domingo, 28 de setembro de 2025

Ri Jong In

Ri Jong In (1915-2015), nascida em uma família camponesa pobre, ingressou na revolução antijaponesa ainda jovem, em 1929, fazendo parte do Corpo das Crianças e na União da Juventude Comunista.

Movida pela convicção de que a libertação da pátria era o único caminho para reencontrar sua filha, chegou a deixá-la no abrigo improvisado de um campo de hortaliças alheio antes de seguir para a Rússia. Embora houvesse a decisão de excluir do treinamento de paraquedismo as mulheres com filhos ou de constituição frágil, ela e suas companheiras protestaram em lágrimas, insistindo que o sacrifício pessoal era inevitável para apressar a vitória sobre o inimigo. Nesse mesmo espírito de obstinação, que também se via em figuras como Pak Kyong Suk — presente nos treinamentos de comunicações mesmo logo após o parto — Ri demonstrava disciplina e coragem exemplares, convencida de que nenhuma privação íntima poderia superar a grande tarefa da revolução.

Por seus méritos patrióticos e serviço abnegado, foi condecorada como Heroína do Trabalho, sendo também detentora da Ordem Kim Il Sung e da Ordem Kim Jong Il.

Nenhum comentário:

Postar um comentário