sábado, 8 de julho de 2023

O camarada Kim Il Sung e o internacionalismo


O grande Líder camarada Kim Il Sung foi um grande revolucionário e grande internacionalista que durante toda sua vida apoiou e ajudou ativamente nos aspectos material e espiritual a luta dos povos de muitos países do mundo pela independência antiimperialista, paz e progresso, e também foi o grande sábio virtuoso da humanidade.

Há alguns anos, uma personalidade da Tanzânia se encontrou com nosso funcionário e falou com muita emoção sobre o fato histórico de que o grande Líder ofereceu assistências desinteressadas para o desenvolvimento agrícola da Tanzânia e expressou que as façanhas imortais do grande Líder camarada Kim Il Sung, que ajudou tanto material como espiritualmente para o desenvolvimento agrícola de seu país, serão transmitidas eternamente.

O camarada Kim Il Sung se preocupou muito com o fato de que os países africanos que lograram a independência nacional e empreenderam o caminho da construção de uma nova sociedade como a Tanzânia estavam muito atrasados na agricultura como consequência do domínio colonial de longo período e que estavam sofrendo de extrema escassez de alimentos por causa dos desastres naturais que ocorriam continuamente.

Ele se encontrou com o Presidente Nyerere da Tanzânia em várias ocasiões como em maio de 1980 e, quando ele expressou sua preocupação sobre o fato de que a situação alimentar de seu país estava tensa por causa de secas severas, deu confiança e coragem dizendo que poderiam colher entre 3 e 4 vezes mais se construíssem os sistemas de irrigação e colher mais ainda se introduzissem os métodos químicos e a mecanização. E deu instruções detalhadas sobre o rumo e os métodos para aumentar a produção agrícola como o assunto de organização e mobilização ativa do povo para a agricultura com a elevação do papel diretivo do partido e a construção de sistemas de irrigação com suas próprias forças.

Quando o Presidente Nyerere visitou nosso país em março de 1981, o grande Líder fez com que fosse alterado o programa de sua estadia para que ele pudesse visitar os equipamentos de irrigação e as fábricas que produziam bombas d'água para oferecê-lo ajuda no setor agrícola do país.

Em um ano, o grande Líder estudou o mapa da Tanzânia até tarde da noite e, com base nisso, apresentou aos membros da delegação da Tanzânia que visitaram nosso país o assunto de recuperar a bacia do rio Rufiji para convertê-la em terra cultivável e construir sistemas de irrigação lá e aclarou todos os problemas que se apresentavam na obra como o asseguramento da mão de obra, a orientação técnica da obra e a expansão gradual do tamanho da obra por etapas. E também tomou a medida de enviar nossos técnicos e especialistas com máquinas e equipamentos produzidos em nosso país.

Graças às suas instruções detalhadas e ativa assistência, o povo da Tanzânia realizou energicamente o trabalho para aumentar com rapidez a produção agrícola em cooperação com nossos técnicos agrícolas e especialistas e, na terra onde se colhia somente 800kg por hectare no passado, criou o milagre de colher 4.5 toneladas por hectare como média e 6.8 toneladas como máximo e, em meados da década de 1980, o país africano pôde praticamente se autoabastecer de alimentos.

O camarada Kim Il Sung enviou nossos técnicos e especialistas não só à Tanzânia, mas também a muitos países da África como Moçambique, Benin, Guiné, Madagascar e Mali e ajudou com sinceridade no desenvolvimento de vários setores como agricultura, educação, esporte, saúde pública e arquitetura.

O camarada Kim Il Sung, cada vez que enviava nossos técnicos e especialistas aos países africanos, os encomendava o seguinte:

"Trabalhem junto com as pessoas de outros países e os ensine comendo mandioca e milho com elas. Atuando desta maneira, poderão ajudar as pessoas destes países com sinceridade."

Embora na história da humanidade não tenham sido poucos os dirigentes estatais que deixaram marcas imortais, o único homem do mundo que ofereceu desinteressadas assistências materiais e espirituais para os países que empreenderam o caminho da construção da nova sociedade foi o camarada Kim Il Sung.

As façanhas imortais realizadas pelo grande camarada Kim Il Sung, verdadeiro internacionalista e grande sábio virtuoso da humanidade reconhecido por todo o mundo, ficarão gravadas eternamente no coração dos povos progressistas do mundo, ainda que transcorram milhares de anos.

Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário