domingo, 24 de agosto de 2025

Mar Báltico

Conhecimentos gerais internacionais

O Mar Báltico é uma parte do Oceano Atlântico que se estende profundamente entre o norte e o centro da Europa.

O nome “Báltico” significa “mar branco”. A origem desse nome está no fato de que, nesse mar, há muitas ilhas formadas por rochas de tonalidade clara. Outra explicação é que a designação se deve ao aspecto esbranquiçado que o mar adquire no nordeste durante o inverno, quando suas águas congelam. A palavra “Balt” significa “branco” na língua lituana.

O Mar Báltico é conhecido mundialmente como um dos mares com maior número de recifes. Como a região apresenta temperaturas muito baixas, ele fica coberto de gelo de novembro até abril do ano seguinte.

Às suas margens encontram-se a Rússia, Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, Alemanha, Dinamarca, Suécia e Finlândia. Desde a Antiguidade, o Báltico tem sido amplamente utilizado para o transporte marítimo. Entre os nove países banhados por suas águas, apenas Rússia, Alemanha, Polônia e Lituânia não têm suas capitais localizadas em cidades portuárias do Báltico; nos demais, as capitais se situam justamente em portos dessa região.

Atualmente, o Mar Báltico é uma das áreas marítimas de maior tensão militar do mundo. Dos nove países litorâneos, oito são membros da OTAN, com exceção da Rússia. Assim, o mar e o espaço aéreo do Báltico transformaram-se em palco do confronto entre a Rússia e a OTAN. A aliança atlântica tem expandido sua presença naval e realizado diversos exercícios militares, buscando estabelecer domínio sobre a região, enquanto a Rússia adota contramedidas militares em resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário