Durante a Guerra de Libertação da Pátria (1950-1953), a genialidade militar e extraordinária arte de comando do grande Líder camarada Kim Il Sung levaram ao "maior fracasso na história das forças terrestres" a "Ofensiva Geral de Natal", empreendida pelo imperialismo estadunidense mobilizando 5 corpos de exército com a promessa de "terminar a Guerra da Coreia".
Em vez de aprender a lição com a frustrada "ofensiva do Dia de Ação de Graças" na segunda metade de outubro de Juche 39 (1950) ante o golpe forte do Exército Popular da Coreia, os imperialistas estadunidenses tentaram em novembro desse ano a "Ofensiva Geral de Natal" sem largar sua ambição de ocupar toda a Coreia..
Frente à nova operação militar dos inimigos, o grande Líder camarada Kim Il Sung apresentou a orientação sobre a segunda operação da terceira etapa da guerra, que consistia em passar ao contra-ataque em toda a frente pondo enfoque na frente ocidental, cercar e aniquilar os coletivos principais da parte inimiga em cooperação com as tropas do grosso e as unidades da segunda frente e libertar assim toda a extensão geográfica da RPDC.
Definiu a data de início do contra-ataque na parte ocidental da frente para 25 de novembro pela noite, dia seguinte da "ofensiva geral" dos inimigos, e instruiu empreender a mesma militar na frente oriental, à medida que eram ampliados os êxitos das unidades combinadas encarregadas do ataque principal no oeste.
Em acato à ordem do grande Líder, as unidades do EPC passaram ao contra-ataque e aniquilaram os agressores nas zonas superiores dos rios Chongchon e Taedong na frente ocidental e nas margens do lago Jangjin e do vale da planície adjacente de Kaema na parte oriental.
Em cooperação com as unidades da frente principal e a segunda na retaguarda inimiga, as tropas do EPC libertaram toda a região ao norte do paralelo 38 na segunda metade de dezembro de 1950.
A "Ofensiva Geral de Natal", convertida na "retirada geral" em poucos dias, resultou na destituição de MacArthur, autoproclamado "Napoleão do Oriente", e o apelido de "general de tumbas" ao comandante da primeira divisão de infantaria dos EUA, Smith, que levou a maior parte de seus efetivos à morte nas margens do lago Jangjin.
Nenhum comentário:
Postar um comentário