quinta-feira, 5 de março de 2020

74 anos da promulgação da Lei da Reforma Agrária


Há 74 anos, era promulgada na Coreia do Norte a Lei da Reforma Agrária.

No período da luta armada antijaponesa, o Presidente Kim Il Sung criou nas bases guerrilheiras o exemplo da reforma agrária, uma das políticas do Governo Revolucionário Popular.

Depois da libertação da Coreia (1945), apresentou essa tarefa como a primeira das reformas democráticas e promulgou o decreto correspondente em 5 de março de Juche 35 (1946).

Sob o lema "A terra para os camponeses que trabalham!", fez materializá-la no principio de confisco sem compensação e distribuição gratuita de terras na reforma agrária que foi cumprida durante cerca de 20 dias.

Foram distribuídos a mais de 720 mil famílias camponesas muito pobres mais de um milhão de hectares de terras cultiváveis que eram propriedade dos imperialistas japoneses, seus lacaios e dos latifundiários.

Foram eliminadas assim nas zonas rurais do país as relações feudais de posse da terra e o regime de exploração e se tornou realidade o desejo secular dos camponeses coreanos de lavrar as próprias terras.

Para reciprocar as benevolências do líder, os camponeses colheram em 1946 mais de 14,5 milhões sacos de cereais com um crescimento de mais de 3,4 milhões em relação ao ano anterior.

Kim Je Won, camponês da planície de Jaeryong da província de Hwanghae Sul, amplamente conhecido como iniciador do movimento patriótico de doação de cereais, entregou ao país 30 sacos de arroz colhidos por ele mesmo.

Seguindo seu exemplo, mais de 16 mil camponeses participaram nesse movimento ao longo do inverno de 1946.

A reforma agrária abriu nova página da solução do problema rural da Coreia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário