Estimado camarada vice-presidente Kang Yun Sok,
Excelentíssimos embaixadores de diversos países acreditados na RPDC, distintos representantes dos compatriotas chineses residentes na RPDC,
Camaradas e amigos:
Boa noite a todos!
Esta noite nos reunimos aqui para celebrar o 76º aniversário da fundação da República Popular da China. O estabelecimento da nova China fortaleceu as forças da paz, da democracia e do socialismo no mundo. Atualmente, as transformações do mundo, da era e da história se desenrolam de maneira sem precedentes, e o mundo entrou em um novo período de turbulência e mudança. Sob a firme liderança do Comitê Central do Partido Comunista da China, tendo o camarada Xi Jinping como núcleo, a China avança com coragem e determinação no caminho histórico de buscar felicidade para o povo, revitalização para a nação e harmonia universal para o mundo, guiando as transformações globais com a governança da China, oferecendo estabilidade e certeza a um mundo marcado por mudanças e turbulências.
Diante das mudanças do mundo, a China segue firmemente o caminho do socialismo com características chinesas, promovendo vigorosamente a modernização em estilo chinês. Em apenas algumas décadas, percorreu o processo de industrialização que os países desenvolvidos do Ocidente levaram séculos para completar. A participação da indústria manufatureira da China no valor agregado mundial já se aproxima de 30%, mantendo-se na liderança global por 15 anos consecutivos. Com fatos concretos, quebrou o monopólio do Ocidente sobre o discurso acerca dos caminhos da modernização e dos modelos de desenvolvimento, solucionou diversos problemas no desenvolvimento da sociedade humana, expandiu as opções de trajetória de modernização para os países em desenvolvimento, inaugurou uma nova forma de civilização humana e ofereceu a proposta chinesa para a exploração do sistema social superior. A modernização em estilo chinês avança no espírito de desenvolvimento pacífico e cooperação aberta, e certamente trará novos benefícios ao mundo com suas conquistas.
Diante das mudanças da era, a China pratica com firmeza uma diplomacia com características chinesas, sustentando sempre a correta visão de justiça e interesses, defendendo a equidade e a justiça, opondo-se resolutamente ao hegemonismo, à política de poder e à lei da selva, defendendo os propósitos e princípios da Carta da ONU, colocando-se ao lado da equidade e da justiça em questões como guerra tarifária, guerra comercial e pontos quentes regionais internacionais, demonstrando a responsabilidade de uma grande potência. Com firme vontade e luta tenaz, salvaguarda efetivamente a soberania nacional, a segurança e os interesses de desenvolvimento, revelando as distintas características, o estilo e o porte da diplomacia chinesa, e estabelecendo a imagem de uma grande potência confiante, independente, de visão global e de espírito aberto e inclusivo.
Diante das mudanças da história, a China impulsiona com determinação a construção de uma comunidade de futuro compartilhado para a humanidade, mantendo-se sempre do lado correto da história, opondo-se de forma clara ao unilateralismo, ao protecionismo e aos jogos de soma zero. Propôs a Iniciativa de Desenvolvimento Global, a Iniciativa de Segurança Global, a Iniciativa de Civilização Global e a Iniciativa de Governança Global, defendeu a multipolarização mundial de forma igualitária e ordenada e a globalização econômica inclusiva e benéfica para todos, promoveu a criação de instituições internacionais como o Novo Banco de Desenvolvimento dos BRICS, o Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura e o Tribunal Internacional de Mediação, e transformou a construção conjunta da “Faixa e Rota” no mais amplo e maior palco de cooperação internacional, conduzindo o mundo a uma perspectiva luminosa de paz, segurança, prosperidade e progresso.
Camaradas e amigos,
Este ano marca o 80º aniversário da vitória da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a agressão japonesa, o 75º aniversário da participação do Corpo de Voluntários Chineses na Guerra de Resistência à Agressão dos EUA e de Ajuda à Coreia, bem como o 80º aniversário da libertação da Coreia e o 80º aniversário da fundação do Partido do Trabalho da Coreia. Na Guerra de Resistência contra o Japão e na Guerra de Resistência contra a Agressão dos EUA e de Ajuda à Coreia, os militares e civis da China e da RPDC combateram lado a lado, selando com sangue uma grande amizade de combate.
Atualmente, sob a direção estratégica das mais altas lideranças de nossos dois partidos e países, a amizade tradicional China–RPDC está constantemente escrevendo novos capítulos. Há pouco tempo, a convite do secretário-geral Xi Jinping, o secretário-geral Kim Jong Un visitou a China para participar das atividades comemorativas do 80º aniversário da vitória da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a agressão japonesa e da vitória da Guerra Mundial Antifascista. O secretário-geral Xi Jinping e o secretário-geral Kim Jong Un realizaram um encontro histórico após seis anos, e recentemente trocaram mensagens por ocasião do 77º aniversário da fundação da República Popular Democrática da Coreia, apontando a direção e traçando o plano para o desenvolvimento das relações bilaterais. O secretário-geral Xi Jinping e o secretário-geral Kim Jong Un reafirmaram a firme determinação de promover continuamente o desenvolvimento das relações China–RPDC. A parte chinesa está disposta a fortalecer a comunicação e a coordenação estreitas com a parte coreana, implementar fielmente os importantes consensos alcançados pelas mais altas lideranças dos dois partidos e países, impulsionar o contínuo desenvolvimento das relações China–RPDC, beneficiar os povos de ambos os países e salvaguardar a paz duradoura da região e do mundo.
Estamos felizes em ver que, sob a sábia liderança do Partido do Trabalho da Coreia, tendo o secretário-geral Kim Jong Un à frente, o povo coreano certamente cumprirá plenamente as metas estabelecidas pelo plano quinquenal adotado no 8º Congresso do Partido, e com abundantes resultados dará as boas-vindas ao 80º aniversário da fundação do Partido e ao 9º Congresso da Vitória. Acreditamos que o povo coreano alcançará continuamente novas e maiores vitórias no caminho de avanço da causa do socialismo ao estilo coreano.
Camaradas e amigos,
Diante da nova conjuntura, a China continuará, com firmeza inabalável, promovendo integralmente, através da modernização ao estilo chinês, a construção de um país forte e a grande revitalização nacional, oferecendo ao mundo, com a governança da China, mais forças de paz, de estabilidade e de progresso. A China continuará, com firmeza inabalável, salvaguardando, consolidando e desenvolvendo bem as relações China–RPDC, contribuindo mais para o avanço da causa socialista de ambos os países, para o bem-estar de nossos dois povos, e para a promoção da paz, estabilidade, desenvolvimento e prosperidade regionais e mundiais.
Por fim, proponho um brinde:
Pela celebração do 76º aniversário da fundação da República Popular da China,
Pela nobre causa da amizade e cooperação China–RPDC e do desenvolvimento pacífico mundial,
Pela saúde do estimado secretário-geral Kim Jong Un,
Pela saúde do estimado secretário-geral Xi Jinping,
Pela saúde do camarada vice-presidente Kang Yun Sok,
Pela saúde de todos os camaradas e amigos presentes,
Saúde!
Nenhum comentário:
Postar um comentário