terça-feira, 14 de maio de 2024

As relações RPDC-Irã que continuam século após século


Nas páginas da história das tradicionais relações de amizade entre a República Popular Democrática da Coreia e a República Islâmica do Irã, fortalecidas e desenvolvidas incessantemente no caminho para materializar a causa comum da independência anti-imperialista, também está registrada a visita ao nosso país por Sua Excelência Sayyid Ali Khamenei que era Presidente do Irã naquela época, há 35 anos.

Em maio de 1989, o grande camarada Kim Il Sung teve um encontro histórico con Sua Excelência Presidente Sayyid Ali Khamenei que visitava nosso país e criou o novo capítulo para fortalecer e desenvolver ainda mais as relações milaterais de amizade e cooperação de acordo com a aspiração e demanda dos povos de ambos países.

O grande Líder camarada Kim Il Sung recebeu calidamente Sua Excelência Presidente Sayyid Ali Khamenei e trocou opiniões sobre os assuntos para fortalecer e desenvolver as relações de amizade e cooperação entre os dois países e outros assuntos de interesse comum, e expressou total apoio e solidariedade à revolução islâmica do Irã.

Durante a visita de Sua Excelência Presidente Sayyid Ali Khamenei ao nosso país, foram firmados o plano de intercâmbio científico, tecnológico e cultural do periodo de 1989-1990 entre o governo da República Popular Democrática da Coreia e o governo da República Islâmica do Irã e o acordo sobre a cooperação entre os ministérios das relações exteriores dos dois países, e foi realizada a primeira reunião do Comitê Conjunto para a Cooperação Econômica, Científica e Tecnológica intergovernamental de ambos países.

O encontro histórico entre o grande Líder camarada Kim Il Sung e Sua Excelência Presidente Sayyid Ali Khamenei serviu de importante ocasião para ampliar e desenvolver em nova etapa as relações de amizade e cooperação entre RPDC e Irã e na construção de um novo mundo independente.

Embora muitos anos tenham passado deste então, a amizade e a unidade entre RPDC e Irã são fortalecidas e desenvolvidas invariavelmente de acordo com o propósito e desejo dos líderes antecessores.

É invariável a posição do governo de nossa República de ampliar e desenvolver em todas as esferas as relações de amizade com o Irã, tais como política, economia e cultura, que têm uma longa história e tradição em acato ao nobre propósito do estimado camarada Kim Jong Un, Presidente de Assuntos Estatais.

Hoje em dia, o povo iraniano, sob a direção de Sua Excelêndia Sayyid Ali Khamenei, líder da revolução islâmica, está defendendo firmemente as conquistas da Revolução Islâmica desbaratando as maquinações de forças hostis como os EUA.

No futuro também, como no passado, o povo coreano apreciará e desenvolverá invariavelmente as relações de amizade e cooperação com o povo iraniano, que foram consolidadas e desenvolvidas século após século na luta conjunta pela independência anti-imperialista, e apoiará e respaldará de modo ativo a justa luta do povo iraniano para defender firmemente a soberania do país e as conquistas da Revolução Islâmica.

Associação RPDC-Ásia

Nenhum comentário:

Postar um comentário