quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Declaração de Im Chon Il, vice-ministro das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia


12 de outubro marca o 75º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a República Popular Democrática da Coreia e a Federação Russa.

Neste dia significativo, os povos de ambos países recordam com profunda emoção o longo período em que, com base na igualdade e no respeito mútuo, fortaleceram a amizade e solidariedade e impulsionaram o intercâmbio e cooperação multilaterais de benefício mútuo.

Há 75 anos, o grande Líder camarada Kim Il Sung fundou a RPDC e estabeleceu antes de tudo as relações diplomáticas com a União Soviética e, desde aquele dia até hoje, as relações de amizade RPDC-Rússia foram desenvolvidas de maneira contínua e construtiva de acordo com os interesses de ambos países e com a demanda da época.

O grande Dirigente camarada Kim Jong Il sempre apreciou o desenvolvimento das relações RPDC-Rússia e visitou a Federação Russa em várias ocasiões e se encontrou com chefes de Estado da Rússia, e abriu sólidos horizontes para desenvolver de maneira transcendental as relações entre ambos países segundo a demanda do novo século, em várias esferas como política, economia e cultura.

As relações de amizade RPDC-Rússia, estabelecidas pelos líderes antecessores, estão entrando em nova época de apogeu e prosperidade do desenvolvimento graças ao estimado camarada Kim Jong Un, Presidente de Assuntos Estatais da RPDC.

O estimado camarada Kim Jong Un, Presidente de Assuntos Estatais da RPDC, realizou a primeira visita histórica à Federação Russa em abril de 2019 e teve um encontro significativo com o camarada Vladimir Vladimirovich Putin, Presidente da Federação Russa, em Vladivostok, e logrou um satisfatório acordo de opiniões sobre a abertura de uma nova época de apogeu do desenvolvimento das relações RPDC-Rússia e o fortalecimento da cooperação estratégica e tática no trajeto para assegurar a paz e a segurança da região e do resto do mundo, e estabeleceu uma excelente relação amistosa com o Presidente da Rússia.

No processo de estreitar a cooperação multilateral de benefício mútuo de acordo com o consenso logrado entre os líderes de ambos países, a confiança camaradesca e o apoio mútuo entre ambos países foram ainda mais consolidados.

A histórica visita do estimado camarada Kim Jong Un, Presidente de Assuntos Estatais da RPDC,  à Federação Russa, realizada outra vez em setembro de 2023, constitui um evento significativo que elevou as estratégicas e tradicionais relações de amizade RPDC-Rússia a um novo nível e abriu uma nova página do desenvolvimento das relações bilaterais.

No encontro entre o estimado camarada Kim Jong Un, Presidente de Assuntos Estatais da RPDC, e o camarada Vladimir Vladimirovich Putin, Presidente da Federação Russa, foram discutidos importantes assuntos para consolidar ainda mais a amizade e unidade e as relações de cooperação e aumentar a confiança mútua aprofundando o intercâmbio e cooperação multilateral em várias esferas, como o intercâmbio das delegações de alto nível.

Prestar máxima importância às relações RPDC-Rússia e desenvolver invariavelmente a arraigada tradição de amizade constituem a consequente posição do governo de nossa República.

RPDC e Rússia herdaram a histórica tradição arraigada de haver lutado ombro a ombro contra o inimigo comum, e no futuro também, estreitarão ainda mais a cooperação estratégica e tática na frente comum para frustrar a ameaça militar, provocação, coação e arbitrariedade dos imperialistas.

Desde o início da crise da Ucrânia, viemos apoiando e respaldando ativamente a operação militar da Rússia como uma luta justa para defender a segurança estratégica e os interesses de seu país.

Desejamos que o governo e povo russos obtenham grandes êxitos no caminho da realização da causa histórica da construção de uma Rússia poderosa e salvaguardar firmemente os interesses estratégicos do Estado.

Pyongyang, 12 de outubro de Juche 112 (2023)

Nenhum comentário:

Postar um comentário