quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Rússia se esforça para garantir a estabilidade socioeconômica

A Rússia está se esforçando para estabilizar a vida e a economia dos moradores em várias regiões.

Recentemente, o presidente Putin se encontrou com o chefe da República Popular de Donetsk para se inteirar da situação do desenvolvimento socioeconômico da região e discutir a questão da reconstrução das instalações destruídas. O foco das discussões foi a restauração de instituições de ensino, instalações esportivas e culturais, além de residências, assim como os planos futuros e os métodos para sua implementação.

De acordo com isso, neste ano serão restaurados 109 edifícios de instituições educacionais, 22 instalações esportivas e 57 instalações culturais na região. Muitas residências e outras infraestruturas sociais também foram incluídas no plano de reconstrução, o qual já foi elaborado e começou a ser executado.

Nos últimos dois anos e meio, foram concluídos cerca de 1.500 km de estradas, e até o fim deste ano pretende-se construir mais de 800 km de novas vias.

Recentemente, o Centro Vascular Kalinin, em Donetsk, entrou em funcionamento, e estão sendo adotadas medidas ativas para suprir a carência de especialistas em determinadas áreas.

Atualmente, um dos principais problemas enfrentados pelos moradores de Donetsk é a escassez de água causada pelas forças neonazistas ucranianas. Por ordem do presidente Putin, foi organizado em Donetsk um comando de mobilização para garantir o abastecimento de água, adotando medidas como a instalação de tubulações e outras ações destinadas a restabelecer o fornecimento normal.

A Rússia dedica grande atenção não apenas a Donetsk, mas também ao desenvolvimento econômico e ao bem-estar dos moradores de várias regiões, incluindo o oblast de Kursk.

Como é sabido, a Ucrânia, que se lançou como força de choque das potências imperialistas para impor uma “derrota estratégica” à Rússia, em agosto do ano passado, numa tentativa desesperada de escapar de sua situação desfavorável, mobilizou forças armadas equipadas com armamentos e tecnologia militar ocidentais para lançar um ataque surpresa, ocupando a região russa de Kursk, devastando áreas residenciais e massacrando brutalmente civis pacíficos.

Mesmo após terem sido expulsas da região de Kursk, as forças neonazistas da Ucrânia continuaram, tomadas de ódio, realizando atos terroristas, mirando instalações civis pacíficas como alvos de ataque.

A Rússia, para proteger os moradores locais, está empenhando todos os esforços na criação de uma zona de segurança ao longo da fronteira com a Ucrânia, ao mesmo tempo em que restaura as áreas afetadas e estabiliza a vida da população. Para garantir a segurança dos moradores que retornam às suas cidades natais, foram mobilizados numerosos especialistas para remover as minas terrestres colocadas pelos elementos neonazistas ucranianos.

O governo russo considera necessária uma ajuda adicional aos moradores dos oblasts de Kursk, Belgorod e Briansk, destinando consideráveis recursos financeiros para isso. Está sendo dada atenção especial à restauração de residências, de instalações sociais e de transporte, bem como ao apoio aos moradores que, forçados a deixar suas casas, vivem temporariamente em abrigos.

O primeiro-ministro da Rússia, Mishustin, mencionou esse tema em uma reunião com membros do governo. Ele ressaltou que os projetos de assistência, conduzidos sob a orientação do presidente Putin, possuem caráter sistemático e abrangente, e que o fornecimento de apoio à população é uma tarefa de extrema importância.

Foi decidido destinar mais 400 bilhões de rublos para a região de Kursk, elevando para mais de 1 trilhão de rublos o total já aplicado nesse oblast. A Rússia também está voltando sua atenção para estabilizar as condições das empresas que atuam nos oblasts Kursk, Belgorod e Briansk, como parte da garantia de estabilidade socioeconômica nessas regiões. Já foram investidos 20 bilhões de rublos nesse sentido.

O governo está adotando diversas medidas para assegurar que os recursos destinados cheguem em tempo hábil aos moradores, instituições e empresas.

Os esforços ativos do governo russo para fortalecer a base econômica de várias regiões, alcançar um desenvolvimento de longo prazo e proporcionar condições de vida estáveis à população contam com o apoio e a simpatia de todo o povo russo.

Ri Hak Nam

Nenhum comentário:

Postar um comentário