segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

China expressa forte condenação aos EUA pela assistência militar de valor exorbitante a Taiwan

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China expressou a posição de forte condenação diante do fato de que os EUA publicaram, em 21 de dezembro, que oferecerão assistência militar no valor de 571,3 milhões de dólares a Taiwan.

"Essa nova assistência militar e a venda de armas para a região de Taiwan por parte dos EUA representam uma flagrante violação do princípio de uma só China, dos três comunicados conjuntos entre os EUA e a China, e da soberania e dos interesses de segurança da China", condenou a porta-voz.

"A China expressa forte condenação ao fato e protestou severamente contra os EUA", afirmou a diplomata, e continuou:

"A questão de Taiwan é a mais importante entre todos os interesses vitais da China e a linha vermelha que não deve ser cruzada nas relações China-EUA.

A 'ajuda dos EUA à independência de Taiwan com forças armadas' é como queimar no fogo aceso por si próprio, e a tentativa de 'reprimir a China com Taiwan' jamais será bem-sucedida.

A China exige veementemente que os EUA imediatamente cessem de armar Taiwan e de realizar atos perigosos que destruam a paz e a estabilidade do Estreito de Taiwan."

Por fim, a porta-voz enfatizou que a China tomará todas as medidas necessárias para defender a soberania, a segurança e a integridade territorial do Estado.

Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário