Ri Myon Sang (8 de abril de 1908 - 25 de junho de 1989) foi um compositor prestigioso que foi condecorado com o Prêmio Kim Il Sung e como Artista do Povo.
Compôs muitas canções em sua vida, e suas canções criadas no tempo de guerra têm uma importante posição entre elas.
A Coreia foi libertada da dominação militar do imperialismo japonês em agosto de 1945. Contudo, os imperialistas estadunidenses e a camarilha títere sul-coreana de Syngman Rhee cometeram sem cessar as provocações de guerra contra a República Popular Democrática da Coreia, e suas manobras chegaram ao clímax em 1950.
Em um dia de março de 1950, Ri Myon Sang e o escritor Jo Ryong Chul ouviram a notícia sobre as atrocidades que os inimigos perpetraram na RPDC. Sem poder tolerar a indignação contra os agressores, os dois se dirigiram para o escritório de criação.
O entusiasmo do povo de defender à custo de sangue seu país onde ele se converteu em dono, o ódio implacável contra os inimigos que tentavam privá-lo do país que foi libertado pelo General Kim Il Sung e onde ele desfrutava de uma vida feliz, e seu fervoroso amor à pátria que não podia perder novamente, essas se tornaram a letra e melodia da “Canção da defesa da pátria”.
A canção foi divulgada ao longo do país e deu início à composição de outras canções do tempo de guerra.
Quando os imperialistas estadunidenses provocaram a guerra nesta terra em 25 de junho de 1950, o povo coreano se ofereceu para ir para a frente cantando essa canção.
O veterano de guerra Kim Song Gu, que vive no bairro Sungri Nº 3, distrito de Rangnang, cidade de Pyongyang, expressou: Meus amigos e eu solicitamos ingresso no exército depois que escutamos por rádio a notícia de que a guerra havia sido desatada. Ressoou a “Canção da defesa da pátria” nos locais de reuniões, incluindo o encontro de estudantes da Universidade Kim Il Sung para solicitar ingresso no exército, escritórios de alistamento militar, ruas e estações ferroviárias onde os moradores se despediam dos voluntários.
Cantando esta canção, muitos jovens do país foram à frente e lutaram valentemente contra os inimigos.
Durante a guerra, Ri Myon Sang acompanhou os soldados do Exército Popular, enquanto compunha canções que estimulavam o povo para a vitória na guerra.
Entre elas está “Passo da montanha Mungyong” que pode ser dita como cristalização do lirismo combativo.
Este passo, localizado no limite entre a cidade de Mungyong da província de Kyongsang Norte e o condado de Koesan da província de Chungchong Norte, era uma importante via de tráfego desde muito tempo. Por esta razão, tinha grande significância em decidir o destino da guerra para as duas partes beligerantes. Os combatentes do Exército Popular derrotaram os inimigos que resistiam desesperadamente e flamejaram a bandeira República no cume do passo onde, segundo diziam, até a névoa leve tinha que parar em sua encosta intermediária, no passo de 28 km subindo e 28 km descendo.
Ao receber do poeta Jo Ki Chon as letras da canção “Passo da montanha Mungyong”, Ri Myong Sang recordou a imagem dos soldados que abriram a brecha para o avanço de sua unidade cobrindo com o corpo a casamata inimiga e que cruzavam o passo alto e abrupto com o heroico espírito de sacrifício. Por fim, ele compôs a canção que representou de maneira impressionante na melodia o nobre mundo ídeo-espiritual dos militares do Exército Popular que lutavam pela liberdade do país e a felicidade do povo.
Em 30 de junho de Juche 40 (1951), o grande Líder camarada Kim Il Sung, embora estivesse muito ocupado em conduzir à vitória a guerra, se encontrou com alguns escritores e artistas e os sugeriu que era preciso refletir vividamente em suas obras o nobre patriotismo e o firme espírito de luta do povo e sua invariável fé na vitória final na guerra. Acrescentou que eles deviam criar boas obras que pudessem servir como arma potente na luta do povo e grande estímulo para lograr a vitória final na guerra.
Suas instruções conduziram Ri Myon Sang a compor novas canções que descrevem ricos sentimentos, humanidade, nobres ideias, convicção e a vida do povo através de suas melodias e ritmos líricos.
Paek Nam Il, comentarista do Comitê Central da Federação Geral de Escritores e Artistas da Coreia disse: O tempo de guerra sempre fez recordar sobre obras desbordantes do ímpeto da dura guerra. Porém, entre as obras criadas por Ri Myon Sang durante la guerra há muitas canções líricas que refletem o patriotismo de nosso povo como “Dois mil ris do rio Amnok”, “Canção da Primavera”, “A querida casa em minha terra natal" e outras.
As canções do tempo de guerra infundiram nos militares do EPC e nos moradores da retaguarda o ardente amor à pátria e a inflexível determinação de luta valentemente em defesa de suas casas, aldeias natais e território.
Rim Kum Dan, veterana de guerra de 90 anos, expressou: “Cantamos muitas canções de guerra naquele período. Sentimos nostalgia ao cantar ‘A querida casa em minha terra natal’ que provoca um grande sentimento filosófico e patriótico. Recordávamos os 5 anos passados quando levávamos uma vida feliz graças à solicitude do General Kim Il Sung depois da libertação do país, e contamos nossos pensamentos sobre o que faríamos após o fim da guerra."
Em 27 de julho de 1953, os imperialistas estadunidenses enfim ficaram de joelhos diante do povo coreano. Os coreanos defenderam sua terra natal, pais e irmãos, lugares de trabalho e sua pátria.
Ri Myon Sang refletiu a vitória na guerra na melodia da canção “Nós vencemos”, última canção de guerra, que ressoou amplamente na praça dos vencedores.
Mais tarde, ele escreveu em suas memórias: Antes da libertação da pátria, compus canções sobre a tristeza de um apátrida, desejando a primavera, e depois da libertação, criei canções sobre a primavera da democracia no país libertado pelo grande Líder camarada Kim Il Sung. Até então, compus somente canções sobre a doce primavera. Enquanto vivenciava a guerra, tive a férrea convicção de que nosso povo alcançaria inevitavelmente a primavera da vitória sob a direção do grande Líder camarada Kim Il Sung e criei muitas obras que contribuíram à vitória na guerra.
Junto com as canções de guerra que ressoam até hoje inculcando na posteridade o nobre espírito da geração de vencedores na guerra, Ri Myon Sang está registrado na história da vitoriosa Guerra de Libertação da Pátria como um compositor amado pelo povo.
Yang Ryon Hui
Nenhum comentário:
Postar um comentário