sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Rússia concentra esforços no desenvolvimento socioeconômico

Os esforços do governo russo para alcançar o desenvolvimento socioeconômico estão sendo reforçados.

No fim de julho, o presidente da Rússia realizou uma reunião com membros do governo e afirmou que em todas as regiões deve ser implementado o plano nacional relacionado ao desenvolvimento da educação no país. Já em fevereiro, durante a reunião do Conselho de Ciência e Educação, o presidente havia apresentado as tarefas que se colocam diante do setor educacional, destacando a necessidade de atualizar de forma abrangente os currículos escolares das disciplinas de ciências naturais e de criar uma base normativa para um novo modelo de ensino superior que preveja a possibilidade de formação profissional por etapas.

Graças às iniciativas inovadoras do governo e a planos estratégicos para a educação, muitos resultados têm sido alcançados. O Ministério da Ciência e Ensino Superior da Rússia informou que, de 2021 até o ano passado, mais de 120 programas educacionais sobre inteligência artificial foram elaborados nas principais universidades, com cerca de 15 mil pessoas recebendo formação, das quais 10 mil estão preparando teses de graduação. No início deste ano, foi criado um Centro de Avaliação de Planos Educacionais subordinado ao governo, que já iniciou suas atividades. Além disso, foram selecionadas 22 universidades para a formação de especialistas em inteligência artificial e 26 universidades para a formação de especialistas em tecnologia da informação.

Estão sendo promovidas iniciativas para a modernização do setor da saúde.

Na reunião do governo realizada em julho, sobre saúde e questões demográficas, foi mencionado o avanço na digitalização do setor, com a conversão de cerca de 900 milhões de documentos médicos em formato eletrônico, além da implementação ativa de um amplo programa para o tratamento de tumores malignos. Nessa reunião também foi destacada a necessidade de prestar atenção ao problema da ausência de novos centros médicos em regiões com alta taxa de incidência de câncer.

Em meio ao agravamento das sanções econômicas impostas pelo Ocidente, estão sendo executados com firmeza diversos programas de ciência e tecnologia para fortalecer a autossuficiência tecnológica.

No campo da bioeconomia, concentram-se esforços no apoio estatal e na implementação de políticas de formação de talentos, com o objetivo de alcançar a autossuficiência tecnológica até 2030 e conquistar uma posição de liderança até 2036.

O novo plano nacional “Desenvolvimento das Atividades Espaciais da Federação Russa” entrou em fase de execução. Está previsto aumentar o número de satélites em operação na órbita terrestre para 650 até 2030, e somente neste ano estão programados mais de 20 lançamentos de foguetes portadores.

O governo federal está intensificando seus esforços para desenvolver a economia regional.

Em julho, o primeiro-ministro Mishustin visitou consecutivamente a região do Amur, o território de Altai e o território de Zabaykalsky, no Extremo Oriente e na Sibéria, para avaliar a situação do desenvolvimento socioeconômico regional e discutir medidas práticas.

A Rússia também está se empenhando em expandir a rede ferroviária nas novas regiões incorporadas, introduzir serviços eletrônicos no setor de transporte ferroviário, conectar as linhas regionais às ferrovias principais, melhorar a qualidade do transporte ferroviário e formar engenheiros e técnicos qualificados capazes de resolver problemas técnicos relacionados à produção de locomotivas.

Os esforços do governo russo para o desenvolvimento socioeconômico certamente darão os devidos frutos.

Jang Chol

Nenhum comentário:

Postar um comentário