Nascido em 14 de março de 1917 em uma aldeia rural na província de Hamgyong Sul, teve uma juventude difícil sob o domínio colonial do imperialismo japonês.
Com firme determinação de contribuir para a realização da causa histórica da libertação da pátria, alistou-se ao Exército Revolucionário Popular da Coreia em 1937 e, em 1940, já ocupava o cargo de líder de pelotão de pequenas unidades.
Após a libertação da Coreia (agosto de 1945), seguiu no serviço militar, atuando como comandante de batalhão da Guarda Ferroviária. Posteriormente, tornou-se comandante de brigada de artilharia, vice-comandante de divisão e, durante a Guerra de Libertação da Pátria, foi nomeado comandante de divisão. Teve um papel especialmente importante durante a batalha do rio Rakdong.
Permaneceu como oficial ativo responsável por uma divisão e artilharia até o início da década de 1960, quando dedicou-se à carreira política como membro suplente do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia.
Faleceu em 22 de março de 1976, aos 59 anos, devido a uma enfermidade.
Foi enterrado no Cemitério dos Mártires Patrióticos.
Em suas memórias "No Transcurso do Século", o grande Líder camarada Kim Il Sung descreveu o camarada Pak U Sop como uma "pessoa diligente e honesta" que realizava qualquer tarefa atribuída a ele imediatamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário