domingo, 6 de outubro de 2024

Comitê do Partido do Exército Revolucionário Popular da Coreia


Nas páginas da história de construção do Partido do Trabalho da Coreia existe a dedicada ao Comitê do Partido do Exército Revolucionário Popular da Coreia (ERPC).

O grande Líder camarada Kim Il Sung (15 de abril de 1912 - 8 de julho de 1994), que preparou as bases para a construção do partido por meio da constituição da União para Derrotar o Imperialismo (17 de outubro de 1926) e da Associação de Camaradas Konsol (3 de julho de 1930), a primeira organização partidista, impulsionou de maneira dinâmica o trabalho de estabelecer o órgão diretivo central capaz de realizar de forma unificada a direção partidista sobre a luta revolucionária antijaponesa, orientando de maneira unificada as organizações partidistas de todas as instâncias em amplas regiões do interior e exterior do país.

Na reunião de quadros políticos e militares que foi realizada em Macun, no condado de Wangqing, em 9 de março de Juche 23 (1934), o grande Líder apresentou a orientação de constituir o Comitê do Partido do ERPC e de fazer com que esse comitê cumprisse a função de dirigir de modo unificado as organizações partidistas em geral, além das organizadas no ERPC. Isso constituiu uma medida acertada e revolucionária, considerando a situação real da época, em que a revolução coreana se desenvolvia principalmente através da luta armada antijaponesa e da demanda indispensável pela construção partidistas.

Com base nos rigorosos preparativos para constituir o Comitê do Partido do ERPC, o grande Líder convocou uma reunião em Dahuangwai em 31 de maio de Juche 23 (1934), onde proclamou a constituição desse comitê.

O Comitê do Partido do ERPC, como uma poderosa instituição diretiva partidista que tem a ideia Juche como diretriz e luta por sua materialização, foi um órgão supremo de direção que controlou e orientou as organizações partidistas de todos os níveis dentro do ERPC, até mesmo as locais. Posteriormente, o grande Líder destacou que ampliou as organizações do partido em estreita relação com as homólogas de todos os condados de Jiandao, concentrando a força principal em consolidar firmemente o Comitê do Partido do ERPC e formando os elementos de núcleo necessários para expandir ainda mais as organizações partidistas no interior do país.

Graças à constituição desse comitê, foi estabelecido um sistema ordenado de direção sobre as organizações partidistas de todos os níveis, assegurando a liderança partidista sobre a revolução coreana como um todo, incluindo a luta armada antijaponesa e o movimento da frente unida nacional antijaponesa.

Com o povo coreano lutando sob a direção de sua própria organização partidista, a revolução coreana experimentou um constante crescimento, mesmo em condições adversas sem precedentes, culminando na histórica causa da libertação da pátria (15 de agosto de 1945) e na fundação do PTC (10 de outubro de 1945).

Naenara

Nenhum comentário:

Postar um comentário