segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Lendas do monte Kuwol

O monte Kuwol, que exibe sua beleza peculiar de montanhas e vales, constitui um dos montes mais famosos de nosso país.

Possui muitos vestígios e relíquias históricas que refletem a inteligência e o espírito de nossos antepassados, e não são poucas as lendas relacionadas a eles.

Entre elas, existem as que se referem a Tangun, fundador da nação coreana.

Por exemplo, pode-se citar a lenda “Tangun que subiu ao céu montado em um cavalo dragão”, que conta que Tangun, ao morrer, se transformou em semideus.

Segundo a lenda, Tangun, que vivia no vale do pico Asa, ao recordar sua vida, pensou em viver no céu como seus antepassados e pediu isso ao céu. Então, desceu a carruagem puxada por cinco cavalos dragões, na qual Tangun subiu e foi ao céu.

O fato de que neste monte existem várias lendas relacionadas a Tangun se deve ao fato de que, após a fundação da Coreia Antiga (início do século XXX a.C. - 108 a.C.), os habitantes desta região tinham uma grande veneração por seu fundador.

Existem também lendas como “Levantar a fortaleza do monte Kuwol” e “Poço milagroso que aniquilou os invasores”, que refletem a luta patriótica de nosso povo contra a invasão estrangeira.

A primeira reflete o conteúdo de que, durante o período de Coguryo (277 a.C. - 668 d.C.), os habitantes de Pyongyang e Hwangju levantaram a fortaleza do monte Kuwol, competindo mutuamente, e a segunda transmite o conteúdo de que, certo ano, quando os invasores estrangeiros irromperam para ocupar a região do monte Kuwol do Estado de Coguryo, um comandante militar do Estado de Coguryo exterminou os inimigos, aproveitando o poço onde espalhou o sonífero.

Além disso, existem as lendas que ironizam os governantes feudais, aquelas que elogiam os belos costumes do povo e as que louvam a paisagem natural do monte Kuwol, incluindo “O dragão que trouxe a água”, segundo a qual o dragão que veio visitar este monte, devido à beleza da paisagem de setembro com suas folhas amareladas e avermelhadas, trouxe a água clara.

Assim, nas lendas do monte Kuwol, está impregnado o apego singular de nosso povo a este monte, bem como sua aspiração e anseio patriótico de amar infinitamente a paisagem pitoresca do monte e defendê-la e exaltá-la.

As lendas do monte Kuwol foram registradas como patrimônio cultural imaterial do Estado em agosto de 2025.

Ko Chol Hwa

Naenara

Nenhum comentário:

Postar um comentário