sábado, 18 de maio de 2024

Amônia está atraindo a atenção como um recurso energético útil


Recentemente, a amônia, uma importante matéria-prima na indústria química, tem atraído a atenção como um recurso energético altamente útil, e muitos países estão fazendo esforços ativos para desenvolver tecnologia para utilizar amônia como fonte de energia.

Originalmente, a amônia era usada principalmente como substância química básica para produzir fertilizantes químicos, fibras químicas, tintas, plásticos e produtos farmacêuticos.

Porém, nos últimos anos, a tecnologia de produção de energia elétrica utilizando amônia como recurso energético e combustível foi desenvolvida e está entrando na fase de comercialização, atraindo a atenção de diversas áreas, como energia elétrica, química e proteção ambiental.

Os métodos de produção de energia elétrica usando amônia incluem tecnologia de geração de energia térmica que queima diretamente amônia e tecnologia de geração de energia por turbina a vapor que utiliza as características físicas da amônia.

Como a amônia não emite dióxido de carbono quando queimada, as emissões de dióxido de carbono podem ser bastante reduzidas quando o combustível misto de amônia é usado em usinas termelétricas. Se a produção de energia por amônia pura se tornar prática, espera-se que surja uma fonte de energia ecológica que possa realizar completamente a “neutralidade do carbono”. Em 2014, um grupo de pesquisa de um país teve sucesso na geração de energia de turbina a gás usando um combustível misto de petróleo com 30% de gás de amônia. Em 2022, uma empresa de desenvolvimento de energia revelou uma tecnologia que poderia aumentar a proporção de calor do combustível misto de amônia em uma caldeira de combustão de carvão para 35%.

Por outro lado, a amônia tem um ponto de ebulição muito baixo, por isso é comum usar água de amônia, que é gás de amônia absorvido em água, como refrigerante. Esta é exatamente a característica utilizada na tecnologia de geração de turbinas a vapor.

Com uma temperatura de cerca de 80°C da água termal, pode ser difícil produzir vapor, mas se aquecermos a água de amônia, que tem um ponto de ebulição mais baixo, a essa temperatura, podemos obter facilmente vapor comprimido para operar uma turbina. Com base neste princípio, diz-se que um país desenvolveu a tecnologia de geração de turbinas a vapor de pequena escala usando água de amônia e também completou um protótipo. Este sistema de geração é uma estrutura muito simples que gera vapor de água de amônia e opera uma turbina, aquecendo a água de amônia em um evaporador submerso na água termal. Diz-se que, ao utilizar este dispositivo, também se pode ver o efeito duplo de reduzir a temperatura da água termal para um nível adequado para um banho termal.

A tecnologia de geração indireta de energia que utiliza amônia para geração de energia a hidrogênio também está sendo desenvolvida. 

Os cientistas alcançaram um êxito de pesquisa que permite usar hidrogênio de forma segura, transportando energia de hidrogênio usando amônia e extraindo eficientemente hidrogênio da amônia para uso em geração de energia a hidrogênio ou células de combustível de hidrogênio.

Além disso, métodos de transporte alimentados por “amônia verde” produzida a partir de energias renováveis ​​também estão sendo ativamente investigados e desenvolvidos.

A mídia estrangeira informou que várias empresas, universidades e instituições de pesquisa estão atualmente pesquisando tecnologias de aplicação de combustível de amônia, e que os primeiros caminhões, tratores e navios que usam amônia como combustível aparecerão nos próximos 10 anos.

Ainda existem uma série de problemas a serem resolvidos, mas a amônia é vista como um recurso energético muito razoável e atraente, tanto do ponto de vista de estabelecer um sistema de geração de energia móvel ou de pequena escala, quanto do ponto de vista da proteção ambiental.

Rodong Sinmun

Nenhum comentário:

Postar um comentário