quarta-feira, 26 de julho de 2023

O socialismo de Cuba que avança com o espírito de Moncada


Hoje completa 70 anos do Assalto ao quartel Moncada, no qual o povo cubano deu o primeiro tiro da luta armada contra o regime ditatorial pró-EUA.

Em 26 de julho de 1953, o povo e os revolucionários cubanos pegaram em armas sob a liderança dos camaradas Fidel Castro e Raúl Castro, líderes antecessores da revolução cubana, e empreendeu a operação audaz de assalto ao quartel Moncada, importante fortaleza militar do regime ditatorial pró-EUA de Batista.

Os tiros dados pelo povo e os revolucionários cubanos em Moncada constituíram um acontecimento histórico que abalou o reduto da ditadura pró-EUA e um incidente que marcou uma nova fase na luta do povo cubano para conquistar a liberdade e a libertação e liquidar o antigo regime de dominação.

O camarada Fidel Castro, líder destacado da revolução cubana, disse como segue aos combatentes armados antes do ataque ao quartel Moncada.

"Se vencermos, o desejo de nosso povo será alcançado, e se acontecer o contrário, nossas ações servirão de exemplo para o povo cubano. Avancemos segurando a bandeira."

Suas palavras refletem bem o espírito de Moncada.

O chamado espírito de Moncada é precisamente o espírito de luta dos participantes no assalto que ofereceram sua vida sem hesitar, sendo uma centelha que despertou o povo à revolução, e o espírito revolucionário de lutar até o fim com o inimigo tomando armas para realizar o desejo do povo pelo socialismo.

Os tiros de justiça disparados em Moncada se tornaram trovões da revolução que inauguraram uma nova manhã de liberdade, libertação e socialismo em Cuba. O espírito de Moncada elevou as chamas intensas da luta armada em todo o território cubano, resultando na derrubada do regime ditatorial pró-EUA e, pela primeira vez no Hemisfério Ocidental, nasceu o sistema socialista, o ideal da humanidade.

O espírito de Moncada, criado pelos revolucionários à custa de seu sangue e vida, tornou-se um precioso patrimônio do povo cubano e serve de força motriz que impulsiona vigorosamente a luta do povo cubano pelo socialismo.

O povo cubano defendeu com honra a soberania e a dignidade do país e alcançou um progresso social incessante em meio a sanções e bloqueio das forças hostis por décadas.

O espírito de Moncada, criado pela primeira geração de revolucionários cubanos, segue vivo nas veias dos jovens da nova geração até hoje, e a causa socialista avança constantemente.

Herdeiro do espírito revolucionário criado pela primeira geração da revolução, o povo cubano logrou grandes êxitos no curso histórico para a construção do socialismo e sua defesa, derrotando todo tipo de desafios e esquemas de obstrução das forças hostis e defendendo firmemente os ganhos da revolução conquistados à custa de sangue.

O fato de que, recentemente, os revolucionários da velha geração, que percorreram pela primeira vez o caminho da revolução, tenham permanecido em cargos importantes recebendo o apoio absoluto dos deputados na 10ª Composição da Assembleia Nacional do Poder Popular, é um reflexo do respeito e confiança da nova geração nas gerações anteriores da revolução e da vontade inabalável do corpo diretivo da nova geração de continuar com firmeza a linhagem da revolução.

Atualmente, no cenário internacional, a luta entre o socialismo e o imperialismo se acirra a cada dia.

Os imperialistas fazem todo o possível para obliterar os feitos dos revolucionários da geração veterana e derrubar o socialismo em Cuba. Se esforçam para a fé no socialismo no coração do povo cubano e desintegrar o socialismo por dentro. Tentam fazer com que o povo cubano desista e abandone seu espírito de luta com a imposição do bloqueio econômico brutal e fazer com que esqueça o que os revolucionários veteranos fizeram pela revolução socialista no passado.

As maquinações dos imperialistas estão fadadas ao fracasso.

O governo e povo cubanos lutam pela construção de uma potência socialista próspera no território cubano, que é o desejo dos predecessores revolucionários, esmagando as manobras das forças hostis com o espírito de Moncada, unidos firmemente em torno ao Partido Comunista liderado pelo camarada Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez. Estão fazendo a revolução avançar exitosamente mantendo no alto a bandeira da independência anti-imperialista e do socialismo. Enquanto fortalece o papel diretivo do partido sobre a revolução e a construção, a nova geração se arma com a ideia dos mártires e mantém seu espírito continuando a revolução. Apesar do severo bloqueio, Cuba promove o desenvolvimento do comércio e da indústria e fortalecendo os sistemas produtivos nacionais e regionais. Em particular, cada região tenta resolver seus próprios problemas e esforços são envidados para o desenvolvimento da produção de produtos alimentícios e do setor de serviços.

O partido e governo cubanos estão investindo grandes esforços no fortalecimento da defesa nacional para defender o socialismo.

Nosso povo se alegra com todos os sucessos que o povo cubano vem obtendo na construção socialista como se fossem seu.

Nosso povo, no futuro também, continuará lutando lado a lado com o povo cubano na mesma trincheira da luta anti-imperialista e anti-EUA e em defesa do socialismo, e envidará todos os esforços para desenvolver as relações de amizade e cooperação entre os dois países.

Nosso povo envia calorosas felicitações ao povo cubano pelo 70º aniversário do Assalto ao quartel Moncada, dia histórico em que foram disparados os primeiros tiros da resistência anti-EUA no Hemisfério Ocidental.

A luta do povo cubano, que tem como firme credo "Socialismo ou morte! Venceremos!", está unido firmemente em torno ao Partido Comunista de Cuba e mantém vivo o espírito de Moncada, certamente triunfará.

Ri Hak Nam

Nenhum comentário:

Postar um comentário