As unidades combinadas do Exército Popular da Coreia travaram uma batalha para cercar e aniquilar a 1ª Divisão de Infantaria dos EUA, a principal unidade do 10º Corpo de Exército dos EUA, na área do lago Jangjin, no setor leste da frente, do final de novembro ao início de dezembro de 1950, quando a Guerra de Libertação da Pátria estava no auge.
O inimigo, que havia se aglomerado na área do lago Jangjin para invadir a área da fronteira norte da RPDC, fez uma última tentativa de romper a forte linha de defesa do EPC confiando em sua superioridade numérica e técnica.
De acordo com a política operacional do Comandante Supremo Kim Il Sung, as unidades combinadas do EPC cortaram prontamente a estrada Jangjin-Hamhung e fizeram um cerco ao redor do lago, enquanto continham os ataques do inimigo desde a noite de 27 de novembro.
Cercaram completamente o inimigo em Sindae-ri, Ryudam-ri, Hagalu-ri e Kotho-ri ao redor do lago e começaram a realizar operações para aniquilá-los, dividindo-os em partes.
Na manhã de 29 de novembro, cortaram a formação de batalha do inimigo em 12 partes e lançaram ataques surpresa contra os agressores imperialistas estadunidenses e o exército fantoche sul-coreano em todas as direções, enquanto os cercavam em cada parte.
À medida que o inimigo resistia fortemente, a batalha se tornava mais feroz.
O inimigo sitiado em Ryudam-ri lançou um contra-ataque na direção do passo Saung com o apoio de corpos aéreos e tanques na tentativa de se juntar às suas forças em Hagalu-ri, e os de Kotho-ri contra-atacaram várias vezes na direção de Pusong-ri com o apoio de mais de 100 aviões e mais de 30 tanques em 28 e 29 de novembro em uma tentativa de resgatar suas tropas sitiadas em Hagalu-ri.
O inimigo enviou um regimento da 3ª Divisão de Infantaria dos EUA em Wonsan para Hungnam a fim de livrar suas forças do cerco.
As unidades do EPC destruíram o inimigo por meio de vários ataques de fogo e assaltos, impedindo que os inimigos, sitiados em quatro distritos, se unissem até 6 de dezembro.
Uma subunidade de uma unidade combinada do EPC na altitude ao sul de Hagalu-ri lutou heroicamente até o último homem para defendê-la, matando ou ferindo mais de 500 soldados inimigos e repelindo oito rodadas de ataque.
Desde o início de seu cerco na área do Lago Jangjin até 6 de dezembro, os inimigos foram congelados ou morreram de fome, e os sobreviventes foram aniquilados pelo feroz poder de fogo do EPC.
A 1ª Divisão de Infantaria dos EUA, que sofreu pesadas baixas na batalha ao redor do Lago Jangjin, perdeu completamente suas capacidades de combate.
Sua derrota foi tão horrível que até os correspondentes de guerra estadunidenses, que foram ao local para cobrir os resultados da batalha, relataram que foi a primeira retirada da história do Corpo de Infantaria dos EUA.
Naenara
Nenhum comentário:
Postar um comentário