, neste processo, não logrados muitos êxitos que fazem aporte real ao aumento do bem-estar de ambos povos.

É invariável nossa posição de continuar desenvolvendo ainda mais as tradicionais relações de amizade, estabelecidas e consolidadas sob o ideal da independência anti-imperialista e do não alinhamento, em conformidade com as demandas da nova época.

As relações de amizade e cooperação entre RPDC e Guiné Equatorial trarão, no futuro também, novos frutos preciosos e correspondentes aos interesses dos povos de ambos países aspirantes à independência, paz e justiça.

Kang Il Gyong, membro da Associação Coreia-África

Nenhum comentário:

Postar um comentário