Preservemos profundamente o nobre significado contido em nossos símbolos nacionais.
O Hino da República Popular Democrática da Coreia nasceu em 27 de junho de 1947, sob a iniciativa direta e direção minuciosa do grande Líder camarada Kim Il Sung. O Hino da República é uma obra-prima e tesouro nacional que reflete, com base nos sentimentos e emoções estéticas peculiares de nosso povo e de forma popular, o desejo e a aspiração deste de levantar nesta terra uma grande potência digna e independente, um verdadeiro país do povo.
Nas últimas décadas, o hino nacional tem sido uma canção que simboliza nossa República e tem sido executado solenemente em grandes cerimônias, eventos políticos e nos palcos internacionais. E conquistou o coração de muitas pessoas com seu grande mundo espiritual e ideológico e infinito poder de influência.
O estimado camarada Kim Jong Un disse como segue:
"Aqui, onde valorizamos e honramos o que é nosso, existe o princípio da primazia da nação coreana, e existe o verdadeiro patriotismo que demonstra a dignidade de nosso país e nossa pátria e promove a sua prosperidade."
Se a bandeira e o emblema nacionais são a imagem do país, pode-se dizer que o hino nacional é a voz do país. Quando cantamos o hino nacional composto por 2 estrofes e 201 letras coreanas, é como se víssemos com um só olhar todo o belo território de 3000 ris do país, e sentimos grande orgulho como cidadão de uma grande República.
Que a manhã brilhe nesta terra abundante em recursos de ouro e prata.
Minha bela pátria de 3000 ris, com uma longa história de 5000 anos
...
O primeiro verso transmite a história de 5000 anos de nossa pátria que se orgulha de seus recursos naturais abundantes e da cultura brilhante como país civilizado do Oriente e país das manhãs calmas. E em cada parágrafo flui continuamente o espírito forte e sábio da nação que viveu com uma mesma consanguinidade num mesmo território.
Na segunda estrofe, que começa com "Abraçando todo o temperamento do monte Paektu", demonstra claramente a vontade e o credo de edificar nosso país como uma potência que brilha amplamente no mundo com infinita força criadora e sólida força unida de todo o povo coreano unido firmemente em torno do líder e a nobre a tradição da revolução coreana iniciada em Paektu sob a direção do grande Líder camarada Kim Il Sung, o sol da nação.
Não há no mundo outra obra-prima que reflita perfeitamente o caráter do país, o objetivo da construção do Estado e o desejo e as aspirações do povo em uma canção composta por apenas duas estrofes.
Era um povo que desejava fervorosamente o futuro do renascimento da nação e cantava com a alma da nação a melodia triste de "Arirang" derramando lágrimas, cheio de ressentimento e tristeza inenarráveis, no período em que o país havia sido tomado. No entanto, junto com a luta de todo o povo para estabelecer um Estado soberano, independente e poderoso, surgiram canções genuínas da nova Coreia, que são vibrantes e têm novas ideias e emoções, como o hino revolucionário imortal "Canção do General Kim Il Sung". Nesse fluxo poderoso nasceu o hino nacional da República.
Foi o grande Líder camarada Kim Il Sung que promoveu diretamente a criação do hino nacional da República Popular Democrática da Coreia e fez com que fosse completado como uma obra-prima preciosa através de sua direção enérgica no processo de criação.
Normalmente, um hino nacional é criado juntamente com a fundação de um país, mas o nosso hino nacional foi adotado um ano antes da fundação da República.
A letra do hino nacional foi escrita pelo senhor Pak Se Yong e a composição foi feita pelo senhor Kim Won Gyun.
A razão pela qual um poeta que protestou contra a opressão japonesa e clamou pela liberdade por meio da linguagem poética e metafórica de "Sanjebi" (andorinha da montanha), um poema lírico do tempo que não tinha país, e pela qual um jovem que vivia trabalhando como diarista, sem nunca ter chegado à porta da escola de música, puderam criar o hino nacional, se deve à orientação estratégica e aos valiosos ensinamentos do Líder paterno que conduziu sabiamente a grande causa da fundação do Estado para levantar um verdadeiro país do povo pela primeira vez na história de 5000 anos da nação após travar centenas de batalhas sangrentas contra o imperialismo japonês e recuperar a pátria.
No encontro com os escritores, o grande Líder, que considerava a criação do hino nacional uma tarefa muito importante na causa da fundação do Estado, disse que o povo demandava um hino nacional e desejava cantar a plenos pulmões sobre a alegria e a emoção de desfrutar da liberdade e da felicidade na pátria libertada, e continuou que "Nosso povo é um povo com uma longa história de 5000 anos e um povo sábio com uma cultura brilhante. O orgulho nacional e a confiança do povo coreano, que tem uma pátria tão bela e uma sábia tradição de luta, devem ser capturados na canção". Os ensinamentos do Líder ressoaram fervorosamente no coração de todos.
Sendo assim, nosso hino nacional é uma canção que foi criada em letra e composição a partir da grande ideia e emoções que transbordavam do coração de um patriota sem igual que tinha o amor mais fervente pela pátria. Por isso, desde que o hino nacional ressoou no mundo inteiro com a fundação da República, se tornou uma obra-prima preciosa que transmite ao mundo inteiro a paixão e o júbilo do povo que se tornou dono de um grande Estado independente e soberano pela primeira vez na história de cinco mil anos.
A posição que o hino nacional da República Popular Democrática da Coreia ocupa na história de 75 anos da República é verdadeiramente significativa. Todas glórias, prosperidade e vitórias não podem ser pensadas à parte de nosso hino nacional.
Como nosso povo foi capaz de derrotar o poderoso inimigo imperialista, que se dizia o "mais forte" do mundo, e se tornou conhecido no mundo como povo heroico? Como foi possível fazer o lendário Chollima levantar voo em meio às cinzas do pós-guerra e realizar como um turbilhão a industrialização socialista dentro de 14 anos? O hino da República guarda todo o registro desta grande história.
O amor pelo Estado é precisamente o amor mais puro pela pátria.
Junto com a melodia sublime do hino nacional, que é como uma badalada que chama pela nova manhã da pátria, os sentinelas da linha de defesa de todo o país seguram mais firmemente suas armas para defender o país e flui como uma corrente d'água o ferro fundido vermelho que faz subir mais alto o pilar da potência nas bases férreas do país. Em cada campo socialista tomam forma as espigas douradas de cereais, cultivadas com esforços e suor sincero, e nas brilhantes janelas de investigação nascem os êxitos científico-técnicos que impulsionam o avanço e apoiam ativamente a prosperidade e a vitória de nossa República.
O hino da República incorpora calidamente o mundo de devoção e sacrifício, o mundo do profundo patriotismo do grande Dirigente camarada Kim Jong Il que amou ardentemente esta canção.
O grande General, continuando ininterruptamente a marcha forçada pela felicidade do povo e o caminho em direção à frente para a defesa da pátria com a intenção de glorificar e defender mais firmemente nossa República, que é a mais nobre herança de toda a vida do Líder paterno, considerou o hino nacional como símbolo da dignidade da República que foi conferido pelo grande Líder e como a voz da Coreia Juche deve ressoar mais alto em todo o mundo para sempre junto com o transcurso do tempo nesta terra.
Ainda evoca memórias cálidas a imagem sagrada do grande General que foi o primeiro a se levantar para demonstrar respeito quando seria interpretado solenemente o hino nacional durante uma apresentação de um grupo artístico em um dia da marcha forçada e da penosa. Além disso, a certa altura, o grande General ensinou aos funcionários que antes da realização de uma apresentação de ginástica massiva deve ser interpretado o hino nacional.
Nestes dias difíceis, graças ao grande General que gravou mais profundamente o hino nacional no coração de milhares de pessoas, o povo foi capaz de se tornar forte em ideia e convicção superando todas as dificuldades seguindo o apelo patriótico ao hino nacional e conhecendo apenas vitórias.
Com a grande época de Kim Jong Un, o amor de nosso povo pelo hino nacional e seu desejo de avançar vigorosamente ao futuro se tornaram mais intensos.
O estimado camarada Secretário-Geral fez ferver mais intensamente as chamas de amor pelo hino nacional e do patriotismo no coração do povo de todo o país com grandes construções e criações que despertam a admiração do mundo com esforços incansáveis e dedicando tudo de si.
Ele é um patriota sem igual que ama fervorosamente nosso país e um grande homem sem igual cujo coração ferve com a determinação de dedicar toda a alma para glorificar esta Coreia por gerações.
Não só nós vimos isso, o mundo inteiro viu.
A imagem brilhante do estimado camarada Secretário-Geral cantando cada frase com coração patriótico quando a melodia solene do hino nacional reverberava na praça do desfile que celebrava grandiosamente o 75º aniversário de fundação de nossa República...
Na imagem daquele dia, o que pudemos ver foi o presente e o futuro de uma potência, a máxima reverência ao hino nacional que só poderia ser expressa por um grande líder do povo que assume sua responsabilidade ante a época e a história. Foi a manifestação do amor mais puro e sublime pelo país de um grande homem sem igual, que não pode ser explicada nem como milhares de palavras.
Naquela noite gloriosa, o mundo inteiro viu no rosto daqueles que não conseguiam conter as lágrimas de amor fervente a promessa ardente de transformar o país na maior potência do mundo.
Enfrentando as ondas turbulentas com poder crescente,
Um país em linha com os interesses do povo
Esta Coreia, infinitamente rica e próspera,
Brilhará eternamente
Ainda hoje o hino nacional da República é cantado com infinito orgulho e amor pelo povo.
Esta canção, junto com a época de dar primazia ao nosso Estado, que apresenta o futuro imaginado como uma realidade orgulhosa, onde uma nova Coreia democrática é construída com base nos ideais e aspirações acalentados pela primeira geração de cidadãos da República, torna-se mais profundamente enraizada na vida de milhares de pessoas. O tempo de milagres e transformações nesta terra elevaram ao mais alto nível o amor de nosso povo pelo país.
Todos gravam no coração a melodia do hino nacional que toca todas as manhãs, se esforçam mais para adiantar o futuro de prosperidade nos centros de estudo, nas minas subterrâneas, nas fazendas e nas fábricas e, também os membros da União das Crianças, protagonistas do futuro, reforçam a determinação de se tornarem trabalhadores hábeis que se responsabilizarão do futuro da Coreia admirando a bandeira nacional que é hasteada em meio à melodia solene do hino nacional.
À medida que a pátria é fortalecida, o amor do povo pelo Estado se torna mais forte. Se o principal desejo do povo é tornar a pátria rica e próspera, como nosso hino nacional não ressoaria amplamente nesta terra onde este desejo é realizado?
Existem muitos países no mundo e cada um tem seu próprio hino nacional. Há uma variedade de anedotas e detalhes acerca do nascimento do hino nacional. Porém, o mais importante é se o hino nacional é considerado sagrado e como a verdadeira voz do povo.
Isto não é algo do passado distante. Há pouco tempo, ocorreu um incidente em que várias jogadoras estadunidenses permaneceram caladas durante a execução do hino nacional em protesto contra o racismo profundamente enraizado, a desigualdade e a brutalidade policial das autoridades policiais em uma partida de futebol feminino, onde a atenção do mundo estava focada.
Isso não seria um "grito de silêncio" que demonstra que, num país onde todos os tipos de males sociais são prevalecentes e o som de tiros nunca cessa, nem mesmo dentro das instituições de ensino, onde os interesses da classe trabalhadora são pisoteados pela ganância de uma minoria privilegiada, os cidadãos não podem amar de coração seu país?
Como pode haver verdadeiro amor ao país entre pessoas que vivem na miséria e não têm onde morrer? Como podem amar o país aqueles envolvidos em uma competição feroz pela sobrevivência num mundo regido pela lei da selva e cujo caráter e valores humanos básicos são completamente descartados? Como podem ser patriotas aqueles que, por mais que se vangloriem das riquezas materiais, não conseguem viver em paz nem por um momento em meio à ansiedade e ao medo social que sempre rondam?
Não importa quão bela seja a letra e quão bela seja a melodia, um hino nacional que não pode ser cantado com o coração não pode pertencer verdadeiramente ao povo.
Para nosso povo, que superou inúmeras dificuldades e provações que outros não teriam suportado e conquistou tudo que parecia impossível, nosso hino nacional é sagrado.
A realidade orgulhosa de hoje, onde o sonho de uma potência é realizado apesar das severas dificuldades, transmite ao nosso povo:
O país é grande pela grandeza do líder e será eterno o amor do povo pelo país.
É nosso dever, como cidadão da grande potência, considerar nosso hino nacional como sagrado e tratá-lo com dignidade. A reverência e o respeito ao hino nacional são precisamente a reverência e o respeito à pátria.
Cada cidadão da República, sem qualquer distinção, no momento em que a bandeira nacional é hasteada e canta o hino nacional, grava no coração o profundo significado contido nas letras com as mais sublimes emoções e sintoniza o ritmo das batidas do seu coração com a melodia solene do hino nacional. Quanto os cidadãos, que dedicam seu suor patriótico lutando ferreamente pela construção de uma potência, cantam o hino nacional, seus sentimentos refletem o orgulho infinito pela dignidade de nossa pátria que brilha com os nomes sagrados do grande Líder, do grande General e do estimado camarada Secretário-Geral.
Amemos o hino nacional da República!
A qualquer hora e em qualquer lugar, cantemos o hino nacional com o coração e considerando-o como algo sagrado, e vivamos gravando profundamente no coração como riqueza eterna e alma fervente de toda vida a melodia e a letra do hino nacional!
Oh, hino nacional da República Popular Democrática da Coreia,
Você ressoará mais alto em todo o mundo como canção da grande potência!
Rim Jong Ho
Nenhum comentário:
Postar um comentário