domingo, 8 de março de 2020

Direitos das mulheres na RPDC (1)


Na RPDC está estipulado legalmente o asseguramento dos direitos das mulheres e o Estado se empenha em elevar seu papel e posição em todos os setores da vida social.

Garantir a plena igualdade entre homens e mulheres é a invariável política da RPDC.

As mulheres, ao igual que os homens, tem o direito a eleger e serem eleitas.

Nas eleições de deputados à XIV Legislatura da Assembleia Popular Suprema da RPDC efetuadas em 10 de março do ano passado, 121 mulheres, ou seja, 17,6% dos 687 candidatos a deputados  registrados no âmbito nacional, foram eleitas como deputadas.

Nos órgãos estatais promovem ativamente as mulheres como funcionárias, lhes oferecem favoráveis condições laborais e de vida e nas instituições, empresas e entidades formam quadros femininos de maneira planificada.

As coreanas desfrutam de uma vida feliz e culta também no setor da cultura.

Podem ingressar nos centros docentes de todos os níveis e, depois de graduar-se, trabalhar em vários setores de órgãos sociais. Numerosas mulheres aportam em grande medida o desenvolvimento das ciências e tecnologia, literatura e arte do país e enaltecem a pátria nas competições internacionais.

O Estado protege com esmero a saúde das mulheres e lhes faz receber sem problema o tratamento médico nos estabelecimentos médicos específicos para elas. As instituições, empresas e entidades lhes asseguram condições preferenciais para o tratamento médico.

O Instituto de Tumores Mamários da Casa de Maternidade de Pyongyang inaugurado em Juche 101 (2012) se especializa ena prevenção e tratamento de enfermidades mamárias e realiza checagem regular sobre elas em âmbito nacional mediante o sistema de serviço médico à longa distância a fim detectar precocemente e prevenir a mastopatia.

Sok Chol Won.

Nenhum comentário:

Postar um comentário