quinta-feira, 30 de maio de 2024

A teoria revolucionária do Juche é a teoria revolucionária comunista completa


Nosso partido avança vigorosamente a luta revolucionária e o trabalho de construção tendo a teoria revolucionária do Juche, concebida pelo grande Líder camarada Kim Il Sung, como guia diretriz.

A teoria revolucionária do Juche é uma teoria revolucionária comunista completa que reflete as demandas da época da independência em que as massas populares emergem como donas do próprio destino e uma arma poderosa que assegura firmemente a vitória final da causa do socialismo e do comunismo. Ao implementar completamente a teoria revolucionária do Juche, nosso partido e nosso povo foram capazes de explorar vitoriosamente o caminho inexplorado ao socialismo e ao comunismo, sem o menor desvio ou vicissitude, em meio a condições difíceis e complexas sem precedentes, e puderam construir exitosamente nesta terra o socialismo ao nosso estilo, o mais avançado.

É uma grande honra e felicidade para nosso partido e povo construir o socialismo com a teoria revolucionária do Juche. Todos funcionários, militantes partidistas e trabalhadores devem contribuir verdadeiramente a completar a causa socialista ao se armarem mais firmemente com a teoria revolucionária do Juche e e a implementarem completamente e cumprir brilhantemente com o dever e missão honrosos que a época e a história os atribuiu.

* *

A causa do socialismo e do comunismo é uma causa histórica que é construída de forma proposital tendo uma teoria revolucionária e científica como diretriz.

O socialismo e o comunismo, cujo objetivo fundamental é a realização da independência completa das massas populares, requerem uma teoria revolucionária e científica que garanta firmemente a vitória da luta revolucionária e do trabalho de construção. A teoria revolucionária e científica é a diretriz da luta prática pelo socialismo e pelo comunismo. A teoria revolucionária e científica aclara o caminho a seguir para a realização da causa do socialismo e do comunismo, estabelece as estratégias e táticas adequadas às necessidades da época, às aspirações das massas e ao seu nível de preparação, e fornece um forte impulso para acelerar a revolução e a construção que se baseiam nela. A veracidade e a cientificidade da causa revolucionária determinam o sucesso ou fracasso da causa do socialismo e do comunismo.

A teoria revolucionária que contribui verdadeiramente a alcançar a vitória da causa do socialismo e do comunismo não é outra senão a teoria revolucionária comunista completa. A teoria revolucionária comunista completa é uma teoria revolucionária e científica que fornece respostas completas a todos os problemas teóricos e práticos que surgiram ao longo do período histórico da construção do socialismo e do comunismo e da luta pela realização completa da independência das massas populares uma teoria revolucionária comunista desenvolvida de forma abrangente e sistemática.

A prática revolucionária de nossa época exigiu firmemente a teoria revolucionária comunista completa.

Nossa época é a época da independência, uma nova época fundamentalmente diferente das anteriores. No passado, as massas populares, os sujeitos da história, eram apenas objeto de opressão e exploração de classe e nacional, mas hoje tornaram-se donas orgulhosas do desenvolvimento sociohistórico, transformando propositadamente o mundo para satisfazer suas demandas e necessidades. Devido à luta ativa dos povos pela independência, a revolução socialista foi levada a cabo em muitos países e a construção do socialismo e do comunismo está em curso, ao mesmo tempo que o sistema socialista é solidificado. Estas novas condições históricas exigiam que a teoria revolucionária comunista, que foi pouco explorada no passado, fosse esclarecida detalhada e abrangentemente.

Na nossa época, foram criadas condições para completar a teoria revolucionária comunista, generalizando das experiências práticas da construção socialista. A experiência da construção do socialismo em vários países inclui não apenas experiências bem sucedidas e excelentes realizações, mas também fracassos e defeitos. Todas estas experiências, que formam uma base para análise, resumo e generalização, servem para completar a teoria revolucionária comunista.

A tarefa histórica de completar a teoria revolucionária comunista foi brilhantemente resolvida em nossa época, com a criação da teoria revolucionária do Juche pelo grande Líder camarada Kim Il Sung. A teoria revolucionária do Juche é uma teoria revolucionária comunista completa que incorpora completamente as exigências da prática revolucionária da nossa época.

O camarada Kim Jong Il, secretário do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia e membro do Presidium de seu Bureau Político, indicou como segue:

"A teoria revolucionária criada pelo grande Líder é uma teoria revolucionária comunista completa."

A teoria revolucionária do Juche constitui um dos componentes mais importantes da ideia revolucionária do grande Líder camarada Kim Il Sung. A ideia revolucionária do grande Líder camarada Kim Il Sung é o sistema único de ideologia, teoria e método jucheanos.

A teoria revolucionária do Juche é uma teoria revolucionária centrada nas massas populares, centrada na imortal Ideia Juche. Por ser uma teoria revolucionária centrada nas massas populares que se baseia na Ideia Juche, a teoria revolucionária do Juche é uma teoria revolucionária completa que representa não apenas a época atual, mas toda a época história e adianta o futuro do comunismo.

O que constitui a base da cosmovisão da teoria revolucionária do Juche é a imortal Ideia Juche, descoberta pela primeira vez na história dos pensamentos da humanidade.

Originalmente, todas as teorias revolucionárias baseavam-se em uma determinada visão de mundo e partiam deste ponto. A cosmovisão, que é um sistema único de visões, perspectivas e posições sobre o mundo, serve como base ideológica e metodológica da teoria revolucionária. Portanto, à medida que a base da cosmovisão muda, o conteúdo geral e o sistema da teoria revolucionária também mudam. A cientificidade e a natureza revolucionária da teoria revolucionária são determinadas pela cientificidade e pela natureza revolucionária da cosmovisão em que se baseia.

A nossa época, em que as massas populares emergiram como donas do seu próprio destino, exige que o desenvolvimento da teoria revolucionária se baseie numa visão de mundo revolucionária que veja e lide com tudo tendo as massas populares no centro. A Ideia Juche refletiu estas exigências da época da independência, revelou um novo princípio filosófico de que o homem é o dono de tudo e determina tudo e indicou claramente o caminho para desenvolver uma teoria revolucionária de forma original com base nisso. A Ideia Juche reflete mais detalhadamente os interesses fundamentais das pessoas, as donas do mundo, revela a natureza do mundo e a lei de sua mudança e desenvolvimento nas relações com as massas populares e fornece uma metodologia para lidar com todos os problemas tendo as massas populares no centro.

A teoria revolucionária do Juche toma a Ideia Juche, a única visão revolucionária precisa de nossa época, como base ideológica, teórica e metodológica e desenvolve toda a teoria centrada nas massas populares, sendo a teoria revolucionária comunista completa da época da independência.

A teoria revolucionária comunista do Juche, que incorpora a imortal Ideia Juche, é uma teoria revolucionária desenvolvida com as massas do povo trabalhador no centro e uma estratégia e tática revolucionária baseada no papel das massas do povo trabalhador.

O que está centrado no desenvolvimento de uma teoria revolucionária e na definição da estratégia e tática é um fator básico que define as características, a superioridade e o grau de completude da teoria, da estratégia e da tática. Na interpretação e avaliação do movimento revolucionário, que ocorre como um processo de interação entre o sujeito e as condições objetivas, as características da teoria revolucionária mudam dependendo se o foco da consideração é colocado nas massas populares ou nas condições materiais objetivas. Consequentemente, diferentes estratégias e táticas surgem.

A teoria revolucionária do Juche, que se baseia na cosmovisão da Ideia Juche, desenvolve todas as questões colocando as massas do povo trabalhador como centro de sua consideração, diferente das teorias revolucionárias anteriores que colocavam as condições materiais objetivas no centro. A teoria revolucionária do Juche define a essência da revolução como a luta pela independência das massas do povo trabalhador e encontra o fundamento da revolução em alcançar a independência das massas do povo trabalhador no cenário em que está é reprimida e violada. Ao mesmo tempo, afirma que as condições objetivas para iniciar e avançar uma revolução não são criadas automaticamente, mas sim através da ação proactiva das massas populares.

Se a teoria revolucionária é um princípio que sistematiza a legalidade da revolução, a estratégia e a tática podem ser consideradas uma metodologia que revela formas práticas de implementar diretamente esse princípio no movimento revolucionário.

A teoria revolucionária do Juche, que incorpora a Ideia Juche, uma filosofia centrada no homem, revela não só o princípio perfeito da revolução centrada nas massas populares, mas também a estratégia e tática mais científica e revolucionária baseada no papel das massas populares.

A teoria revolucionária do Juche organiza as filas com base no princípio de unir as massas populares, isolando completamente as forças contrarrevolucionárias e garantindo a esmagadora superioridade das forças revolucionárias. Define que a direção principal da revolução deve ser determinada de acordo com as exigências de independência das massas populares e o nível de prontidão de suas capacidades criativas e revolucionárias. Além disso, a forma e o método da luta revolucionária devem ser definidos de acordo com o nível de preparação das massas populares e as circunstâncias específicas do país, e o período crucial da revolução deve ser determinado como o momento em que as massas populares estão prontas para demonstrar seu poder ao máximo.

Tudo isso mostra que a teoria, estratégia e tática revolucionárias desenvolvidas tendo as massas populares como centro são a teoria, estratégia e tática revolucionárias que incorporam mais completamente a natureza e as exigências do movimento revolucionário na época da independência. Esta é uma das principais razões pelas quais a teoria revolucionária do Juche é a teoria revolucionária completa mais científica e revolucionária que representa a época da independência.

A teoria revolucionária do Juche, criada pelo grande Líder camarada Kim Il Sung, não só esclarece os princípios gerais e as políticas de luta do movimento revolucionário com base nos princípios filosóficos centrados no homem, mas também fornece respostas completas para os problemas práticos que surgem em todas as etapas e em todos os campos para realizar a independência das massas populares. É uma teoria revolucionária comunista completa. Aqui, a teoria sobre a libertação nacional, a libertação de classe e a libertação humana, bem como a teoria sobre a reforma social, a reforma natural e a reforma humana, são completamente reveladas e sistematicamente organizadas.

O camarada Kim Jong Il, secretário do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia e membro do Presidium de seu Bureau Político, indicou como segue:

"A Ideia Juche, ao desenvolver a teoria revolucionária centrada nas massas do povo trabalhador, possibilitou a explicação completa da teoria revolucionária para a realização da independência das massas do povo trabalhador. Transformou a teoria revolucionária da classe trabalhadora em uma teoria perfeita que abrange a teoria da libertação nacional, da libertação de classe e da libertação humana, e consolidou a teoria da reforma social, da reforma natural e da reforma humana em uma teoria comunista completa." (Sobre a Ideia Juche, livro individual, página 78)

O socialismo e o comunismo são causas revolucionárias de longo prazo que visam a plena realização da independência das massas populares. A independência das massas populares é concretizada através de várias fases de árdua luta revolucionária e do complexo trabalho de construção. Portanto, a teoria revolucionária da classe trabalhadora deve ser completada como uma teoria revolucionária comunista. Desde o momento em que as massas populares se levantam na luta pela libertação social até a realização completa da independência, todas as etapas do desenvolvimento revolucionário, a teoria e a estratégia tática de todos os campos da revolução e da construção devem ser completamente e claramente apresentadas.

Eliminar o antigo sistema explorador é uma tarefa essencial para a realização da independência das massas populares, mas a simples execução desta tarefa não permite realizar completamente a independência das massas populares. No entanto, no passado, o único objetivo da revolução era libertar a classe trabalhadora da exploração e opressão da classe dominante, e considerou-se que a revolução terminaria quando a exploração e a opressão do homem pelo homem fosse eliminada.

A teoria revolucionária do Juche superou as limitações históricas da teoria revolucionária da classe trabalhadora do período anterior, que se limitou principalmente à questão da libertação da classe, e desenvolve teorias sobre a libertação nacional, a libertação de classe e a libertação do homem, bem como as sobre a reforma social, a natural e a humana.  Assim, fornece uma explicação científica perfeita para todos os problemas teóricos e práticos que surgem no curso de realização da independência das massas populares. A teoria revolucionária de Juche esclareceu que, para realizar a independência das massas populares, não só é necessário eliminar a opressão e exploração nacional e de classe, mas também realizar a grande causa histórica da libertação humana. Ela apresentou uma ideia e teoria original sobre a reforma social, reforma natural e reforma humana para libertar as massas populares das restrições da natureza e das velhas ideias e cultura. A revolução de libertação nacional anti-imperialista, a revolução democrática antifeudal e a teoria da revolução socialista foram sistematizadas de forma original pela Ideia Juche. Em particular, a teoria da construção do socialismo e do comunismo foi completamente concluída de uma nova maneira. Completar de forma abrangente a teoria da construção do socialismo e do comunismo é a contribuição imortal do grande Líder para o desenvolvimento da nossa época e a realização da causa do socialismo e do comunismo.

Se quisermos continuar avançando em direção ao socialismo e ao comunismo sem reviravoltas, deve haver uma teoria revolucionária científica que ilumine o caminho a seguir. Sem uma teoria revolucionária científica, é impossível saber exatamente os objetivos, direções e métodos de implementação da construção do socialismo e do comunismo e, portanto, é impossível consolidar os resultados já alcançados na realização da causa do socialismo e evitar fracassos e reviravoltas.

A revelação de uma teoria científica sobre a construção do socialismo e do comunismo emergiu como um requisito essencial para esmagar os cruéis movimentos antissocialistas dos imperialistas e continuar mantendo no alto a bandeira do socialismo.

Avaliando profundamente esta questão levantada pela época, o grande Líder camarada Kim Il Sung revelou de forma abrangente sua teoria original sobre a construção do socialismo e do comunismo. A teoria revolucionária do grande Líder sobre a construção do socialismo e do comunismo revela completamente a face da sociedade comunista e as leis objetivas para chegar lá, desde os objetivos estratégicos e a linha estratégica da construção do socialismo e do comunismo até as políticas de luta em todos os campos da revolução e construção e os métodos concretos.

A teoria revolucionária do Juche ensina que a ocupação das fortalezas ideológica e material é o objetivo estratégico da construção do socialismo e do comunismo e que, para atingir este objetivo, deve ser dada prioridade à ocupação da fortaleza ideológica. Junto com isso, o comunismo é formalizado classicamente como a adição de três grandes revoluções ao Poder Popular. Fortalece o Poder Popular e aumenta suas funções e papéis, e impulsiona fortemente as três grandes revoluções (ideológica, tecnológica e cultural). Isso foi esclarecido como a linha estratégica da construção do socialismo e do comunismo.

Assim, a teoria revolucionária de Juche fornece uma explicação completa e perfeita para todos os problemas teóricos e práticos que surgem no curso de realização da independência das massas populares, desde a luta pela libertação nacional e de classe até a construção do socialismo e do comunismo. Esta é a base principal para a teoria revolucionária do Juche se tornar uma teoria revolucionária comunista completa.

A teoria revolucionária comunista do Juche, criada pelo grande Líder camarada Kim Il Sung, tem um significado prático enorme na história da humanidade e na realização das grandes causas do socialismo e do comunismo.

Com a criação da teoria revolucionária do Juche, pela primeira vez na história da humanidade, uma teoria e estratégia revolucionária centrada nas massas populares, que são os sujeitos da história, foram apresentadas. A essência das grandes obras do socialismo e do comunismo e as leis objetivas de sua realização foram claramente reveladas de maneira original.

A teoria revolucionária do Juche sistematizou e sintetizou completamente a teoria da libertação nacional e de classe. A teoria anterior do socialismo e do comunismo, que prevaleceu por muito tempo e que não conseguia sair dos limites da previsão e suposição, foi cientificamente esclarecida e completamente concluída. Assim, foram fornecidas respostas perfeitas para todos os problemas práticos e teóricos que surgem na nossa época, a época da independência, na revolução e construção. A luta das massas populares da nossa época pela independência, baseada na teoria científica e nas estratégias e táticas, está sendo poderosamente desenvolvida em um estágio novo e elevado.

A teoria revolucionária do Juche é a bandeira de luta do povo que avança no caminho da independência e um guia orientador para a realização da causa do socialismo e do comunismo. A legitimidade e vitalidade da teoria revolucionária do Juche foram claramente confirmadas através da prática revolucionária.

Graças à grandeza da teoria revolucionária baseada na imortal Ideia Juche e ao seu enorme papel transformador, a nossa revolução sempre foi capaz de avançar no caminho certo para a vitória, mesmo num ambiente complexo sem precedentes. Nosso partido apresentou a linha e política mais científica e revolucionária usando a teoria revolucionária do Juche como diretriz e a implementou completamente.

Sob a orientação da teoria revolucionária do Juche e a linha e política precisas do nosso partido, a revolução democrática foi realizada com sucesso em nosso país. Em um curto período após a guerra, a reforma socialista das relações de produção foi brilhantemente realizada, estabelecendo o sistema socialista mais avançado do mundo. Nesta terra, uma potência socialista com um regime independente, uma economia nacional autossuficiente e forças de defesa autodefensivas foi erguida. A legitimidade e a vitalidade da teoria revolucionária do Juche estão sendo demonstradas hoje de forma ainda mais vigorosa através da realidade da nossa revolução, que avança vigorosamente mesmo num ambiente complexo onde os imperialistas estão realizando atrozmente as manobras antissocialistas.

Os imperialistas e todos os tipos de forças reacionárias, assustados com a força crescente do socialismo, usam todos os meios e métodos possíveis para difamar o sistema socialista e procuraram cruelmente quebrar a fé do povo na construção do socialismo. Os movimentos contrarrevolucionários dos imperialistas para bloquear e destruir a causa do socialismo estão hoje atingindo seu auge. Atualmente, os imperialistas aderem à política de força e agarram-se à estratégia de “transição pacífica”, que visa destruir o socialismo.

Mesmo quando a causa do socialismo enfrenta graves desafios por parte dos imperialistas no cenário internacional, o nosso povo, sob a sábia liderança do grande Partido, está avançando resolutamente, aderindo firmemente aos princípios revolucionários, ao longo do caminho indicado pela teoria revolucionária do Juche, independentemente do caminho que os outros tomem. Como resultado da teoria revolucionária do Juche ter sido completamente implementada na prática, o nosso socialismo centrado nas massas populares criou raízes nesta terra e a sua superioridade continua sendo promovida amplamente.

A realidade mostra claramente que a teoria revolucionária do Juche é uma arma poderosa que nos permite avançar vigorosamente enquanto mantemos bem alto a bandeira da revolução e do socialismo em qualquer ambiente. A contínua implementação rigorosa desta teoria é uma forte confirmação de que há uma garantia sólida para a construção bem-sucedida de uma sociedade ideal para a humanidade, uma sociedade socialista e comunista, onde a independência das massas populares é plenamente realizada.

Implementar completamente a teoria revolucionária do Juche e acelerar a vitória da causa do socialismo e do comunismo é um nobre dever revolucionário e uma tarefa honrosa e gratificante que a época e a história atribuíram ao nosso país e ao nosso povo.

Todos os funcionários, militantes partidistas e trabalhadores devem se unir firmemente em torno do partido e do Líder, avançar vigorosamente ao longo do caminho indicado pela teoria revolucionária do Juche, exaltar ainda mais a superioridade do nosso socialismo e completar brilhantemente a causa do socialismo e do comunismo.

Artigo escrito por Pak Chun Gun na edição de abril de 1991 da revista Kulloja

Nenhum comentário:

Postar um comentário