terça-feira, 30 de setembro de 2025

Chonbono—Catapulta de Longo Alcance

Coguryo (277 a.C. - 668 d.C.) foi um poderoso reino coreano na Idade Média, que existiu por quase 1.000 anos, com capacidades militares avançadas.

O reino defendeu sua soberania e dignidade contra milhões de agressores estrangeiros e elevou seu perfil no mundo, o que se deve a três elementos: seu espírito predominante de dar importância aos assuntos militares, um sistema de defesa de fortalezas densamente implantado por todo o reino e armamentos avançados.

Os armamentos avançados foram um dos fatores importantes das poderosas capacidades militares de Coguryo. O progresso e a superioridade de seus equipamentos militares podem ser comprovados pela Chonbono, uma catapulta de longo alcance que dispara flechas a uma distância de até 1.000 bo.

Coguryo, que promovia o arco e flecha desde sua fundação, inventou uma catapulta de longo alcance ao desenvolver a excelente tecnologia de fabricação de catapultas da Coreia Antiga (início do século XXX a.C. - 108 a.C.).

Quando 1.000 bo é convertido em metros, equivale a 1.200 metros.

Um antigo documento compilado em 1762 diz que um soldado de Coguryo, em uma batalha, acertou o chefe dos invasores estrangeiros no olho, o que indica que Coguryo provavelmente possuía a Chonbono.

A Chonbono era bem conhecida pelos reinos vizinhos e tornou-se uma arma de interesse para todos.

A Chonbono oferece um vislumbre do desenvolvimento dos armamentos de Coguryo.

Hwang Kum Sok, pesquisador do Instituto de História da Academia de Ciências Sociais

Naenara

Nenhum comentário:

Postar um comentário