quinta-feira, 17 de julho de 2025

A teoria jucheana sobre os conteúdos fundamentais da psicologia geral

O problema fundamental que se apresenta na renovação dos conteúdos da psicologia geral, em conformidade com a tendência de desenvolvimento da ciência psicológica, é organizar de maneira principiológica os conteúdos fundamentais da especialidade.

A psicologia geral é um ramo da psicologia que estuda a teoria básica geral sobre o conteúdo e o desenvolvimento da psique humana. Os fundamentos da psicologia geral abrangem teorias sobre a essência e o conteúdo da psique humana, bem como sobre os processos psíquicos.

Essas teorias, que constituem os fundamentos da psicologia geral sobre a essência e o conteúdo da psique humana e os processos psíquicos, puderam ser completamente esclarecidas apenas com o surgimento da teoria jucheana sobre a consciência, que explica a consciência como uma das propriedades essenciais do ser humano.

O mais importante entre os conteúdos fundamentais da psicologia geral é, antes de tudo, a teoria sobre a essência da psique humana.

O grande Dirigente camarada Kim Jong Il ensinou:

"O cérebro desempenha o papel central nas atividades vitais do ser humano, e a consciência, função do cérebro, comanda todas as ações da pessoa."

A consciência desempenha a função de fazer com que as pessoas estabeleçam objetivos para suas atividades e as impulsiona, regulando e controlando sua realização.

Por possuir uma consciência composta de conhecimento científico e consciência ideológica, o ser humano é capaz de compreender a essência dos fenômenos sociais e suas leis inerentes, e dirigir atividades de transformação desses fenômenos.

A consciência que orienta as atividades humanas é vivenciada e expressa psicologicamente por meio das experiências da vida.

O grande Dirigente camarada Kim Jong Il ensinou:

"A psicologia humana se revela apenas por meio das experiências da vida. Não pode haver um fluxo puro e isolado da consciência em si, e as mudanças emocionais e psicológicas também não ocorrem espontaneamente."

A consciência é vivenciada psicologicamente através das experiências da vida.

A parte da consciência composta por conhecimento científico se manifesta como psicologia do pensamento durante as experiências intelectuais, nas quais se compreende a essência e as correlações dos fenômenos. Já a consciência ideológica, outra parte da consciência, é vivenciada como psicologia ideológica por meio das experiências da vida sociopolítica — compreendendo sua essência, empatizando com ela e internalizando-a como convicção por meio da prática.

Assim, a teoria sobre a essência da psicologia — parte fundamental da psicologia geral — pôde ser completamente esclarecida com a revelação da teoria sobre a consciência, que realiza a consciência como uma das propriedades essenciais do ser humano.

Outro ponto importante entre os conteúdos fundamentais da psicologia geral é a teoria sobre o conteúdo da psicologia humana.

O conteúdo da psicologia humana é estruturado com base na teoria sobre a essência da psique.

A psicologia vivenciada nas experiências da vida possui conteúdos específicos de acordo com as diferentes áreas da vida. Esses tipos de conteúdo psicológico incluem: a psicologia cognitiva, que se forma através de experiências intelectuais; a psicologia emocional e afetiva, vivenciada no contexto da vida cultural e emocional; a psicologia da atividade e da vontade, formada no processo de atividades práticas; a psicologia ideológica, vivenciada nas experiências da vida sociopolítica; e as qualidades espirituais e morais.

As psicologias específicas de cada área da vida são organizadas em conteúdos concretos de acordo com os objetos e os modos de experiência vivenciada.

A psicologia cognitiva, vivenciada nas experiências intelectuais, é composta por conteúdos como percepção sensorial, cognição racional, memória e imaginação, dependendo do conteúdo e do método de experiência.

A percepção sensorial constitui-se de conteúdos relacionados ao reconhecimento direto de aspectos concretos dos fenômenos; a cognição racional compõe-se de conteúdos voltados ao reconhecimento indireto da essência dos fenômenos. A memória, pertencente à psicologia cognitiva, estrutura-se com base nos modos de registrar, armazenar e reviver os conteúdos experienciados. A imaginação é composta de conteúdos que representam novas formas criadas conforme os métodos de transformação da representação.

Todas as outras formas de psicologia específica por área também estruturam seus conteúdos psicológicos concretos de acordo com o modo e o conteúdo da experiência.

Os conteúdos psicológicos concretos, organizados conforme o modo e o conteúdo da vivência, são estruturados dentro de um sistema correlacionado.

O conteúdo psicológico concreto é formado, primeiramente, com base em conceitos que generalizam as características essenciais daquela psicologia específica; em seguida, é composto pelo processo psicológico correspondente a esse conteúdo. Assim, os conteúdos concretos da psicologia integram, dentro de um único sistema, a essência da psicologia em questão, seus conteúdos e seus processos psicológicos.

O ponto seguinte importante nos conteúdos fundamentais da psicologia geral é a teoria sobre os processos psicológicos.

Os conteúdos concretos da psicologia, vivenciados nas experiências da vida, são experienciados e expressos por meio dos processos psicológicos.

Os processos psicológicos incluem tanto aqueles em que se vivenciam fenômenos psíquicos da mesma categoria, quanto aqueles em que os fenômenos pertencem a categorias diferentes e estão interligados.

Os processos psicológicos realizados por meio da relação entre fenômenos de uma mesma categoria incluem, por exemplo, os processos de sensação, percepção e formação de representações — processos relativamente simples que ocorrem por meio da interligação de fenômenos psicológicos do mesmo tipo. Esses processos estão organizados em relação com seus mecanismos fisiológicos.

Já os processos psicológicos realizados por meio da relação entre fenômenos de diferentes categorias são processos de ordem mais elevada, como os processos psicológicos da ação volitiva ou da formação das qualidades morais e espirituais, os quais envolvem a interligação entre fenômenos psicológicos complexos e distintos.

O conteúdo mais importante entre os fundamentos da psicologia geral é a teoria sobre os processos psicológicos. Todos os fenômenos psicológicos são vivenciados e expressos por meio de processos psicológicos; por isso, apenas compondo de forma concreta o conteúdo relativo a esses processos é que se pode cumprir plenamente a missão da psicologia como ciência.

Dessa forma, os fundamentos da psicologia geral são compostos pela teoria sobre a essência da psique humana, seu conteúdo e seus processos psicológicos.

Todos os professores de psicologia devem compreender de forma principiológica a teoria jucheana sobre os conteúdos fundamentais da psicologia geral e dedicar toda sua sabedoria e paixão à melhoria do ensino da psicologia e ao desenvolvimento das psicologias específicas por área.

Candidato a doutor da Universidade Pedagógica Kim Hyong Jik

Choe Kwang Sun, doutor e professor da Universidade Pedagógica Kim Hyong Jik

Kyoyuk Sinmun (Jornal da Educação), 22 de setembro de 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário