8 de outubro de 2023 é o dia significativo que marca o 65º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a República Popular Democrática da Coreia e a República da Guiné.
Nas páginas da história de desenvolvimento das relações entre os dois países, que consolidaram os laços de amizade e cooperação na luta conjunta pela independência anti-imperialista e pela justiça durante o longo período de mais de meio século, estão gravadas as façanhas imortais do grande Líder camarada Kim Il Sung, que enviou apoio e respaldo desinteressados tanto material como espiritualmente para a independência e a construção de uma nova sociedade na Guiné.
O grande Líder camarada Kim Il Sung fez com que o Governo da República tomasse a decisão de reconhecer o governo deste país que declarou a independência pela primeira vez na região da África em outubro de 1958 e estabelecesse relações estatais e, em novembro de 1970, enviou firme solidariedade e assistência desinteressada à luta do povo da Guiné que se levantou para defender o país da agressão dos colonialistas.
O grande Líder camarada Kim Il Sung se encontrou pessoalmente com o presidente Sékou Touré que visitou nosso país em 3 ocasiões, como em outubro de 1979, e iluminou claramente o caminho a seguir da Guiné que se levantou para a construção de uma nova sociedade.
E quanto o presidente Lansana Conté, que tomou o poder depois do falecimento do presidente Sékou Touré, visitou Pyongyang em 2 ocasiões, o grande Líder o recebeu calidamente como enviado de amizade do povo da Guiné e explicou com clareza sobre os assuntos detalhados que se apresentavam em lograr o desenvolvimento independente e a prosperidade da Guiné.
Ademais, o grande Líder enviou nossos hábeis técnicos e especialistas para o desenvolvimento agrícola da Guiné e fez com que fosse construída uma fábrica de reparação de máquinas agrícolas e pequenas centrais hidrelétricas para a irrigação, e em janeiro de 1982 fez com que fosse construído bem um centro de investigação de ciências agronômicas em Kilissi, uma cidade local, como símbolo da amizade de ambos países.
Em reflexo da infinita veneração ao grande Líder camarada Kim Il Sung, máxima personificação do genuíno dever internacionalista, o povo da Guiné pôs respeitosamente o nome do grande Líder no centro de investigação de ciências agronômicas e o governo da Guiné o outorgou a “Ordem da Grande Cruz de Mérito Nacional”, máxima ordem da Guiné.
As façanhas imortais realizadas para o desenvolvimento das relações entre os dois países pelo grande Líder camarada Kim Il Sung, que ofereceu ajuda sincera para a independência e a construção da nova sociedade da Guiné, brilharão eternamente de geração em geração.
Nós, no futuro também, nos esforçaremos ativamente para fortalecer e desenvolver invariavelmente as relações de amizade e cooperação com Guiné, que têm uma longa história e tradição, segundo a demanda da nova era e os interesses comuns dos povos de ambos países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário