Foi realizado em 9 de maio na capital, com honras do Estado, o funeral do ex-secretário do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia, Kim Ki Nam, laureado com a Ordens Kim Il Sung e Kim Jong Il e Herói do Trabalho.
Na Casa Sojang, onde ressoava o féretro do falecido, se via a bandeira à meia-haste e se encontravam enfileirados os guardas de honra do Exército Popular da Coreia.
A sede do funeral esteve imersa no clima de pesar pela perda do precioso revolucionário veterano e funcionário importante do setor ideológico do partido que dedicou tudo de si pelo fortalecimento e desenvolvimento do PTC e pela prosperidade da digna e poderosa RPDC.
Chegou ao lugar o estimado camarada Kim Jong Un, Secretário-Geral do PTC e Presidente de Assuntos Estatais da RPDC.
Estiveram presentes na ocasião os membros do Presidium do Bureau Político do CC do PTC e os outrs e os suplentes do BP do CC do PTC e demais integrantes do comitê funerário estatal, os funcionários do CC do PTC, dos comitês do PTC nas províncias e das instituições das forças armadas e os familiares do falecido.
Foi efetuada a cerimônia de translado do féretro para o enterro.
Enquanto era interpretada a música fúnebre, o presidente do comitê funerário estatal, Kim Jong Un, guardou um momento de silêncio em memória do falecido com a tristeza de haver perdido um funcionário fiel ao PTC, revolucionário consequente e ilustre ativista político.
O féretro foi transladado para o enterro.
Os guardas de honra o cobriram com uma bandeira vermelha transmitindo a homenagem dos militantes partidistas, habitantes e oficiais e soldados do Exército Popular de todo o país.
O estimado camarada Kim Jong Un se despediu do féretro expressando outra vez profundo pesar.
Na passagem do carro fúnebre pelas ruas da capital, numerosos cidadãos expressaram condolências por despedir-se de Kim Ki Nam, que foi muito fiel à causa do partido em toda sua vida e deixou marcas notáveis e forte impressão na obra pela prosperidade da pátria e pelo crescimento espiritual e cultural do povo.
O carro atravessou o recinto da sede do CC do PTC, supremo Estado-Maior da revolução coreana, onde flamejava a vitoriosa e gloriosa bandeira do partido.
Os funcionários do CC do PTC se despediram do carro entristecidos por separar-se do veterano fiel do PTC que fez grande contribuição à histórica causa da identificação de todo o partido e toda a sociedade com a ideia revolucionária do líder trabalhando mais de 60 anos nos cargos importantes do CC do PTC.
Foi realizada no Cemitério dos Mártires Patrióticos na comuna Sinmi a cerimônia de despedida.
Esteve presente na ocasião o estimado camarada Kim Jong Un.
Estavam enfileirados os guardas de honra do EPC para receber o féretro.
O Secretário-Geral foi recebido na entrada do cemitério junto com os membros do Presidium do BP do CC do PTC.
Ele subiu ao cemitério junto com os membros do comitê funerário estatal e dos familiares do falecido.
Uma vez declarada a cerimônia, foi interpretado o Hino Nacional da RPDC.
A mensagem de condolências esteve a cargo de Ri Il Hwan, membro do BP e secretário do CC do PTC.
Foi realizado o enterro.
Foram disparadas 180 salvas em honra ao ilustre ativista político que acumulou méritos excepcionais ante o partido e a pátria.
O estimado camarada Kim Jong Un pôs a terra sobre o féretro do falecido, despedindo-se deste veterano apreciado pelo partido e pela revolução.
O fizeram também os membros do Presidium do BP do CC do PTC e os familiares.
O Secretário-Geral se mostrou muito entristecido recordando a nobre vida do revolucionário veterano que defendeu com firmeza a justeza de nossa ideia e causa.
Enquanto ressoava a música da ocasião, foi depositada ante a tumba a oferenda floral em nome do estimado camarada Kim Jong Un.
Ademais, foram colocadas outras em nome do CC do PTC, do Presidium da Assembleia Popular Suprema e do Conselho de Ministros da RPDC.
O Secretário-Geral guardou um momento de silêncio em memória de Kim Ki Nam junto com todos os participantes.
Disse com emoção que foi possível levar adiante a causa revolucionária do Juche, mesmo em meio aos ventos e marés da história, graças aos revolucionários veteranos como Kim Ki Nam, que contribuiu muito a assentar a pedra angular de existência e desenvolvimento do Partido e do Estado e deu grande alento a todos com sua verdadeira vida revolucionária e méritos imortais.
"Suas nobres qualidades dão o exemplo da vida de fidelidade e patriotismo", apontou e continuou que seu espírito valioso será eterno junto com a causa do PTC e a história de fortalecimento e desenvolvimento vertiginosos do grande Estado.
Rendeu homenagem a todos os mártires que coroaram as décadas da libertação, defesa e prosperidade da pátria com sacrifício e abnegação patriótica na longa trajetória do início da revolução coreana até o presente.
Graças à nobre obrigação moral do grande Comitê Central do Partido, que com seu cálido amor e confiança, cuida até o fim e glorifica a vida dos soldados revolucionários, os méritos dos mártires permanecerão para sempre na memória da pátria e do povo e será lograda sem falta a vitória da causa revolucionária do Juche, a comunista, que eles desejavam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário