sexta-feira, 27 de março de 2020

Acerca das tarefas que tem pela frente as organizações do partido na província de Pyongan Sul


Discurso proferido na primeira conferência da organização do Partido Comunista da Coreia do Norte na província de Pyongan Sul, em em 27 de dezembro de Juche 34 (1945).

Camaradas:

Já passaram quatro meses desde que nosso país se libertou do jugo da dominação colonialista do imperialismo japonês. Durante este tempo as organizações do Partido na província de Phyongan Sul lograram muitos êxitos em seu trabalho de consolidação do Partido e construção de uma nova pátria.

Já foram formadas as organizações do Partido Comunista em todas as cidades e condados da província, criando-se também muitas de cantão e células, e aumentado com rapidez suas filas. Ao mesmo tempo, nas organizações do Partido a todos seus níveis foi estabelecida uma disciplina organizativa revolucionária e elevando seu papel.

Foram organizados o comitê político popular provincial e os comitês populares em todos os condados, e se desenvolve um intenso trabalho para impulsionar a construção do país.

Permita-me expressar meu reconhecimento a todos os quadros e membros das organizações do Partido da província de Phyongan Sul pela abnegação e esforço com que contribuíram a consolidar e desenvolver nosso Partido e acelerar a construção do país.

Porém, junto aos êxitos de trabalho das organizações do Partido na província, se revelaram também não poucos defeitos que deve-se sanar prontamente. O maior deles consiste em que se entregaram em demasiado aos assuntos secundários, descentrando o trabalho partidista. O importante neste trabalho é constituir solidamente as filas do Partido, educar seus membros para elevar seu papel de vanguarda e agrupar estreitamente as amplas massas em seu entorno. Porém, as organizações do Partido na província de Phyongan Sul prestaram pouca atenção a este trabalho, dedicando-se majoritariamente a tarefas como a organização da Guarda Vermelha e o recolhimento dos bens do inimigo e do material militar. Por haver se parcializado a estas questões, esquecendo o trabalho importante que devem realizar, as organizações do Partido não puderam realizar satisfatoriamente o trabalho de consolidação de suas filas, nem tampouco arraigar-se profundamente nas massas.

A aparição deste defeito se deve principalmente a que os quadros do Partido não conhecem bem seus deveres e os métodos de trabalho partidista. Como em outros lugares, também nas organizações do Partido na província apenas há camaradas especialistas na vida e no trabalho partidistas. Como não aprenderam este trabalho nem tem experiência deste tipo, os quadros que atuam nas organizações do Partido da província a todos os níveis cumprem à sua maneira qualquer tarefa, porque porque não sabem como proceder. No fim das contas, a origem do defeito está na ignorância, pois não temos como culpar ninguém. Se daqui pra frente todos estudam bem e aprendem sem descanso como realizar o trabalho partidista, poderão com segurança superar os defeitos e cumprir bem sua tarefa.

Agora gostaria de referir-me a algumas tarefas que as organizações do Partido na província de Phyongan Sul tem pela frente.

Sua tarefa mais importante é ampliar e consolidar as filas do Partido.

O Partido Comunista é o partido mais revolucionário que representa e defende os interesses da classe operária e de outras amplas massas trabalhadoras. Hoje, nosso Partido encara a difícil tarefa de frustrar as manobras dos inimigos internos e externos e construir uma nova Coreia democrática, organizando e mobilizando as vastas massas populares. Para organizar e guiar com acerto a luta para a construção de uma nova pátria, nosso Partido deve ampliar e consolidar continuamente suas filas.

Neste momento, nosso Partido conta em suas filas com mais de 4 500 membros. Embora seja um grande êxito a julgar pelo curto espaço de tempo que tem desde sua fundação, isso não é, todavia, satisfatório.

Nós devemos trabalhar muito para engrossar o Partido. Suas organizações na província devem ampliar continuamente suas filas, aceitando ativamente nela os melhores homens e mulheres progressistas, de origem operária e camponesa pobre ou peão agrícola, que são firmes no político e ideológico e se entregam com abnegação e entusiasmo à edificação de uma nova pátria.

No trabalho de incremento das filas do Partido não devemos nos fixar demasiadamente nos antecedentes de luta ou no nível teórico dos aspirantes, pois com tal prática se afastar do Partido as pessoas que devem estar naturalmente em suas filas. Desde logo, está bem que entrem no Partido as pessoas que tenham lutado e possuam elevado nível teórico. Porém, é incorreto que consideremos faltas das qualidades de ingresso a quem não tenha participado na luta ou não esteja bem preparada no teórico.

Acaso poderiam todos nossos operários e camponeses ter antecedentes de luta revolucionária ou possibilidade de aprender as teorias revolucionárias? Validez do ingresso é um alto grau de consciência classista e de entusiasmo para a edificação do país. Os que tem elevada consciência de classe e dão demonstração de alto entusiasmo na tarefa de construir o país tem as qualidades para ingressar no Partido Comunista, mesmo quando não tenha participado na luta revolucionária de outro tempo nem conheçam integralmente o marxismo-leninismo.

Porém, não se deve consentir que por esta razão se aceite descuidadamente no Partido qualquer aspirante sem submetê-lo a um exame concreto. Se este trabalho de crescimento do Partido é feito com descuido, violando os procedimentos de ingresso individuais, podem entras pessoas não preparadas em absoluto e os elementos espúrios e estranhos. O testemunha o fato de que no condado de Yangdok os pró-japoneses se infiltraram no Partido e se empoleiraram em postos responsáveis. As organizações do Partido devem observar estritamente os princípios estabelecidos e reforçar a vigilância revolucionária no trabalho de admissão de novos membros.

Procurando evitar a infiltração de elementos malignos nas filas do Partido, temos que descobrir e acabar com todos os elementos espúrios e estranhos já infiltrados, os quais, atrincheirados no Partido, se movem sem cessar para minar o Partido por dentro. Se deixamos estes sujeitos se moverem livremente nas filas do Partido, não poderemos consolidá-lo nem elevar sua combatividade. Tirando uma séria lição do exemplo do condado de Yangdok, as organizações do Partido na província de Phyongan Sul deverão assegurar rigorosamente a pureza das filas do Partido, intensificando a luta para eliminar de seu seio tantos elementos espúrios e estranhos haja. As organizações do Partido devem impulsionar ativamente o trabalho de formação de novas células nas fábricas e empresas e no campo. Devem conseguir deste modo que as organizações do Partido Comunista se enraízem profundamente em todas partes onde estão as massas populares.

Para constituir solidamente as organizações do Partido e elevar seu papel, é muito importante selecionar e alocar com acerto os quadros. Que as organizações do Partido contem ou não com bons quadros, é uma das condições importantes que determinam sua combatividade. Como demonstra a realidade concreta das organizações do Partido na província de Phyongan Sul, o trabalho marcha bem onde há quadros preparados, ainda que as condições sejam desfavoráveis, e mal onde não os há, por mais favoráveis que sejam as condições.

Por isso, as organizações do Partido deverão prestar profunda atenção à formação das filas de quadros. As organizações do Partido na província de Phyongan Sul devem ser constituídas solidamente com bons quadros provados e forjados no curso da construção do país. E revisá-los e educá-los constantemente através de seu trabalho prático.

Outra tarefa que se apresenta ante às organizações do Partido na província é assegurar uma firme unidade de ideias e de vontade no Partido e estabelecer uma férrea disciplina de organização em seu seio.

Hoje, em nosso Partido subsistem não poucos resíduos do faccionalismo, que no passado causaram grandes estragos ao movimento comunista da Coreia. Como é de conhecimento geral, o Partido Comunista da Coreia, fundado em 1925, foi dissolvido três anos depois de seu nascimento devido à repressão do imperialismo japonês e pelas disputas entre os grupos dos faccionalistas. Estes, longe de tirar uma séria lição disso, puseram um grande obstáculo ao desenvolvimento da revolução, persistindo nas disputas também no tempo posterior. Os vestígios deste faccionalismo influem hoje também em tal ou qual aspecto mesmo depois da fundação de nosso Partido.

Ademais, agora se está manifestando intensamente a tendência ideológica de liberalismo e de heroísmo individualista entre alguns militantes. Em nosso partido há tanto quantos que lutaram no passado clandestinamente dentro do país, como os que passaram muito tempo nos cárceres do imperialismo japonês e os que foram repatriados após a libertação depois de haver interferido no exterior em tal ou qual luta. Como no passado eles atuaram dispersos em muitos casos, não puderam preparar-se sistematicamente através de uma vida organizativa. Consequência disso é que cresceu entre algumas pessoas a tendência a atuar à sua vontade.

Este veneno ideológico e estes hábitos malignos são causados pelo não fortalecimento da unidade de ideias e vontade no Partido; também não desaparecem os fenômenos de indisciplina de não cumprir as decisões ou indicações do Partido.

Se não acabamos com as errôneas tendências ideológicas e fenômenos de indisciplina que minam a unidade e a coesão das filas do Partido, este não poderá fortalecer-se nem desenvolver-se, nem tampouco cumprir com sua missão histórica como Estado-Maior da revolução coreana. O poderio de um partido revolucionário está em sua unidade de ideias e de vontade e em sua férrea disciplina.

As organizações do Partido devem lutar resolutamente contra as manifestações de liberalismo e de heroísmo individualista que aparecem entre os militantes, e em particular, intensificar a luta contra os brotos do faccionalismo.

É expressão destes toda prática de quem, havendo lutado juntos no passado ou vindo do mesmo lugar, encobrem uns os defeitos dos outros, murmuram entre si formando grupos e caluniam solapadamente as decisões da organização, porém não manifestam abertamente. Se estas tendências se desenvolvem, acabarão formando facções e realizando atos anti-partido.

As organizações do Partido devem desmascarar a tempo o menor broto faccionalista, fazer-lhe uma crítica massiva, e desferir-lhe duros golpes para que não possa ressurgir.

A fim de assegurar a unidade de ideias e de vontade do Partido e fortalecer sua disciplina há que realizar em forma devida a educação dos militantes.

Os membros de nosso Partido não estão armados todavia com as ideias marxista-leninistas, e apenas tem experiência de vida partidista. Nestas condições, se não conduzimos bem o trabalho educativo dos militantes, não é possível consolidar e desenvolver o Partido. Somente formando-os com uma educação eficaz, adquirirão capacidade para analisar com acerto todos os problemas, distinguir o correto do errôneo e participar ativamente na luta pela unidade e coesão do Partido e fortalecimento de sua disciplina.

As organizações do Partido na província de Phyongan Sul devem intensificar a educação para armar firmemente todos os militantes com o marxismo-leninismo e com a política de nosso Partido. Junto a isso, demonstrar-lhes também claramente a nocividade do liberalismo, do heroísmo individualista e , em particular, do faccionalismo, e intensificar entre eles a educação de disciplina. Vocês, empreendendo uma luta dinâmica para assegurar a unidade de ideias e de vontade do Partido e fortalecer sua disciplina, deverão lograr que em sua província as organizações do Partido se convertem em unidades fortes e disciplinadas que, com rigorosa obediência à direção do Comitê Central do Partido, transmitam a tempo às unidades inferiores e executem com rigor suas decisões e indicações.

Outra coisa que gostaria de ressaltar em relação ao trabalho pela consolidação do Partido é levar com pontualidade o trabalho de entrega de um carnê único do Partido.

A Terceira Reunião Ampliada do Comitê Executivo do Comitê Central Organizador do Partido realizada recentemente, decidiu entregar aos militantes o carnê único do Partido. Essa entrega não é um trabalho simples que se limita a conceder a todos os membros um certificado de sua militância, mas um trabalho político importante para controlar e educar os membros e assegurar a pureza de suas filas. É necessário que as organizações do Partido expliquem bem aos militantes o significado da entrega do carnê único e tomem rigorosas medidas para assegurar o êxito deste trabalho. Assim, aproveitando esta ocasião, devem elevar a consciência política e o orgulho revolucionário dos militantes e consolidar ainda mais o nosso Partido.

Outra tarefa importante que encaram as organizações do Partido na província de Phyongan Sul é a de fortalecer os vínculos com as massas.

Sem assegurar fortes vínculos com as massas não é possível ganhá-las, nem organizá-las e mobilizá-las com acerto ao trabalho de construção do país.

Para robustecer os laços com as massas, todos os quadros e membros do Partido deverão se enraizar profundamente entre elas. Ir sempre às fábricas e empresas ou ao campo, explicar bem às massas trabalhadoras a linha traçada por nosso Partido para a construção do país e educá-las com paciência.

O que importa no fortalecimento do laço com as massas é fazer com que os militantes do Partido possuam um bom estilo de trabalho. Os membros de nosso Partido devem estar em contato com as massas para educá-las, ao mesmo tempo que humildemente aprendem com elas, prestam atenção em suas opiniões, solucionem suas dificuldades e compartilhem com elas a vida e o risco da morte, as alegrias e penas. Só então as massas confiarão e seguirão nosso Partido e participarão ativamente na construção de uma nova pátria, em fiel acato ao chamado do Partido.

Para afiançar os vínculos com as massas há que realizar um trabalho eficaz com suas organizações.

Há organizações do Partido na província de  Phyongan Sul que não compreendem bem o papel que desempenham as agrupações de massas e prestam pouco interesse ao trabalho com elas.

É necessário que as organizações do Partido realizem como é devido seu trabalho com as agrupações de massas já criadas e que se esforcem para criar o quanto antes outras nas unidades em que não existem ainda. Ademais, fortalecendo a direção partidista sobre elas, deverão procurar que todas se convertem em fiéis correis de transmissão que unam as massas ao Partido e em suas ativas ajudantes que ponham em prática sua política.

Hoje, temos pela frente a dura porém honrosa tarefa de levar a cabo a revolução democrática antimperialista e antifeudal e construir um Estado democrático, soberano e independente. Se queremos levar a êxito esta histórica causa da construção do país, devemos agrupar todos os partidos e grupos que amam o país e a nação e por em ação o poderio de todo o povo. Para este fim, é necessário formar uma sólida frente unida nacional democrática que reúna todas as forças patrióticas e democráticas.

As organizações do Partido na província de Phyongan Sul, compreendendo corretamente a política da frente unida de nosso Partido, devem trabalhar tenazmente para agrupar na frente unida nacional todas as forças patrióticas e democráticas.

Com vista a materializar com acerto a política da frente unida do Partido há que realizar bem o trabalho com as personalidades democráticas de diferentes classes e estratos. Devemos evitar que surjam entre os membros do Partido fenômenos como repudiar os membros dos partidos amigos e as figuras democráticas de diversos estratos ou provocar atrito com eles. É preciso que as organizações e os membros do Partido se esforcem para solucionar em estreita cooperação com os partidos amigos os assuntos importantes que se apresentam na construção do país e para unir-se com todos os partidos e figuras de diversas classes democráticas ajudando-os a retificar a tempo suas tendências errôneas.

Com o bom cumprimento do trabalho da frente unida, as organizações do Partido na província de Phyongan Sul deverão unir monoliticamente todas as classes e estratos das massas populares da província sob a bandeira da democracia e levar a cabo exitosamente a causa da construção do país, tarefa que compete também à sua província.

Camaradas:

Para consolidar nosso Partido e impulsionar com êxito a construção de uma nova pátria há que elevar por todos os meios o papel dos quadros e dos ativistas das organizações do Partido a todos os níveis Tanto uns como outros são vanguardas que guiam os militantes e as massas trabalhadoras, marchando na linha de frente de nossa revolução. Os quadros e ativistas do Partido na província de Phyongan del Sul devem dedicar toda sua energia ao cumprimento do grande dever que lhe compete.

Estou seguro de que as organizações do Partido na província de Phyongan Sul farão grande contribuição ao fortalecimento de nosso Partido e levarão a feliz término a causa da construção do país, empreendendo amplamente a luta para aplicar as linhas e orientações do Partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário