quarta-feira, 18 de março de 2020

Construamos excelentemente o Hospital Universal de Pyongyang em felicitação ao 75º aniversário de fundação do Partido


Discurso proferido no ato pelo início da construção do Hospital Universal de Pyongyang, efetuado em 17 de março de Juche 109 (2020).

Camaradas:

A V sessão plenária do VII período do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia e a reunião ampliada de seu Bureau Político, efetuadas recentemente, analisaram a situação criada em nosso processo revolucionário e assinalaram as acertadas maneiras, tarefas e vias de luta.

Para nós, este ano no qual todo o Partido e toda a sociedade, armados com a ideia e o espírito da sessão plenária de seu Comitê Central, fazem ingentes esforços para materializar a diretiva e a orientação de desenvolvimento independente no péssimo ambiente interno e externo, servirá de outro motivo de júbilo para acolher o 75º aniversário de nossa gloriosa organização reitora.

Agora enfrentamos a mais importante e dignificante tarefa de todas as difíceis e ambiciosas deste ano consagradas a criar infalivelmente uma conjuntura transcendental e dinâmica para o desenvolvimento do socialismo ao nosso estilo.

Essa é construir um moderno hospital universal que nosso Partido planejou e que deseja desde muito tempo. Hoje nos reunimos aqui precisamente para anunciar o começo desta obra importante e dignificante.

Francamente, a partir de uma análise integral, científica e concisa da situação atual do setor da saúde, a sessão plenária do CC do Partido realizou uma dolorosa autocrítica pelo fato de que não exista nem mesmo na capital um moderno centro sanitário com uma dotação perfeita. Também discutiu e decidiu sobre a construção, primeiro em Pyongyang, de em moderno hospital universal destinado a fomentar a saúde dos cidadãos da capital, em homenagem ao 75º aniversário de fundação do Partido.

Consequentemente, o CC do Partido postergou as numerosas obras de construção projetadas para o presente ano e definiu a edificação do Hospital como importante tarefa a ser realizada em ocasião de seu aniversário e como a mais prioritária entre todas as previstas para este primeiro ano da arremetida frontal. Por esse motivo, nos últimos dois meses e pouco vem fazendo todos os preparativos pertinentes, calculando de forma minuciosa o plano para terminar o quanto antes a obra, desde a seleção do terreno, o desenho, a formação da equipe de construtores e até o fornecimento de materiais.

Já com anterioridade, o Partido deu a concreta indicação de levantar um hospital moderno, com uma visão de longo alcance, dispôs que os funcionários de distintas esferas realizassem visitas aos hospitais mais avançados do mundo e, sobre esta base, dirigiu o trabalho de antepor o desenho do hospital de alto nível.

Como vocês perceberam vendo o plano da obra em perspectiva, é muito ambiciosa a meta e muito curto o prazo.

É precisamente por essa razão que decidiu encarregar a construção deste objeto de maior importância e atenção para o Partido, à Brigada Herói Guarda e à Oitava Direção de Construção, contingentes em que mais confio, e mesmo não estando planejado, participo neste ato para dar estímulo militante aos camaradas que a iniciarão.

É importante que vocês compreendam corretamente a importância deste trabalho com que o Partido sonha.

Para nosso Partido cujo atributo e sagrado ideal político é a primazia das massas populares, proteger e fomentar a saúde da população constitui uma tarefa mais apremiante e honrosa que se deve assumir e cumprir sem falta, sejam favoráveis ou desfavoráveis as condições.

Para ele nada nada é mais complacente e alentador que ver os habitantes de hoje e de amanhã levar uma vida culta, com uma saúde de ferro, recebendo os mais avançados serviços médicos graças ao sistema sanitário socialista.

Ultimamente, levantamos em Pyongyang modernos hospitais como o oftalmológico, o odontológico e o pediátrico. Porém, não podemos estar conformados com isso, porque esses êxitos são como uma areia da extensa praia se comparamos com o elevado ideal e aspiração do Partido.

Agora, debemos pensar que começamos tudo novamente e dar os primeiros passos com a fim de fazer de nossa saúde pública a mais popular e progressista.

Se nosso Líder Kim Il Sung e nosso General Kim Jong Il soubessem que vamos construir para o povo um grande e moderno hospital neste lugar que é o mais precioso de Pyongyang, ficariam muito contentes. E isto agradaria todos os coreanos, sem distinção de sexo e idade.

Se levanta-se o Hospital Universal de Pyongyang, teremos outro valioso tesouro capaz de cuidar com maior zelo da inestimável saúde e bem-estar do povo e com esse hospital como centro fomentaremos vigorosamente a saúde pública, preparando assim um trampolim que permite consolidar o sistema sanitário socialista.

Por contar com a inabalável vontade do Partido do Trabalho da Coreia que considera o desenvolvimento da saúde pública como assunto político encaminhado a manter a boa imagem de nosso socialismo e como um assunto de capital importância ao que o Estado deve por maior empenho por mais adversas que sejam as condições e circunstâncias, assim como com a fervente abnegação patriótica de vocês, sempre prontos para responder ao chamado do Partido, não tenho a menor dúvida de que o Hospital será levantado majestosamente, incitando vigorosamente todo o povo à arremetida frontal.

Camaradas:

Com a construção do Hospital Universal de Pyongyang, o Partido persegue principalmente orientar a atual arremetida frontal à entrega total ao povo e propagar rapidamente a todos os setores da construção socialista o espírito do cumprimento incondicional e o ritmo de edificação que serão criados durante essa obra.

Todos se mobilização como um só para concluí-la de forma incondicional antes do 75º aniversário de fundação do Partido, em total resposta ao seu nobre propósito de desenvolver nosso setor sanitário como o mais popular e avançado que protege e fomenta a vida e a saúde de todo o povo, assumindo plena responsabilidade por eles.

Todos os diretivos e construtores militares e civis criarão milagres sem precedentes nesta dignificante obra que faz realidade o propósito do Partido de acumular uma nova riqueza para o povo, a quem considera como o ser mais valioso.

Só faltam 200 dias para o aniversário de fundação do Partido.

Portanto, não é algo fácil terminar esta imensa obra em tão pouco tempo.

Atualmente não dispomos de condições de construção tão favoráveis e isto implica múltiplas provas e dificuldades em todo seu processo. Apesar disso, não podemos ficar de braços cruzados até que as condições se tornem favoráveis.

Nosso Partido assume o dever de fazer mais próspera a pátria em reflexo da fervorosa aspiração e demanda do povo, de entregar-lhe mair felicidade, protegê-lo melhor e proporcionar-lhe uma vida mais acomodada.

A todo custo temos que terminar, de forma impecável e o quanto antes, a construção do Hospital Universal de Pyongyang, para que este receba os pacientes com braços abertos.

Concluí-la no prazo previsto depende inteiramente de nossos esforços.

As condições são desfavoráveis e múltiplas são as dificuldades que afrontaremos, porém é de tudo possível superá-las se pomos todo o empenho e nos esforçamo com afinco, conscientes de que nada nem ninguém nos fornecerá a felicidade e o futuro e que devemos forjá--los com nossas próprias forças  e lográ-los com luta.

Empreenderão a intensa batalha de velocidade com o espírito inabalável que demonstraram como protagonistas da época dourada da construção sob a guia do Partido. Também empreenderão a batalha de ataque de fidelidade, a exasperante batalha de trabalhos noturnos e a audaz batalha relâmpago, a fim de glorificar o 75º aniversário de fundação do Partido com a terminação desta orgulhosa criação monumental.

Levantar edificações perfeitas tanto no conteúdo como na qualidade, que refletem as demandas da época atual e do povo e que possam ser aproveitadas eficientemente pelo povo hoje e no futuro distante, este é o requerimento de nosso Partido.

Diferente dos artigos de consumo descartáveis, as construções são, por assim dizer, de longo alcance.

Por mais excelentes que sejam o desenho e os materiais, não se pode assegurar a qualidade da obra se não esmera-se na construção

Tanto descuidar a qualidade da construção pretextando a velocidade como diminuir a velocidade com pretexto de elevar a qualidade contradizem a ideia e demanda do Partido e não tem nada a ver com a batalha de velocidade da que falamos.

Vocês devem saber melhor do que ninguém que uma obra desleixada trás como consequência a repetição dos mesmos trabalhos que ocasionam o desperdício de muita mão de obra, materiais e fundos, entorpece a construção fazendo impossível sua conclusão no prazo fixado, causa incomodidades ao povo com reparações imediatas à inauguração e afeta a perdurabilidade da edificação. A longo prazo pode trazer funestas consequências como rebaixar a fiabilidade de nossas construções.

Mais uma vez insisto em que elevar a qualidade na construção é o dever mais importante e sublime de todos os construtores.

A qualidade da construção não é garantida pelo desempenho das instituições de controle, mas pela imaculada fidelidade ao Partido e ao povo e a consciência dos diretivos, membros do Partido, militares e trabalhadores que tem a seu cargo as distintas fases da construção.

Todos os construtores, bem conscientes de que trabalham para a pátria, para o povo, para si mesmos, e para ampliar o valioso patrimônio do país que se legará à posteridade, sempre prestarão devida atenção, controlarão reciprocamente, se ajudarão mutuamente e demonstrarão altamente a inteligência e a criatividade coletivos com vista a elevar a qualidade.

Devem observar rigorosamente as regras e normas da obra para cada uma de suas fases, erradicando o hábito de trabalhar com desleixo menosprezando as ciências e técnicas e as leis da construção, e manter sua qualidade no máximo nível manifestando sem reservas sua consciência imaculada, sem esperar em troca nenhum reconhecimento.

Ao fomentar a poupança em qualquer lugar de construção, estabelecerão o ambiente de economizar ao máximo o cimento, o aço, a madeira e outros materiais de construção. Também adotarão a atitude de donos, assumirão a responsabilidade e se esmerarão em todas as fases da construção.

Às instituições de controle da construção corresponde elevar a responsabilidade e papel conforme a sua missão e dever, de modo que todo o processo de construção do hospital sirva de modelo e exemplo na observância dos requisitos do desenho e das regras e normas de construção.

O fornecimento antecipado de materiais e equipamentos acelera o ritmo da construção.

O Conselho de Ministros, o Comitê Estatal de Planificação, os ministérios e órgãos centrais como o Ministério da Indústria Metalúrgica, o Ministério da Construção e da Indústria de Materiais de Construção e o Ministério de Silvicultura, e as fábricas e empresas adiantarão ao máximo o fornecimento de materiais e equipamentos necessários para a obra mediante uma eficiente organização e comando e o fomento da produtividade.

Neste aspecto resulta muito importante que os trabalhadores de Sangwon e Sunchon forneçam suficiente quantidade de cimento de qualidade e que no setor da indústria metalúrgica produzam em grandes quantidades os materiais de ferro e aço.

Aos órgãos e empresas correspondente compete produzir e transportar se demora o combustível, a madeira, os vidros e outros materiais necessários para a obra, e ao mesmo tempo, impulsionar com previsão a formação de áreas verdes.

Ao Ministério de Saúde Publica e outras entidades correspondentes cabe preparar os quadros médicos e enfermeiras para por em funcionamento o Hospital, tomar medidas práticas para intelectualizar e informatizar os serviços médicos e dispor com o sentido de responsabilidade de medicamentos, artigos de consumo e equipamentos necessários para sua gestão.

A seção política da junta permanente de construção logrará que prevaleça o ambiente de auge e emulação ao cobrir o lugar de construção de lemas combativos do Partido e bandeiras vermelhas e ao fazer sem interrupção e de modo preciso e intensivo os disparos certeiros da ofensiva ideológica, impulsionando fortemente a obra à sua exitosa culminação.

Conscientes de que o Partido lhes conferiu a total responsabilidade de uma obra importante, todos os diretivos a organização e dirigirão de modo tridimensional e, sempre à frente do assalto, estimularão os construtores às façanhas heroicas com sua abnegação e exemplo.

Camaradas:

O Hospital Universal de Pyongyang, que será levantado na parte central da capital superando múltiplas dificuldades e obstáculos, será um lugar que mostrará eloquentemente o espírito de nossa pátria e o aspecto indomável de nossa revolução que avançam com ímpeto em direção a um futuro melhor, frustrando com sorriso no rosto a suja sanção e bloqueio das forças hostis.

Todos, ao dedicar todo seu suor e fervor a esta gloriosa e digna construção para nosso povo de inestimável valor, levantemos aqui, neste lugar, um magnífico hospital do povo, para a inveja de todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário