Recentemente, Lavrov, ministro das Relações Exteriores, em entrevista ao jornal indonésio “Compass”, criticou que o grupo ocidental liderado pelos EUA está tentando obstruir o estabelecimento de um mundo multipolar para manter sua hegemonia e realizar o sistema neocolonial.
O chanceler Lavrov apontou que, na realidade, muitos países da Eurásia, Ásia-Pacífico, Oriente Médio, África e América Latina aspiram aos interesses internacionais, à realização da soberania e à cooperação internacional, e que estão exercendo seu direito à palavra nos principais assuntos internacionais.
Apontando sobre o fato de que a efetividade das alianças interestatais como BRICS e a Organização de Cooperação de Shanghai, que o grupo ocidental não participa, se eleva dia após dia, ele disse que as atividades de tais organizações, onde não existe o “guia” nem o “guiado”, constituem a norma da diplomacia moderna multipartida.
Por outra parte, na entrevista, o chanceler Lavrov condenou dizendo que a egoísta política externa que o Ocidente aplica, como as unilaterais sanções econômicas que destroem a segurança alimentícia e energética do mundo e põem obstáculos no caminho dos países em via de desenvolvimento.
Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia
Nenhum comentário:
Postar um comentário