terça-feira, 24 de março de 2020

Pela consolidação do partido


Discurso proferido na conclusão da III Reunião Ampliada do Comitê Executivo do Comitê Central Organizador do Partido Comunista da Coreia do Norte, em 18 de dezembro de Juche 34 (1945).

Apoiando as intervenções de vocês, gostaria de destacar mais alguns problemas:

Primeiro, temos que consolidar organicamente o Partido. O Partido Comunista não se arraigou  ainda profundamente na classe operária e em suas filas se encontram muitos intelectuais pequeno-burgueses. Não organizamos todavia em ampla escala células nas fábricas, minas e outros centros de produção, como assinalam os princípios organizativos de um partido marxista-leninista.

Portanto, o Comitê Central Organizador do Partido Comunista da Coreia do Norte e seus comitês de província, cidade e condado devem prestar profunda atenção antes de tudo à direção sobre os trabalhos da célula.

Segundo, para consolidar ainda mais o Partido temos que fortalecer sua unidade ideológica e de vontade. Devemos repelir categoricamente as atividades sectárias dentro dele. Por exemplo, devem ser esmagados sem demora procedimentos faccionalistas como os que houve na organização do Partido da cidade de Haeju, província de Hwanghae.

Terceiro, temos que afiançar a disciplina do Partido.

Fortalecer a disciplina do Partido constitui a garantia decisiva para consolidar suas organizações e levar a cabo suas linhas. Por isso, lograr que cada militante observe estritamente as normas que rejam a vida do Partido é problema de suma importância.

Entre os militantes que trabalham nos comitês provinciais do Partido ou nos comitês urbanos e de condado existem companheiros que se auto consideram ocupantes de altos postos. É preciso compreender que tanto os militantes dos organismos superiores como os que trabalham nos inferiores tem as mesmas obrigações ante à organização do Partido.

As resoluções e diretivas do Partido não devem permanecer escritas no papel, somente, mas converter-se em obrigações para todos os militantes, desde os quadros de direção até os membros de fila.

Considero necessário aplicar uma sanção ao companheiro Kim Hui, que violou a disciplina do Partido.

Quarto, o método principal para a formação dos quadros do Partido é a instrução e o treinamento não só nas escolas, mas também nas células de fábricas, minas, oficinas e aldeias, através das atividades práticas. Devemos formar os quadros valendo-nos destes métodos.

Quinto, temos que agilizar o sistema de informação.

O fato de que o comitê provincial do Partido não dê informes de seu trabalho ao Comitê Central Organizador é uma das graves debilidades que tem nosso trabalho partidista. Por falta desses informes, o Comitê Central Organizador não pode conhecer a situação real da localidade nem tomar medidas, nem tampouco elaborar políticas oportunamente.

Doravante, todos os comitês do Partido de província deverão informar sobre seu trabalho periodicamente ao Comitê Central Organizador.

Sexto, há localidades que todavia não executam as ordens de converter a União da Juventude Comunista na União da Juventude Democrática embora tenhamos transmitido-a por várias vezes. Enfatizo novamente a necessidade de transformar com prontidão a União da Juventude Comunista na União da Juventude Democrática em todas as regiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário