10 de outubro de Juche 34 (1945) foi um dia de grande significância na história do Partido do Trabalho da Coreia.
Nesse dia, o grande Líder camarada Kim Il Sung deu os retoques finais ao informe do Congresso Fundacional do Partido em seu escritório até o amanhecer.
Quando os ex-combatentes antijaponeses entraram no escritório, o Líder contemplava o céu oriental pela janela.
Após trocar saudações com os visitantes, ele expressou: Camaradas, chegou o momento em que será registrada uma nova página na história do movimento comunista de nosso país que experimentou inúmeras vicissitudes e severas provas.
E se dirigiu ao local onde seria celebrado o Congresso Fundacional do Partido.
Nele participaram mais de 70 representantes, incluindo Kim Chaek, Rim Chun Chu e outros ex-combatentes revolucionários antijaponeses, diretivos e ativistas procedentes das 5 províncias da Coreia do Norte. Entre eles havia também operários e camponeses progressistas e os que estiveram relacionados com as atividades de várias unidades dentro e fora do país.
Na ocasião, Kim Il Sung proferiu o histórico informe intitulado “Sobre a construção do partido marxista-leninista em nosso país e suas tarefas imediatas”.
Seu discurso comoveu o coração de todos os reunidos por analisar concretamente a situação criada no Norte e no Sul da Coreia liberada e esclarecer os requerimentos legítimos e a necessidade premente de fundar um potente órgão diretivo central do partido na Coreia do Norte e as linhas políticas e organizativas que definiam os princípios das atividades e da construção do partido.
Ao organizar o Comitê Central Organizador do Partido Comunista da Coreia do Norte, Kim Il Sung realizou a histórica causa da fundação do partido, uma das três tarefas para a construção de uma nova Coreia depois da libertação do país (15 de agosto de 1945).
Naenara
Nenhum comentário:
Postar um comentário