Conhecimentos gerais internacionais.
As Colinas de Golã estão localizadas a 56 km a sudoeste da capital da Síria, Damasco. A oeste, fazem fronteira com a Palestina, o rio Jordão e o lago de Tiberíades, enquanto a noroeste fazem fronteira com o Líbano e, ao sul, com a Jordânia.
A área das Colinas de Golã é de 1.860 km², estendendo-se de forma alongada de norte a sul, com uma largura que varia entre 18 e 20 km.
A altitude dessa região varia entre 950 e 1.300 metros acima do nível do mar.
As Colinas de Golã e a região do Monte Sheik constituem uma importante fonte de água. Essa área possui um clima quente e é rica em recursos hídricos. Devido à sua fertilidade relativa, são cultivados vegetais, frutas e trigo.
As Colinas de Golã são a porta de entrada sudoeste da Síria e representam uma área de grande importância econômica e estratégica do ponto de vista militar.
Durante a Terceira Guerra do Oriente Médio, em junho de 1967, Israel ocupou aproximadamente 1.260 km² das Colinas de Golã.
Israel estabeleceu assentamentos judaicos nas Colinas de Golã, que possuem uma posição estratégica importante do ponto de vista militar, além de manter tropas e desenvolver bases militares na região.
De forma ilegal, em 1981, Israel declarou as Colinas de Golã como "território israelense" e as anexou ao seu território.
A ocupação das Colinas de Golã representa uma ameaça à segurança da Síria e do Líbano.
Em 1974, ao se retirar da cidade de Quneitra, que é o centro das Colinas de Golã, Israel destruiu completamente a cidade.
Hoje, as Colinas de Golã continuam sendo uma região instável devido às ações agressivas de Israel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário