sexta-feira, 27 de outubro de 2023

A sólida pedra angular das relações de amizade RPDC-Laos


Na história das relações de amizade entre a República Popular Democrática da Coreia e a República Democrática Popular do Laos, que foram estabelecidas, fortalecidas e desenvolvidas no caminho da luta conjunta pela independência anti-imperialista e pela causa socialista, estão gravados os esforços e as façanhas imortais dos líderes antecessores de ambos países.

O grande Líder camarada Kim Il Sung teve seu primeiro encontro significativo com o estimado líder do povo laosiano, camarada Kaysone Phomvihane, que visitou nosso país de 28 de outubro a 3 de novembro de 1965, há 58 anos, e preparou uma valiosa pedra angular da unidade combativa e das relações de amizade e cooperação dos povos de ambos países.

O camarada Kaysone Phomvihane, que fundou o Partido Popular Revolucionário do Laos, é respeitado como “herói nacional” e “estimado líder” pelo povo laosiano por haver conduzido à vitória a luta do povo laosiano pela salvação nacional e pela construção socialista.

O grande camarada Kim Il Sung recebeu calidamente o camarada Kaysone Phomvihane que visitou nosso país pela primeira vez e se encontrou com ele várias vezes durante sua visita e realizou intercâmbios de opiniões profundas sobre o desenvolvimento da revolução e a luta de salvação nacional anti-imperialista do Laos.

O camarada Kaysone Phomvihane visitou nosso país em 1970 e 1977 e se reuniu com o grande camarada camarada Kim Il Sung, e em abril de 1992 realizou outra visita oficial ao nosso país na qualidade de Secretário-Geral do Comitê Central do Partido Popular Revolucionário do Laos e Presidente da República Democrática Popular do Laos e condecorou o camarada Kim Il Sung com a Ordem da Estrela Dourada Nacional, máxima ordem do Laos.

As relações de amizade entre os dois países, preparadas pelo grande camarada Kim Il Sung e pelo camarada Kaysone Phomvihane, foram fortalecidas e desenvolvidas de maneira constante no novo século também graças aos máximos líderes dos dois partidos e países.

O grande camarada Kim Jong Il se encontrou em setembro de 2011 com o Secretário-Geral do Comitê Central do Partido Popular Revolucionário do Laos e Presidente da República Democrática Popular do Laos, Choummaly Sayasone, e expressou a firme posição e vontade de nosso partido e do governo de nossa República de fortalecer e desenvolver as relações de amizade e cooperação bilaterais em conformidade com as aspirações de ambos povos.

Estes laços de amizade bilaterais, nos quais estão contidas as façanhas imortais dos líderes antecessores dos dois países, entram hoje em dia na etapa de desenvolvimento sob a profunda atenção do estimado camarada Kim Jong Un, Secretário-Geral do Partido do Trabalho da Coreia e Presidente de Assuntos Estatais da República Popular Democrática da Coreia, e do camarada Thongloun Sisoulith, Secretário-Geral do Partido Popular Revolucionário do Laos e Presidente da República Democrática Popular do Laos.

Apreciar as históricas e tradicionais relações de amizade e cooperação com o Laos e desenvolvê-las energicamente de geração em geração e de século em século é a vontade invariável de nosso partido e do governo da República.

A tradição das excelentes relações de amizade e cooperação entre RPDC e Laos que, sendo mantidas pelo nobre propósito dos líderes antecessores, seguiram firmemente seu curso de desenvolvimento invariável mesmo em meio às vicissitudes da história, será continuada e desenvolvida constantemente no único caminho da realização da causa socialista.

Associação Coreia-Ásia

Nenhum comentário:

Postar um comentário