segunda-feira, 2 de março de 2020

Sobre a fundação do órgão do partido


Conversa com funcionários do Departamento de Propaganda do Comitê Central Organizador do Partido Comunista da Coreia do Norte, em 17 de outubro de Juche 34 (1945).

Dias atrás, criamos o Comitê Central Organizador do Partido Comunista da Coreia do Norte. Assim, nossa classe operária e outras massas trabalhadoras passaram a contar com o Estado-Maior da revolução, poderoso destacamento de vanguarda, que as conduzirá com segurança pelo caminho da construção de uma nova Coreia democrática.

Fundado o Partido, devemos publicar, o mais rápido possível, um jornal, órgão do Partido.

O órgão do Partido desempenha um papel muito importante tanto para dar uma correta educação a seus membros e às massas populares como para organizá-los e mobilizá-los na luta revolucionária. O órgão do Partido deve ser um forte propagandista que divulgue, oportuna e amplamente, a linha e a política do Partido; deve ser um fiel organizador que as defenda ativamente e chame as massas a materializá-las. Somente à luz do órgão do Partido é possível demonstrar oportuna e corretamente o propósito do Partido aos militantes e as massas populares, conduzi-los por um caminho justo, levar a bom término a luta revolucionária, congregando as vastas massas em torno do Partido.

A atual situação política de nosso país se torna muito heterogênea. O imperialismo japonês foi derrotado, porém, ao sul do Paralelo 38 de latitude Norte estão estacionadas as tropas dos Estados Unidos, um país imperialista. Desde o mesmo dia que desembarcou na Coreia do Sul, o exército estadunidense tratou de preparar seu terreno agrupando os pró-japoneses, os traidores da nação e demais reacionários, e impede por todos os meios as atividades democráticas do povo sul-coreano. Ademais, os faccionalistas e os renegados da revolução, que antes haviam causado enormes danos à luta antijaponesa de libertação nacional e ao movimento comunista coreano, tratam de ganhar, cada um por seu lado, as massas populares, fingindo-se de revolucionários. Sobretudo, os pró--japoneses e os traidores da nação recorrem a todo tipo de maquinações para dividir as forças democráticas e instalar uma base reacionária em Seul e em outras partes do país.

Porém, na atualidade ainda não pudemos divulgar, como é devido, às massas populares a linha do Partido dirigida a desmascarar e destruir as intrigas dos reacionários e a unir com firmeza todas as forças patrióticas e democráticas com vista a edificar uma nova Coreia democrática. Por isso, as organizações locais do Partido e a população estão indecisas sem saber o que fazer e como atuar por carecer de uma correta compreensão da linha do Partido.

Fundando o quanto antes o órgão do Partido, devemos indicar aos  militantes e ao povo o rumo que devem tomar e chamá-los energicamente a alçar-se à luta para destruir as manobras dos reacionários e construir uma nova pátria.

Seria bom ser chamado de “Jongno” (caminho correto) o órgão do Partido. Na complicada situação política que hoje reina em nosso país, divulgar corretamente às massas populares a linha do Partido e orientá-las por um correto caminho é um dever importante de nosso Partido. Portanto, é justo chamar “Jongno” o órgão do Partido, já que nosso Partido lhes assinala uma linha correta e conduz as massas populares pelo caminho por ela indicado.

Dadas as condições em que nosso país acabou de ser liberado, vamos enfrentar múltiplas dificuldades para publicar o órgão do Partido. Porém contamos com as experiências acumuladas no fragor da árdua Luta Revolucionária Antijaponesa no que se refere a publicações. São uma base inapreciável que permite desenvolver frutíferas atividades de imprensa. Se organizamos bem esse trabalho sobre a base da experiência de trabalho da imprensa revolucionária que realizamos durante a Luta Revolucionária Antijaponesa poderemos superar sem dúvida alguma as dificuldades que surjam na publicação do órgão do Partido.

Nas atuais condições em que não contamos com forças para instituir de imediato o jornal devemos procurar que, por algum tempo, o Departamento de Propaganda se encarregue de sua redação, e os artigos sejam escritos pelos membros do Comitê Executivo do Comitê Central Organizador do Partido e pelos responsáveis de cada departamento. E quando se crie a base de sua publicação deverão ser tomadas as medidas para estabelecer à parte jornal e nomear os melhores camaradas da esfera de propaganda jornalística especializados para que escrevam artigos. É necessário que o órgão do Partido seja publicado, a princípio, pelo menos uma vez por semana e, depois de preparada a capacidade de redação, diariamente.

Há que prestar grande atenção à qualidade do órgão do Partido.

Este tem que estar, desde sua primeira edição, bem redigido, ter bom conteúdo e qualidade. Em outras palavras, deve refletir de forma correta e acessível o propósito do Partido. Só então será possível educar corretamente os membros do Partido e o povo e mobilizá-los ativamente na edificação do país. Se o órgão do Partido não reflete de maneira correta a intenção do Partido, ou inserta artigos que contém muitas frases inacessíveis, ao estilo da língua chinesa, e só os muito extensos, não poderá desempenhar com êxito o papel organizador e propagandístico. Os artigos para o órgão do Partido devem ser breves e de conteúdo profundo, escritos com nossas palavras (palavras coreanas) e simples para que as massas populares possam os compreender perfeitamente.

Para elevar a qualidade do órgão do Partido é preciso elevar a responsabilidade e o rol dos funcionários do Departamento de Propaganda. Aos que escrevem e redigem artigos do órgão do Partido lhes cabe o dever de consagrar seus esforços e talentos, com alta responsabilidade, para assegurar a qualidade.

Para publicar o órgão do Partido é necessário preparar bem as instalações de impressão. São nestas onde vemos o maior problema em estabelecer o jornal, assunto que devemos dar pronta solução. No que se refere às instalações, se faz necessário ir preparando as novas enquanto se reparam e concertam as já existentes. Mais adiante deveremos construir também um edifício para a impressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário