domingo, 8 de março de 2020

Direitos das mulheres na RPDC (2)


Na RPDC, todas as mulheres prestam grandes serviços à prosperidade do país e ao desenvolvimento social por meio de seu trabalho independente e criativo.

Elas são livres para escolher suas ocupações de acordo com seus desejos e talentos. O Estado garante que creches, jardins de infância e serviços públicos sejam construídos e operados em todos os bairros residenciais para permitir que as mulheres trabalhem sem preocupações. Fábricas como a Fábrica Têxtil Kim Jong Suk de Pyongyang, cujos funcionários são majoritariamente mulheres, possuem albergues com quartos, clínicas e cantinas, além de creches, jardins de infância e hospitais.

Instituições e empresas estabelecem instalações necessárias para garantir plenamente a segurança do trabalho das mulheres, de acordo com suas características constitucionais.

As mulheres recebem remuneração igual aos homens por seu trabalho.

Além das férias regulares e complementares, elas recebem uma licença de maternidade de 240 dias (60 dias antes do parto e 180 dias após o parto), independentemente da duração do serviço.

O Estado aplica programas de seguro social para que restaurem a saúde aquelas que perderam temporariamente sua capacidade de trabalho devido a doença ou lesão e lhes proporcionam condições para tratamento médico.

Na RPDC, todas as mulheres têm inviolabilidade garantida, da pessoa, da saúde e da vida.

Elas também levam uma vida feliz, exercendo plenamente o direito ao casamento e à família sob a proteção legal do Estado.

Numa família, uma dona de casa tem o direito de dar à luz um ou mais filhos e o direito e o dever de cuidar da criança junto com o marido.

O Estado incentiva as mulheres a dar à luz muitos bebês. Concede benefícios especiais a uma mãe que dá à luz trigêmeos ou quadrigêmeos e a seus filhos. Um médico é nomeado para cuidar com zelo deles, uma casa é designada preferencialmente e remédios, alimentos e necessidades diárias são fornecidos gratuitamente.

Choe Ok Hyang

Nenhum comentário:

Postar um comentário