15 de outubro é o dia significativo que marca o 75º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a República Popular Democrática da Coreia e a Mongólia.
Depois da fundação da RPDC em 1948, a República Popular da Mongólia (como se chamava na época) foi o segundo país que estabeleceu relações diplomáticas com a RPDC, logo depois da URSS, fato que serviu de marco importante no desenvolvimento dos laços de amizade entre os dois países.
As tradicionais relações de amizade entre RPDC e Mongólia foram preparadas, desenvolvidas e enriquecidas graças ao grande Líder camarada Kim Il Sung e aos dirigentes antecessores da Mongólia.
O grande Líder camarada Kim Il Sung empreendeu já no final da década de 1930 a audaz operação de perturbação da retaguarda dos invasores japoneses, que frustrou a tentativa dos imperialistas japoneses que perpetravam a agressão militar contra a Mongólia com suas forças armadas concentradas na região de Halexinhe, e ajudou sinceramente o povo mongol na luta contra os invasores.
Na situação tão difícil durante a Guerra de Libertação da Pátria, quando nosso povo travava os combates decisivos contra os EUA e suas forças seguidoras, a Mongólia se encarregou dos órfãos da guerra para criá-los e não poupou ajuda material e espiritual para nosso povo.
Já estabelecidas as relações diplomáticas, os dois países, satisfeitos sinceramente com os êxitos da outra parte na construção estatal, intensificaram os intercâmbios bilaterais e a cooperação e manifestaram apoio e solidariedade ativos mutuamente às lutas dos povos para lograr a prosperidade e o desenvolvimento do país.
O grande Líder camarada Kim Il Sung visitou a Mongólia em duas ocasiões e teve encontros significativos com os líderes da Mongólia, nos quais informou sobre a linha de construção da economia independente de nosso país e os êxitos e experiências obtidos no processo de sua realização, preparando desta maneira o cimento sólido para o desenvolvimento dos laços bilaterais.
Hoje, várias escolas e jardins de infância famosos da Mongólia levam o nome do grande Líder camarada Kim Il Sung, que fez grande aporte ao desenvolvimento das relações de amizade entre ambos países, e os grupos artísticos da Mongólia participam com sinceridade cada vez que é realizado o Festival Artístico de Amizade Abril na Primavera, fatos que mostram o respeito e a admiração infinitos de seu povo ao grande Líder.
Atualmente, a amizade entre os povos de RPDC e Mongólia segue avançando favoravelmente superando as provas e dificuldades da história.
Consolidar e desenvolver ainda mais as relações de amizade entre a RPDC e a Mongólia, de acordo com as demandas da nova época, convém totalmente às aspirações e aos interesses de ambos povos.
Nosso povo, no futuro também, apreciará as tradicionais relações de amizade RPDC-Mongólia e, unido firmemente com o povo mongol, avançará para continuar e desenvolvê-las.
Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia
Nenhum comentário:
Postar um comentário