19 de junho deste ano marca o 23º aniversário da adoção da Declaração Conjunta RPDC-Rússia.
A convite do grande Dirigente camarada Kim Jong Il, Vladimir Vladimirovich Putin, Presidente da Federação Russa, visitou a República Popular Democrática da Coreia de 19 a 20 de julho de 2000.
No encontro histórico e conversações, os líderes de ambos países realizaram francos intercâmbios de opiniões sobre as relações bilaterais e os problemas internacionais de interesse mutuo e chegaram a uma satisfatório acordo de opiniões, e a Declaração Conjunta RPDC-Rússia foi adotada segundo o resultado das conversações.
A Declaração Conjunta confirmou que desenvolver ainda mais a cooperação e a colaboração entre a RPDC e a Federação Russa concorda com os interesses fundamentais dos povos de ambos países e contribui ao estabelecimento de uma ordem internacional imparcial e racional baseada nos princípios da igualdade e do respeito mútuo.
Ademais, RPDC e Rússia afirmaram que cada Estado tem o direito soberano de escolher o caminho de seu desenvolvimento político, econômico e social e que apoiam os esforços de ambas partes para rechaçar as intervenções nos assuntos internos de outros países e salvaguardar a independência, a soberania e a integridade territorial.
Na Declaração Conjunta, ambas partes destacaram sobre a realização dos contatos e a cooperação entre os órgãos e entidades respectivos e a ativação da colaboração no comércio, na economia e no setor de ciência e tecnologias, e a criação de condições legais e econômicas para esse fim.
A Declaração Conjunta RPDC-Rússia serviu como guia para ampliar e desenvolver em todos os aspectos as relações RPDC-Rússia que têm uma longa história e tradição segundo a demanda do novo século e como uma força motriz para assegurar o desenvolvimento sã das relações internacionais e a paz e segurança da região da Ásia-Pacífico e do resto do mundo.
O grande Dirigente camarada Kim Jong Il, que sempre prestou profunda atenção ao fortalecimento e desenvolvimento das relações RPDC-Rússia, visitou a Federação Russa em 2001, 2002 e 2011 e empreendeu enérgicas atividades exteriores e realizou façanhas imortais para a maior consolidação das relações de amizade e cooperação entre os dois países.
As façanhas que o grande Dirigente camarada Kim Jong Il realizou para o desenvolvimento das relações RPDC-Rússia estão gravadas brilhantemente nas crônicas da amizade RPDC-Rússia e, hoje em dia, estas relações entraram em nova fase de desenvolvimento graças ao estimado camarada Kim Jong Un, Presidente de Assuntos Estatais da República Popular Democrática da Coreia.
O estimado camarada Kim Jong Un, Presidente de Assuntos Estatais da República Popular Democrática da Coreia, visitou a cidade de Vladivostok, Rússia, onde estão gravadas nitidamente as nobres marcas do grande Dirigente camarada Kim Jong Il, em abril de 2019, e realizou o primeiro encontro com o Presidente Putin e logrou o valioso acordo de abrir a nova época dourada do desenvolvimento das relações RPDC-Rússia e intensificar a cooperação estratégica e tática entre os dois países.
Hoje em dia, os dois países, segundo a histórica Declaração Conjunta RPDC-Rússia e o acordo logrado na Cúpula RPDC-Rússia em 2019, estão intensificando as colaborações mútuas e ações conjuntas estreitando o intercâmbio de opiniões estratégicas na trajetória pela defesa da soberania e segurança do país e a paz do mundo e o estabelecimento da justiça internacional.
Nosso povo envia firme apoio e solidariedade ao amistoso povo russo que avança com vigor para cumprir a sagrada causa pela defesa dos direitos soberanos e interesses de desenvolvimento da Rússia frente às coações e arbitrariedades dos imperialistas.
Desenvolver invariável e totalmente, década após década, as relações de amizade RPDC-Rússia com base no espírito do acordo e documentos conjuntos logrados entre os líderes de RPDC e Rússia, constitui a invariável posição do governo de nossa República.
Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia
Nenhum comentário:
Postar um comentário