terça-feira, 10 de outubro de 2023

Histórico dia de fundação do Partido


10 de outubro de Juche 34 (1945) foi um dia de grande significância na história do Partido do Trabalho da Coreia.

Nesse dia, o grande Líder camarada Kim Il Sung deu os retoques finais ao informe do Congresso Fundacional do Partido em seu escritório até o amanhecer.

Quando os ex-combatentes antijaponeses entraram no escritório, o Líder contemplava o céu oriental pela janela.

Após trocar saudações com os visitantes, ele expressou: Camaradas, chegou o momento em que será registrada uma nova página na história do movimento comunista de nosso país que experimentou inúmeras vicissitudes e severas provas.

E se dirigiu ao local onde seria celebrado o Congresso Fundacional do Partido.

Nele participaram mais de 70 representantes, incluindo Kim Chaek, Rim Chun Chu e outros ex-combatentes revolucionários antijaponeses, diretivos e ativistas procedentes das 5 províncias da Coreia do Norte. Entre eles havia também operários e camponeses progressistas e os que estiveram relacionados com as atividades de várias unidades dentro e fora do país.

Na ocasião, Kim Il Sung proferiu o histórico informe intitulado “Sobre a construção do partido marxista-leninista em nosso país e suas tarefas imediatas”.

Seu discurso comoveu o coração de todos os reunidos por analisar concretamente a situação criada no Norte e no Sul da Coreia liberada e esclarecer os requerimentos legítimos e a necessidade premente de fundar um potente órgão diretivo central do partido na Coreia do Norte e as linhas políticas e organizativas que definiam os princípios das atividades e da construção do partido.

Ao organizar o Comitê Central Organizador do Partido Comunista da Coreia do Norte, Kim Il Sung realizou a histórica causa da fundação do partido, uma das três tarefas para a construção de uma nova Coreia depois da libertação do país (15 de agosto de 1945).

Naenara

Nenhum comentário:

Postar um comentário