Joson, fundado por Tangun, foi o primeiro nome oficial de nosso país que logrou o desenvolvimento político, econômico e cultural ocupando um amplo território com Pyongyang como centro.
O “Suplemento da História dos Três Reinos”, livro publicado no final do século XIII, que narra a história de nosso Estado antigo e suas anedotas, transmite assim: “Tangun estabeleceu a cidadela de Pyongyang como capital e pela primeira vez denominou o país como Joson.”, “O rei Tangun estabeleceu a capital em Asadal e fundou o país chamado Joson.” Desta forma, transmitiu o fato de que Tangun, fundador de nossa nação, levantou o país nesta terra e o denominou Joson.
Nos clássicos de nosso país, que transmitem artigos relacionados com a fundação de Joson de Tangun, aparecem vários topônimos, entre eles, os mais repetidos são Pyongyang e Asadal.
Presume-se que Pyongyang seja uma expressão de "puruna" no estilo Ridu (caracteres chineses usados por seus valores sonoros para escrever partículas coreanas) da antiga língua coreana.
Nossos antepassados denominaram “Puruna” o rio que flui na planície. Pouco a pouco, chamaram com este nome também a aldeia por onde passa esse rio e logo a capital do país.
Asadal originou-se da palavra tongbang (leste), achim (manhã), saeroun (novo) ou palgun (brilhante) montanha. Em outras palavras, Asa conota os significados de “manhã brilhante” e “o Oriente que traz uma luz brilhante”.
Desde os tempos antigos, os coreanos interpretam "Jo" de Joson como achim (manhã), achul e asa, e "son" de Joson como pul (fogo), pal, pak e pit (luz).
Isso significa que em “Joson” está contido por igual o sentido de “Asadal” e “Pyongyang”, topônimos que indicam a capital da Coreia Antiga e, ao mesmo tempo, seu significado é manhã serena ou Oriente que traz a luz.
O primeiro nome oficial de nosso país, Joson, reflete amplamente o ponto de vista ideológico de que significa o lugar sagrado onde foi levantado o Estado, Pyongyang Asadal, sua capital, e o país de onde sai o Sol.
Em geral, o nome geral do Estado é designado junto com a fundação do país e este surgiu na zona com elevado desenvolvimento econômico e cultural desde finais da sociedade primitiva.
A denominação de Pyongyang ou Asadal à capital de Joson de Tangun, primeira dinastia de nosso país criada a princípios do século XXX antes de nossa era, constituiu uma condição histórica que pôde refletir tal sentido no nome oficial do Estado.
Pyongyang foi o local de nascimento da humanidade desenvolvida precocemente por nosso antepassados e o território onde viviam dispersadas as pessoas de tipo coreano antigo, primeiros antepassados da nação coreana. Eles, conquistando a natureza passo a passo, transformaram sem cessar a sociedade e a cultura e criaram seus próprios e desenvolvidos bens materiais e espirituais. Tais fatores sócio-históricos logrados no período precedente foram refletidos no nome oficial do Estado após a fundação do primeiro país nesta zona.
O nome oficial "Joson" reflete a vontade de Tangun e do grupo político liderado por ele.
Tangun era chamado também de rei Paktal (significa monte brilhante) porque parece que foi o nome de sua tribo e do território de onde vivia.
A princípio, Tangun era chefe da tribo Paktal e se tornou rei após fundar o país. “Asadal” e “Paktal” significam “manhã serena” e “nascer do sol”. Joson tem o mesmo sentido de “Asadal” e “Paktal”.
Por isso que ele denominou o país como Joson.
Se pode ver que o nome Joson tem uma longa história.
Joson, que apareceu na história como país da manhã serena do Oriente, fundado por Tangun, fez grande alarde de seu nome e deixou marcas imortais na história da instituição do nome oficial de nossa nação.
Em nosso país, o 3 de outubro, aniversário de Tangun, é celebrado como Dia da Fundação da Nação.
Kong Myong Song, diretor do Instituto de Folclore da Academia de Ciências Sociais.
Naenara
Nenhum comentário:
Postar um comentário