Leningrado (atualmente conhecida como São Petersburgo) é uma cidade portuária localizada nas margens do rio Neva. Nesta cidade ocorreu a Revolução Socialista de Outubro em 1917 e nasceu o Poder Soviético liderado por Lenin.
Leningrado tornou-se um símbolo da resistência heroica do povo soviético durante a guerra entre União Soviética e Alemanha.
A Alemanha fascista, que iniciou a guerra, calculou que se Leningrado, que levava o nome do fundador do Estado soviético, fosse eliminada, a solidez do sistema soviético e a crença na vitória do povo soviético seriam minadas.
Leningrado foi bloqueada pelo exército fascista alemão durante quase 900 dias a partir de 1941, mas foi completamente libertada em 27 de janeiro de 1944. Durante esse longo período, o povo de Leningrado tremeu de frio, passou fome e perdeu a vida devido a bombardeios e disparos.
Durante o período de bloqueio, aproximadamente 150.000 projéteis e cerca de 107.000 bombas foram lançados sobre a cidade. Grande parte dos alimentos armazenados foram queimados, deixando a cidade com um mês, no máximo dois meses, de comida sobrando. Em alguns dias, milhares de pessoas morriam de fome e frio. Durante o período de bloqueio, mais de um milhão de cidadãos de Leningrado morreram de fome, frio, doenças e bombardeios. Na Batalha de Defesa de Leningrado, o Exército Vermelho teve aproximadamente 980.000 soldados mortos e 1.950.000 feridos.
Mesmo nas piores condições, os defensores de Leningrado permaneceram inabaláveis. Não havia uma única pessoa que quisesse ceder. Apesar da terrível escassez de alimentos e lenha, fábricas, empresas, organismos partidistas e administrativos e até mesmo instituições culturais continuaram com seu trabalho. As empresas da cidade produziram ou repararam aproximadamente 2.000 tanques, 1.500 aviões, 4.600 peças de artilharia e 225.000 armas automáticas.
Os historiadores dizem que a heroica defesa de Leningrado do século passado teve um enorme impacto na guerra entre União Soviética e Alemanha.
Um acadêmico disse como segue:
"Presto homenagem aos defensores de Leningrado que deram um exemplo de fidelidade ao dever até o último momento de vida. Sabemos de trabalhadores de uma fábrica de pão em Leningrado que morreram de fome no trabalho e de trabalhadores de um instituto de investigação agrícola que morreram de fome mas não tocaram em sementes de cereais. O que o povo de Leningrado suportou até o fim é um exemplo brilhante de bravura e patriotismo."
Nenhum comentário:
Postar um comentário