Em reflexo à alegria que transbordava por todo o território nacional e ao esforço que todo o povo demonstrava na construção da nova pátria, nasceram muitas obras-primas, entre as quais figura a canção "Pátria Resplandecente", composta pelo escritor Pak Se Yong e pelo músico Ri Myon Sang em 1947.
Criada no mesmo ano do hino nacional da República Popular Democrática da Coreia, a canção é uma obra de grande valor nacional que deixou marcas indeléveis na primeira página da história do país e de sua música.
Ela narra o ardente amor pela bela pátria com uma longa história de cinco milênios, cultura brilhante e orgulhosa tradição combativa, e ao mesmo tempo a glória e o júbilo de contar com o grande Líder camarada Kim Il Sung, que recuperou o país e ofereceu liberdade, felicidade e uma nova vida ao povo maltratado e oprimido pelos imperialistas japoneses, assim como a firme vontade de toda a população coreana de glorificar eternamente a pátria seguindo sua liderança.
Começando com um tempo débil e se desenvolvendo com um salto em sua amplitude e profundidade, a canção expressa grande paixão, refletindo a alegria do povo coreano que estava livre da tristeza e da dor que havia experimentado ao sofrer o destino de escravidão colonial durante dezenas de anos, e a luta sangrenta dos mártires revolucionários antijaponeses que dedicaram sem hesitar sua juventude e vida pela libertação nacional.
Criada sob a direção do Líder, um ano antes da fundação da RPDC, estimulou muito o povo a manifestar plenamente o entusiasmo patriótico e a extraordinária capacidade criativa em seus esforços para construir um Estado independente e soberano.
A canção ainda manifesta sua grande vitalidade junto com a prosperidade da República, porque descreve vividamente a demanda, a aspiração e o espírito patriótico do povo para transformar seu país em uma potência socialista.
Yang Ryon Hui
Nenhum comentário:
Postar um comentário