quarta-feira, 5 de julho de 2023

Batalha de Osan


Se trata de uma batalha em que unidades de infantaria e tanques do EPC dizimou em um cerco em 5 de julho de 1950 a vanguarda da primeira tropa terrestre do exército agressor estadunidense na zona de Osan da província de Kyonggi.

As unidades do EPC que frustraram a invasão armada surpresa do inimigo e passaram à contraofensiva, avançaram ao sul desferindo sucessivos golpes demolidores.

Quando a frente foi rompida em conjunto por meio do contra-ataque do EPC, os agressores imperialistas ianques ficaram frenéticos para deter o avanço do EPC mobilizando na frente coreana até suas tropas estacionadas no Japão.

Para tanto, em 1 de julho de 1950, o 1º Batalhão (denominado “Comando de Smith”) do 21º Regimento da 24ª Divisão de Infantaria do Exército dos EUA foi transportado de avião para Pusan ​​​​e depois estacionado no Monte Jukmi, na área de Osan .

As unidades do EPC que avançavam pela estrada Suwon-Phyongthaek após libertar Suwon, se encontraram com a tropa inimiga com 440 efetivos e reforçada com o 52º batalhão de artilharia de campanha pela manhã de 5 de julho na linha da comuna Kumam, no lado setentrional de Osan.

A unidade de tanques que avançava na frente avançou com rapidez na profundidade da defesa inimiga seguindo pelo caminho amplo para esmagar sua posição de artilharia e bloquear o caminho de retirada do inimigo, enquanto outras tropas de tanques e de infantaria que avançavam seguindo a referida unidade atacaram o inimigo frontalmente e pelos flancos, aniquilando-o no cerco à cota 118. Nesta batalha, as tropas do EPC acabaram com um batalhão de infantaria e outro de artilheira, capturaram e destruíram grande quantidade de armas e meios técnicos de combate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário